Pular para o conteúdo principal

Como faço para ser um Bom Cristão?



Uma das perguntas que sempre se faz...
O Século XXI é caracterizado pelas milhares de mudanças consequentes das revoluções dos séculos passados. É resultado de inumeras transformações e inovações: tanto no aspecto tecnológico-cientifico como moral. Contudo em meio às facilidades que o mundo moderno trouxe aos católicos, ele ainda - em comparação com todos os séculos que a Igreja viveu - é o pior e mais denso de todos.

É o século XXI o mais hostil à Nossa Santa Religião. Por que? Ora, nunca se viu tanto o comunismo - ideologia política contrária à todos os princípios católicos - tão difundido e reverenciado em todo mundo! Bem que Nossa Senhora de Fátima nos dvertiu, já no ano 1917 sobre este mal. Nunca se viu o movimento homossexual, como também o aumento de abortos, declínios morais, ataques contra católicos, pressão muçulmana na Europa contra os cristão... Nunca se viu tantos males juntos contra a Igreja de Cristo...

Você, caro leitor, deve estar se perguntando que se sempre houve tempos difíceis na Igreja, o que teria este de diferente? Eu lhe respondo: este, em especial é o MAIOR de todos os ataques, porque aliado a todos os males investidos contra a Igreja por fora, ela tem sofrido ataques INTERNOS decorrentes da maçonaria e do modernismo de muitos clérigos ruins.

Mas Nosso Senhor prometeu que o mal nunca prevaleceria contra a Igreja fundada por Ele (Mt XVI, 18) e isto é fato. Não é porque temos um exemplo de um padre ou um religioso que não age bem, que isso significa que a Igreja em si é má. A Igreja Católica é uma instituição divina; devemos seguir o exemplo dos SANTOS e não dos pecadores. O joio e o trigo crescem juntos, mas só depois de crescidos é que se pode separá-los.

Nós como católicos temos o CÉU reservado a nós. E para buscá-lo é que nós do Grupo São Domingos de Gusmão criamos este site, à exemplo de São Domingos e da Ordem dos Pregadores que sempre procuraram espalhar a luz da salvação às nações; nós procuramos fazer o possível para ajudar as almas em meio a tantos males neste mundo a buscarem a salvação. É para isso que nosso grupo existe: para que Nosso Senhor o utilize como meio para salvar as almas. É por isso que temos todos os nossos apostolados, inclusive este site.

Voltando ao nosso assunto principal, outro questionamento que você deve ter "Certo, já entendi o que está acontecendo, vejo o mal no mundo claramente... Mas o que devo fazer para ser um bom cristão?"

Resposta: Amigo, se você ainda NÃO É CATÓLICO ou tem dúvidas ainda sobre a Santa Religião de Nosso Senhor, leia o conteúdo que preparamos AQUI.
Feito isso, o primeiro passo para ser um bom cristão é conhecer a própria religião. Estude bastante. Isto é indispensável... Não sabe que livros recorrer? Nós preparamos uma lista muito boa na seção "Livros" do nosso site. Recomendamos começar pelo Catecismo Maior de São Pio X, que fala sobre as principais informações de nossa Fé.

O segundo passo é a Oração. Quem não reza - salvo as crianças sem estarem na idade da razão - não se salva."É preciso rezar sempre e nunca descuidar" (Lc XVIII,1). Segundo a doutrina, a oração é o único meio de se conseguir os auxílios necessários à salvação.  Como diz Santo Afonso de Ligório,"quem não se serve dela - a oração - está perdido".

O Que é a Oração?
A oração é uma elevação da alma a Deus, para adora-Lo, para Lhe dar graças e para Lhe pedir aquilo de que precisamos. A oração pode dividir-se em mental e vocal. Oração mental é a que se faz só com a alma; oração vocal a que se faz com as palavras acompanhadas da atenção do espírito e da devoção do coração.

O Que a Oração faz?
- Alimenta nossa alma;
- É o caminho ordinário para receber os dons de Deus;
- É um mandamento de Deus;
- É uma arma poderosa contra os inimigos;
- Faz-nos progredir na virtude;
- Torna as ações fecundas.

E quando devo rezar?
Diz o Terceiro Catecismo da Doutrina Cristã que, nós cristãos, devemos rezar especialmente nos perigos, nas tentações e no momento da morte; além disso, devemos rezar freqüentemente, e é bom que o façamos pela manhã e à noite, e no princípio das ações importantes do dia.

Para aqueles que não sabem o que rezar de manhã e à noite a seção "Orações da Manhã e da Noite"vem para ajudá-lo. O Rosário é uma importante arma contra o demônio também. Para quem não o conhece, na seção "Rosário" explicamos como rezá-lo e expomos as graças que Nossa Senhora concede a quem o faz.

Cada realidade é diferente uma da outra. Cada alma precisa especificamente de uma coisa ou outra, não podemos recomendar coisas muito específicas para cada necessidade particular... Mas uma coisa é certa que recomendamos: ESTUDO direcionado e ORAÇÃO. Delas, a mais excelente é a oração. É através do constante contato com Deus que a alma vai sendo guiada como uma criança pela mão da mãe.

Como recomendações gerais, também sugerimos a utilização do ESCAPULÁRIO DO CARMO, e o ESCAPULÁRIO VERDE para aqueles que precisam de conversão. Enfim, visite todas as nossas seções se puder,que isso o ajudará muito!

Referências: Catecismo de São Pio X; A Oração - Sto. Afonso de Ligório.

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolos e Significados

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou.

Como se constrói uma farsa?

26 de maio de 2013, a França produziu um dos acontecimentos mais emblemáticos e históricos deste século. Pacificamente, milhares de franceses, mais de um milhão, segundo os organizadores, marcharam pelas ruas da capital em defesa da família e do casamento. Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres, famílias inteiras, caminharam sob um clima amistoso, contrariando os "conselhos" do ministro do interior, Manuel Valls[1]. Voltando no tempo, lá no já longínquo agosto de 2012, e comparando a situação de então com o que se viu ontem, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que a França despertou, acordou de sua letargia.  E o que provocou este despertar? Com a vitória do socialista François Hollande para a presidência, foi colocada em implementação por sua ministra da Justiça, Christiane Taubira,  a guardiã dos selos, como se diz na França, uma "mudança de civilização"[2], que tem como norte a destruição dos últimos resquícios das tradições qu

Pai Nosso explicado

Pai Nosso - Um dia, em certo lugar, Jesus rezava. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a orar como João ensinou a seus discípulos”. È em resposta a este pedido que o Senhor confia a seus discípulos e à sua Igreja a oração cristã fundamental, o  Pai-Nosso. Pai Nosso que estais no céu... - Se rezamos verdadeiramente ao  "Nosso Pai" , saímos do individualismo, pois o Amor que acolhemos nos liberta  (do individualismo).  O  "nosso"  do início da Oração do Senhor, como o "nós" dos quatro últimos pedidos, não exclui ninguém. Para que seja dito em verdade, nossas divisões e oposições devem ser superadas. É com razão que estas palavras "Pai Nosso que estais no céu" provêm do coração dos justos, onde Deus habita como que em seu templo. Por elas também o que reza desejará ver morar em si aquele que ele invoca. Os sete pedidos - Depois de nos ter posto na presença de Deus, nosso Pai, para adorá-lo