Pular para o conteúdo principal

Sabedoria de Padre Pio

Pio
Os Santos amam mais do que as pessoas apegadas ao mundo.
Jesus resumiu a lei e os profetas em um único mandamento: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Apóstolo João nos afirma que Deus é a personificação do amor quando diz: Deus caritas est. Título usado por Bento XVI em sua primeira carta encíclica. E São Paulo na sua primeira carta aos coríntios diz que a caridade é paciente, a caridade é bondosa. Não tem inveja. A caridade não é orgulhosa. Não é arrogante. Nem escandalosa. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
Os nossos relacionamentos interpessoais são na maioria das vezes movidos por interesses, principalmente econômicos, nossas amizades, nossos amores… eu te amo porque você me ama. Eu te ajudo, se você me ajudar. Eu te convido pra uma festa, um aniversário em minha casa, se você me convidar também. E muitas pessoas se relacionam assim com o próprio Deus. Barganhando. Eu faço isso se Deus fizer aquilo. É essa também a base da teologia da prosperidade onde deixaram de lado o Deus dos milagres para buscarem apenas os milagres de Deus. Eu faço uma oferta generosa para a igreja, pois espero que Deus me retribua e que eu prospere, ou receba uma cura. Isso não é amar a Deus sobre todas as coisas!
Tem gente que ama a Deus só porque tem medo do inferno. Não é verdade?
Mas os Santos, diz padre Pio, amam mais do que as pessoas apegadas ao mundo. Justamente porque as pessoas apegadas ao mundo colocam o mundo no lugar de Deus. Colocam o dinheiro no lugar de Deus. Colocam os seus interesses pessoais no lugar de Deus. E aí é até mais fácil dizer que Deus não existe. Ou então procurá-lo somente quando julgamos necessário.
Quantos de nós agradecemos a Deus diariamente por todas as maravilhas que Ele tem feito em nossas vidas? Pelo contrário, somos lentos para agradecer e ligeiros para murmurar, para nos queixarmos da vida, para reclamarmos.
Se chove, reclamo da chuva, se faz sol, reclamo que está muito calor.
Me faz lembrar uma música que dizia: Mas que sujeito chato sou eu que não acha nada engraçado, macaco, praia, carro, jornal, tobogã, eu acho tudo isso um saco.
Mas como diz o Pe. Jose Schmitt, scj: Cristo na Cruz foi uma explosão de amor.
Cristo se entregou totalmente por nós, ele que disse que não há amor maior do que dar a vida pelos seus amigos.
E nós em nossa vida medíocre será que somos merecedores desse amor?
Jesus veio ao mundo, mas não se apegou ao mundo, por isso tanto amou. Padre Pio nos diz: Os Santos amam mais do que as pessoas apegadas ao mundo. Porque os Santos aprenderam que o caminho que nos leva ao Pai é o amor. Amor incondicional. Fazer o bem sem olhar a quem.
Que também nós possamos deixar nossas vãs preocupações e amar. Amar sem medidas. Amar como Jesus amou, desapegando-nos das coisas deste mundo que passa para agarrarmo-nos as coisas que são eternas.
Que assim seja, amém.
Paz e bem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Costumes Matrimoniais nos Tempos Bíblicos: Casamento, Levirato, Violações do Casamento, Pessoa solteira e Divórcio"

Nos tempos bíblicos, o primeiro passo no casamento era dado pelo homem ou por sua família (Gênesis 4:19; 6:2; 12:19; 24:67; Êxodo 2:1). Geralmente, as famílias do casal faziam o arranjo do casamento. Assim Hagar, como chefe da família "o casou [Ismael] com uma mulher da terra do Egito" (Gênesis 21:21). Estando Isaque com quarenta anos de idade, era perfeitamente capaz de escolher sua própria esposa (Gênesis 25:20); no entanto, Abraão mandou seu servo a Harã a fim de buscar uma esposa para Isaque (Gênesis 24). Abraão deu ao servo duas ordens estritas: A noiva não podia ser cananeia, e devia deixar o lar paterno para viver com Isaque na Terra Prometida. Em circunstância alguma devia Isaque voltar a Harã para viver de acordo com o antigo modo de vida da família. O servo de Abraão encontrou a orientação do Senhor em sua escolha (Gênesis 24:12-32). Então, segundo o costume da Mesopotâmia, ele fez os arranjos com o irmão e a mãe da moça (Gênesis 24:28-29, 33). Ele selou o acordo …

SUPORTAI-VOS UNS AOS OUTROS...

Muitas vezes tive que ouvir ou ler interpretações estranhas deste apelo que o Apóstolo Paulo faz à comunidade cristã que vivia em Colossos. Dizem que havia problemas e divisões tão graves dentro da comunidade, que Paulo já nem pode dizer-lhes “Amai-vos uns aos outros!”, mas se fica pelo apelo a que todos se aturem o melhor possível.
“Suportai-vos uns aos outros” não significa “Aturai-vos!”, mas antes “Sede o suporte uns dos outros!” É um apelo à comunhão mais profunda, à solidariedade mais consequente, à presença mais fraterna!

As comunidades de discípulos de Jesus devem nascer da escuta do Evangelho proclamado como um grito pascal que abre as pessoas à Esperança, ao desejo de uma Alegria maior e de uma  Liberdade duradoura...

No centro destas comunidades deve estar a experiência de Deus descoberto progressivamente no encontro com o Jesus dos evangelhos, no encontro com os irmãos, no discernimento dos acontecimentos quotidianos e na celebração  da Vida.
Deve tornar-se um espaço de partilh…

Moringa, uma planta com imensos benefícios

Se ainda não ouviu falar da moringa, vai, neste artigo ficar a conhecer uma planta com bastantes benefícios para a saúde e o bem-estar do corpo. Moringa (Moringa oleifera) é uma planta de origem tropical ainda pouca conhecida na Europa, embora o seu uso como suplemento dietético comece pouco a pouco a estender-se. Um número cada vez maior de estudos científicos associam a ingestão de moringa em pó com inúmeros benefícios para a saúde, como a melhoria da pressão arterial, da glicose, a redução do colesterol, entre os outros. A árvore da Moringa Oleifera atinge uma altura de 7-12 metros é, originária das zonas próximo do Himalaia (Índia e Paquistão), e muito popular em países tropicais e subtropicais da África, Ásia (Filipinas, Camboja), América do Sul e Central e no Havaí, onde também é cultivada. Moringa – um potencial suplemento dietético A árvore de Moringa vem sendo usada ao longo dos tempos como uma planta medicinal. Sendo por isso conhecida como árvore milagrosa. Todas as partes …