Pular para o conteúdo principal

Cuba Libre

Estes quatro mil cubanos não têm alternativa, para eles a vida em Cuba não é boa, vir para o Brasil para receber 2.500 Reais é a melhor opção que eles têm

Agência Brasil
















Os norte-americanos ajudaram Cuba na sua luta pela independência da Espanha no final do século XIX, temeram Cuba durante a Guerra Fria por sua aliança com a União Soviética, e após a queda do muro de Berlim, a pequena ilha tornou-se um dos poucos símbolos do comunismo em todo o mundo. Cuba é a nação mais retrógrada do Ocidente, é o exemplar mais fiel de como o socialismo é alienante, sufocante e desumano. Dos seus 11 milhões de habitantes, os que não sonham ou não sonharam em deixar a ilha são os que nunca tiveram acesso a informações de como é o mundo fora dela. Embora os adeptos ao socialismo no Brasil elogiam a ditadura dos irmãos Castro, a grande verdade é que o povo cubano é prisioneiro de seu próprio país. A decisão do governo brasileiro em fechar um negócio bilionário com Cuba às custas de seus médicos que viverão em regime quase que escravo no Brasil é um golpe na bela imagem que o Brasil construiu durante muitos anos em suas relações internacionais. Pelo pouco que conheço das mentes brilhantes que fazem parte do Instituto Rio Branco e do Itamaraty, o clima deve ser de total desacordo com a decisão do governo. 

Ao ver a foto de milhares de médicos todos de branco e com uma mochila verde sobre a mesa, todos iguais, como sempre deve ser em um bom regime socialista, esperando para serem enviados para o Brasil, não pude contar as lágrimas em meus olhos. Não é exagero. Penso nos milhares de médicos brasileiros que são livres para decidirem se o que o governo paga é bom ou não, se querem ou não ir para algum lugar para exercerem sua profissão, enquanto que estes quatro mil cubanos não têm alternativa, para eles a vida em Cuba não é boa, vir para o Brasil para receber dois mil e quinhentos reais é a melhor opção que eles têm. Ao saber que eles só poderão ter acesso ao dinheiro quando retornarem ao país para que não abandonem o programa e que seus familiares não poderão vir com eles, me recordo dos muitos jovens, homens e mulheres, que se tornaram totalmente dependentes do regime nazista durante a Segunda Guerra e me pergunto: Para onde vai o Brasil? Ao final das contas o que o Brasil quer ser? Um representante da libertação cubana? Mas, hoje, não são outros países que exploram a pequena ilha, mas seus próprios líderes.

Digamos que daqui um ano acontecerá um congresso de médicos em um dos resorts do literal nordestino, os cubanos serão convidados? E se forem, como se sentirão diante dos médicos brasileiros? Talvez, durante um jantar se sentirão envergonhados por não poder pagar uma bebida sequer, será que surgirá então o Bolsa Cubanos? Muito provavelmente um representante do governo surgirá com a ideia de um novo drink que represente a ajuda do Brasil a Cuba, uma mistura de Guaraná com Rum, talvez até queira dar um nome bem original a esta bebida, talvez, quem sabe, vá chamá-la de “Cuba Libre”! 

O Governo de Cuba embolsará mais de 60% dos salários dos médicos que enviar ao país, além de mantê-los totalmente prisioneiros e dependentes de suas decisões, exatamente como aqueles chineses que têm seus passaportes presos pelos empresários que os trazem para o Brasil para trabalharem durante um ou mais anos com um salário de miséria, ou os bolivianos, ou outros tantos que fazem isso por baixo dos panos. A grande diferença é que com os cubanos tudo será por cima dos panos e com a chancela do governo brasileiro.

Sim, minhas lágrimas se transformaram em protesto!

Postagens mais visitadas deste blog

SANGUE INUNDARÁ O BRASIL" - PROFECIA DE NOSSA SENHORA SOBRE O BRASIL EM 1936

"O
Os 3 grandes castigos! Fez-se inexplicável silêncio sobre as aparições de Nossa Senhora no agreste pernambucano em 1936 e caíram no esquecimento. Mas a Ssma. Virgem anunciara que viriam tempos calamitosos e três grandes castigos para o Brasil. No primeiro artigo, reproduzido abaixo, seu autor comenta essas previsões sobre o prisma da crise da Igreja e a ameaça comunista ao Brasil. O segundo texto, do grande lutador Pe. Júlio Maria, apresenta uma pormenorizada narração dessas aparições de 1936 em que Nossa Senhora anunciou que o sangue inundará o Brasil.
A VIRGEM SANTÍSSIMA AFIRMA QUE O BRASIL PASSARÁ POR UMA SANGRENTA REVOLUÇÃO PROMOVIDA PELO COMUNISMO! FRANCISCO ALMEIDA ARAÚJO *
Todos quantos me conhecem através de meus escritos, palestras, cursos e programas de Rádio e Televisão promovidos em todas as regiões do nosso querido Brasil, sabem da minha relutância em divulgar revelações particulares ainda não reconhecidas pelo Magistério da Igreja. No entanto, de todas as “revelações pa…

Reflexão sobre o Evangelho segundo S. Lucas, cap. 14, vs. 25 a 33

Leitura do Evangelho do 23º Domingo do Tempo Comum



No capítulo 14 do Evangelho segundo S. Lucas, vemos Jesus que quer preparar a todos os seus seguidores para o seu Sacrifício na Cruz, bem como para as consequências que implicam da decisão de segui-lo. O Senhor, com imensa decisão, resolve partir para Jerusalém, mesmo sabendo que caminha para a sua própria morte.
No versículo 25, Jesus vê que não está sozinho: grandes multidões o acompanhavam. O texto original em grego enfatiza que aquelas pessoas “caminhavam junto” com Ele. Aquelas pessoas vão com o Senhor, e Ele quer alertá-las, torná-las conscientes de para onde estão indo e em que implicará a decisão de acompanhá-lo. Parando no meio da jornada, Ele se volta para essas pessoas e lhes diz algo como: “Vocês querem ir comigo, mas vocês sabem qual é a realidade de ser meu discípulo?”.
Aquilo que devemos dar a Deus Pai, conforme descreve o capítulo 6 do Livro do Deuteronômio, ficamos sabendo que devemos dar também a Deus Filho: “Amarás o…

Moringa, uma planta com imensos benefícios

Se ainda não ouviu falar da moringa, vai, neste artigo ficar a conhecer uma planta com bastantes benefícios para a saúde e o bem-estar do corpo. Moringa (Moringa oleifera) é uma planta de origem tropical ainda pouca conhecida na Europa, embora o seu uso como suplemento dietético comece pouco a pouco a estender-se. Um número cada vez maior de estudos científicos associam a ingestão de moringa em pó com inúmeros benefícios para a saúde, como a melhoria da pressão arterial, da glicose, a redução do colesterol, entre os outros. A árvore da Moringa Oleifera atinge uma altura de 7-12 metros é, originária das zonas próximo do Himalaia (Índia e Paquistão), e muito popular em países tropicais e subtropicais da África, Ásia (Filipinas, Camboja), América do Sul e Central e no Havaí, onde também é cultivada. Moringa – um potencial suplemento dietético A árvore de Moringa vem sendo usada ao longo dos tempos como uma planta medicinal. Sendo por isso conhecida como árvore milagrosa. Todas as partes …