A esperança é uma virtude teologal que se baseia no poder de Deus. Como entendemos cristãos, a esperança não está enraizada no chão, mas transcende a tudo o que é deste mundo. Assim, não podemos esperar compreender, como vivemos na fé, como algo que tem a ver simplesmente com causas naturais.
Há uma diferença entre a esperança fundamentada na natural e que vem de cima. A esperança, quando motivada apenas pela natural baseia-se precisamente sobre as provas. Se não houver provas concretas, a esperança desaparece. Isso é importante porque essa é a atitude negativa e desconfiada do que você precisa "ver para crer" , que é o que leva muitas pessoas humanamente.
Em vez disso, quando a esperança é uma virtude que vem do alto, de cima, que é misterioso, profundo, grande, transcende o terreno e transferiu todo o ser, e não com base em "ver para crer" , mas " Crer para ver " , o que é muito diferente. O "Crer para ver" não é baseada em evidências terrena, mas baseia-se apenas sobre o mistério do poder de Deus e é o que nos move espiritualmente.
Os apóstolos sabiam que Jesus como um extraordinário meio de transfiguração, ressurreição, ascensão para o céu e com o evento milagroso da Eucaristia. Jesus os libertou de todas essas maneiras de fortalecer sua fé. Mas a fé dos Apóstolos era fraco diante do poder e orgulho do mundo.
Eles estavam felizes e alegres quando eles estavam mais perto de Cristo tão facilmente deixaram tudo para seguir e cumprir com os seus ensinamentos. Os Apóstolos prometeu nunca abandonar Jesus, mas quando o tempo ea sensação sobre a morte do Mestre, caíram vítimas de medo. Quando as pessoas reconheceram e observou como seguidores de Jesus, fugiu e se escondeu, permitindo que seu coração entra desânimo, desilusão, depressão e tristeza. Em seguida, reconheceu que a sua fé era fraca e simplesmente voltaram para suas velhas atitudes, atividades e costumes.
Os apóstolos confirmaram a sua fé em Cristo através da ressurreição. Para reavivar e fortalecer a sua fé e sempre manter a chama viva, o Senhor enviou o Espírito Santo, que é a comunhão do Pai e do Filho, criando assim novos homens com uma fé profunda, forte e limpo. Os apóstolos foram ordenados a pregar a todas as gerações e sentiu a necessidade de evangelizar levando a mensagem verdadeira de fazer um novo mundo com novos homens.
O Espírito Santo é removido medo e que concede o dom da fé, que nutre e fortalece a esperança. No fim das contas, Jesus triunfou e se tornou como o Senhor da história, com todo o Seu poder e glória.
A esperança que nasce da fé e da fé destrói toda a fundação mal construída. Não pode haver uma base firme, sem fé e esperança. Se uma casa é baseado em bases sólidas, não podem ser destruídas por qualquer tempestade. Assim se a nossa fé. Sem fé não há esperança real e é isso que move o mundo para a frente. Com a ajuda do poder de Deus que fortalece a fé, o homem pode alcançar e manter uma atitude positiva. Com Deus tudo o que puder, porque COM, WE. . . Invencível!