APOSTOLICAM ACTUOSITATEM ( Importância e missão dos leigos )
Sendo um dos principais objetivos "ler os sinais dos tempos", o Vaticano II deu passos significativos e importantes na inclusão dos leigos na vida e missão da Igreja.
Hoje essa inclusão mostra-se ainda mais necessária e importante, e o Concílio oferece-nos muitas luzes para reflexão. A Igreja existe no mundo para mostrar a todos os seres humanos a beleza do Evangelho, a glória de Deus e a redenção obtida através da fé em Cristo. Concretizar essa missão não é, como se pensava até pouco tempo, função exclusiva do clero: bispos, padres e diáconos.
Todos os batizados são chamados a colaborar, primeiramente através do testemunho da vida, depois através de ações concretas em sintonia com a hierarquia.
O leigo tem papel fundamental nesse processo, pois está mais profundamente inserido no mundo e convive diretamente com as pessoas que precisam da fé, do amor e da esperança.
Incluir os leigos nessa missão foi uma preocupação do Vaticano II, que se mostra cada vez mais atual e necessária, sendo objeto de discussão de vários documentos e simpósios posteriores.
Sobre a importância e missão dos leigos na comunidade cristã, estes tem um papel fundamental na Igreja, pois estão mais profundamente inseridos no mundo.
A relação entre o leigo e a Igreja sofreu muitas alterações no decorrer da história. Nas comunidades primitivas havia um grande protagonismo dos cristãos leigos. Exerciam diversos ministérios, tais como o serviço da Palavra, da direção da comunidade, da caridade e por vezes até o serviço cultual.
A partir do século IV estes ministérios sofreram um processo de clericalização, ou seja, passaram a ser feitos por ministros ordenados, o clero, cabendo aos leigos a dedicação de assuntos temporais.
No início do século XX, o movimento da Ação Católica procurou recuperar o papel do leigo na atividade pastoral e apostólica da Igreja, encontrando nos documentos do Vaticano II a confirmação e aprovação que deram rumo à organização da Igreja.
Fonte:
Folheto Litúrgico Dominical O Pulsandinho