Pular para o conteúdo principal

#ficapadremarcelo



Revolta Tristeza e sensação de perda tomaram o coração dos fiéis durante a missa de despedida do Padre Marcelo Cezarino, realizada na noite desta quarta-feira, na Paróquia do Beato André de Soveral, em Emaús. Por determinação do bispo Dom Jaime Vieira Rocha, o padre Marcelo Cezarino deixa a Paróquia de Emaus e assume a partir do dia 19, a Paróquia de São João Batista, em Lagoa Seca/Natal. Em seu lugar ficará o Padre Abelardo Freitas, com posse marcada para às 19h30 do próximo dia 8.

A transferência não agradou as quatro comunidades católicas atendidas pelo Padre Marcelo Cezarino: Parque Industrial, Jardim Aeroporto, Parque das Orquídeas e Emaus. E, gerou na última semana uma grande mobilização dos moradores, que conseguiu reunir 3.600 assinaturas para a campanha “Fica Padre Marcelo”, entregue ontem, 30, ao arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha.


Movimento com direito a hasteg, página no face e abaixo-assinados foi organizado por Josélio Lopes, há uma semana, e que classifica a transferência de Padre Marcelo Cezarino como perseguição. “É perseguição e não vamos aceitar isso porque a Arquidiocese nem sequer consultou os fiéis sobre essa transferência”, justificou.

Uma comissão de fiéis formada por Nida Bezerra, Creminaldo Souza e Atahan Solon se encontrou ontem com o arcebispo Dom Jaime e solicitou a permanência de padre Marcelo até que ele pudesse concluir as obras iniciadas na Paróquia do Beato André de Soveral. “O bispo nos garantiu que era possível adiar por enquanto essa transferência. Pediu inclusive, que adiássemos a missa de despedida do Padre Marcelo. Tenho tudo gravado”, disse Nida.


Mas, para surpresa dos fiéis, a missa de ação de graças da noite desta quarta-feira se transformou em uma celebração de despedida, anunciada pelo próprio Marcelo Cezarino, causando revolta nos fiéis. “Fomos pegos de surpresa com essa transferência abrupta. Teve fiéis, inclusive que passaram mal. E, não vamos nos calar”, disse Atahan Solon.

Dona Rosa Melo, 69, moradora do Jardim Aeroporto, foi uma das fiéis que passou mau com a notícia da transferência. “É uma injustiça o que estão fazendo com o padre Marcelo e com a comunidade de Emaus. Não merecemos isso e esse não é o ensinamento dado por nosso Papa Francisco”, diz a moradora.








Nena Toscano, que também tem se empenhado para a permanência do padre Marcelo disse “Entendemos que a transferência de padres é necessária, mas discordo da maneira como foi feita. Foi muito rápido e nós fiéis que pagamos o dízimo não fomos nem ouvidos. A igreja é feita por nós e o bispo nunca pisou aqui. Desconhece a nossa dedicação e o trabalho que realizamos juntos com padre Marcelo. Ele precisa de mais tempo para concluir o que começou”, disse indignada.

A celebração contou ainda com a presença do vereador Giovani Rodrigues e sua esposa que também congrega a Paróquia. A Igreja ficou lotada de fiéis e um telão foi montado na parte externa para que todos pudesse assistir à celebração. A comunidade preparou uma festa, logo depois da missa, para homenagear o padre.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolos e Significados

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou.

Como se constrói uma farsa?

26 de maio de 2013, a França produziu um dos acontecimentos mais emblemáticos e históricos deste século. Pacificamente, milhares de franceses, mais de um milhão, segundo os organizadores, marcharam pelas ruas da capital em defesa da família e do casamento. Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres, famílias inteiras, caminharam sob um clima amistoso, contrariando os "conselhos" do ministro do interior, Manuel Valls[1]. Voltando no tempo, lá no já longínquo agosto de 2012, e comparando a situação de então com o que se viu ontem, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que a França despertou, acordou de sua letargia.  E o que provocou este despertar? Com a vitória do socialista François Hollande para a presidência, foi colocada em implementação por sua ministra da Justiça, Christiane Taubira,  a guardiã dos selos, como se diz na França, uma "mudança de civilização"[2], que tem como norte a destruição dos últimos resquícios das tradições qu

Pai Nosso explicado

Pai Nosso - Um dia, em certo lugar, Jesus rezava. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a orar como João ensinou a seus discípulos”. È em resposta a este pedido que o Senhor confia a seus discípulos e à sua Igreja a oração cristã fundamental, o  Pai-Nosso. Pai Nosso que estais no céu... - Se rezamos verdadeiramente ao  "Nosso Pai" , saímos do individualismo, pois o Amor que acolhemos nos liberta  (do individualismo).  O  "nosso"  do início da Oração do Senhor, como o "nós" dos quatro últimos pedidos, não exclui ninguém. Para que seja dito em verdade, nossas divisões e oposições devem ser superadas. É com razão que estas palavras "Pai Nosso que estais no céu" provêm do coração dos justos, onde Deus habita como que em seu templo. Por elas também o que reza desejará ver morar em si aquele que ele invoca. Os sete pedidos - Depois de nos ter posto na presença de Deus, nosso Pai, para adorá-lo