Pular para o conteúdo principal

Xeque-Mate no diabo


O Jogo de Xadrez é um jogo muito interessante. Além de entreter as pessoas, é um ótimo estimulador da inteligência.
Um bom jogador deve estudar os tipos de ataques e de defesa. Cada tipo de ataque ou de defesa tem um nome. Não se trata de simplesmente movimentar as peças, mas o movimento deve ser acompanhado com raciocínio e estratégia.

No livro "Lendas do Deserto", escrito por Malba Tahan, há uma lenda árabe sobre o xadrez:
Conheci na célebre cidade de Damasco, já lá se vão muitos anos, um velho enxadrista cristão chamado Ibrahim Calemah.
Era um homem baixo, calvo, de barbas brancas; tinha o nariz deformado por uma cicatriz; os seus olhos negros, extremamente vivos pareciam dois pequeninos besouros - desses estranhos besouros do deserto que os árabes de minha tribo denominavam astemalak.
Contaram-me os damascenos que o Xeque Ibrahim, por causa da sua incorrigível mania e paixão pelo jogo de xadrez, se envolvera em perigosas aventuras.
De uma feita viu-se em séria atrapalhação com o próprio Diabo!
Com o Diabo?
Devia ser surpreendente essa aventura do cristão com o Maligno que os árabes denominam Cheitã. Procurei conhecê-la. E um dia finalmente, naquele pequeno café que fica junto à porta de Santo Tomás, interroguei sobre o caso o famoso enxadrista.
Como conseguira ele enfrentar o próprio Gênio do Mal?
O velho Ibrahim, com sua enorme paciência, contou-me o seguinte:

- Nesse tempo eu não passava de um presumido enxadrista. A vaidade encastelara-se em meu coração. Tinha-me na conta de invencível. Conhecia milhares de golpes, lances secretos, contra-ataques e xeques que seriam suficientes para desnortear o adversário mais perigoso.
Uma noite, depois de ter derrotado, num violento torneio, vários campeões, um de meus amigos interpelou-me:

- "Você teria coragem de bater-se contra o Emir de Hedjaz, o campeão da Arábia?".

- "Ora, ora" – respondi em tom de menoscabo. – "Eu seria capaz de jogar xadrez até com o Diabo!".
Aquela minha descabida bravata, dita com seriedade e convicção, surpreendeu os meus companheiros. Um pesado e impressionante silêncio seguiu-se às minhas palavras. Um maronita, bom católico, fitou-me horrorizado e respondeu-me circunspecto:

- "Não diga isso, Ibrahim! É uma afronta à nossa crença!".

- "Qual afronta, nem meia afronta!" - repliquei desabusado. – "Diante do tabuleiro não temo adversário algum!".

Nessa noite, entretanto, ao regressar para casa sentia que praticara uma grave imprudência. Uma inquietação indefinível pesava em meu espírito já um pouco conturbado. Procurei dominar a sensação de temor que pouco a pouco me invadia.
A noite estava muito escura; poucas estrelas se avistavam no céu de Damasco. O vento, com rajadas incertas, varria as ruas desertas, uivando como um chacal faminto.
Passei por Aab-el Feredj, caminhei pela rua Menac e cheguei finalmente em nossa casa em Elebeh. Minhas irmãs dias antes haviam seguido para Jerusalém e eu me achava, por isso, só.
Abri cautelosamente a porta e entrei. Acendi logo a vela e encaminhei-me para o meu quarto.
O tabuleiro de xadrez, com as suas trinta e duas peças, achava-se justamente como eu o havia deixado.
E como me sentisse vagamente nervoso e sem sono, resolvi analisar uma das partidas que havia jogado, de tarde, durante o torneio. Preparei pois o tabuleiro e arrumei todas as peças em seus lugares.
Nesse momento ouvi um estranho ruído. Voltei-me rápido e vi de pé diante de mim um cavaleiro alto, de ombros largos, todo vestido de preto. O seu rosto era cor de bronze e seus olhos despediam um estranho lume.

- Quem é o senhor? - bradei, tomado de indizível espanto. - Que deseja a esta hora em minha casa?

- Calma, meu amigo - respondeu o desconhecido, fitando-me nos olhos, penetrantemente. Calma, ó Xeque Ibrahim! Em poucas palavras explicarei o motivo desta minha inesperada visita. Ouvi hoje o teu insensato desafio. A tua petulância irritou-me. E aqui estou para medir a tua tão celebrada força de enxadrista.

Só então percebi, trêmulo de pavor, que tinha diante de mim o Diabo - aquele inimigo que os árabes chamam Cheitã, o infernal.
Procurei dominar-me e balbuciei:

- Não me bato com o Demo!

- Mudarás de idéia, meu caro! - ameaçou Satã acompanhando as suas palavras de uma risadinha estridente, metálica, desagradável. - O desafio foi teu. E agora estás obrigado a aceitar-me como adversário.

E, depois de uma ligeira pausa, prosseguiu com severíssima catadura:

- Vamos jogar uma única partida. Se venceres receberás como prêmio esta bolsa com cem libras; se perderes terás que abandonar para sempre o jogo de xadrez!

Já mais calmo, enchi-me de coragem e respondi:

- Aceito a sua proposta. Vamos ao jogo, Sr. Diabo!

- Uma condição ainda - advertiu num tom muito grave o temível Cheitã - durante a nossa partida não farás gesto algum, nem dirás palavra que seja incompatível com a minha presença. Prometes?

- Assim o prometo - confirmei com segurança.

Sentamo-nos em silêncio diante do tabuleiro. O Diabo escolheu as pretas e eu joguei com as brancas.
Iniciei, desde logo, um ataque violento, com os peões; avancei com os bispos e coloquei em boa posição os meus cavalos. De repente, porém, por um descuido, perdi uma peça e o Diabo passou para a ofensiva. Ao fim de poucos lances a minha posição tornou-se delicadíssima; o meu rei estava sob a ameaça de xeque-mate, isto é, a partida para mim estava em grave perigo.
Procurei defender-me com as torres. Os meus planos, porém, foram inutilizados por um xeque duplo que atirou por terra a minha dama e um de meus bispos. Percebi, nesse momento, que estava perdido. O Diabo com, uma torre e dois cavalos, cercava o meu rei.
Em dado momento cascalhou uma grande risada e clamou:

- E agora, campeão? Ainda julgas que podes ganhar? Para um jogador de fama não seria preferível abandonar? Em poucos lances darei o xeque-mate no teu rei!

- Vamos! - bradei exaltado. - Não abandono! Quero ver esse xeque-mate!

No momento, porém, em que o Diabo tomou de sua torre preta para completar o lance final que lhe daria a vitória da partida, soltou um rugido surdo, tremendo, e desapareceu.
O abalo foi tão grande que rolei meio estonteado pelo chão.
Quando despertei do susto, as peças do xadrez - reis, torres e peões - estavam espalhadas em redor de mim. Ao pé da mesa, pesada de ouro, estava a bolsa escura. Era o prêmio da vitória.
Havia naquela singular aventura um mistério para mim indecifrável.
Por que teria o Diabo abandonado de repente a partida já inteiramente ganha por ele?
Com calma reconstituí no tabuleiro lance por lance a partida jogada. E, ao chegar ao golpe final, o caso ficou inteiramente esclarecido:
No último lance, em que deveria dar xeque-mate ao meu rei, as oito peças restantes, sobre o tabuleiro formavam a figura perfeita de uma cruz!
E impossibilitado de formar aquele símbolo sagrado, o meu infernal adversário viu-se obrigado a fugir!
Só mesmo a Cruz seria capaz de vencer e esmagar para sempre o Diabo!E com essas palavras o velho campeão dava por finda a narrativa de sua estranha aventura enxadrística.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolos e Significados

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou.

Como se constrói uma farsa?

26 de maio de 2013, a França produziu um dos acontecimentos mais emblemáticos e históricos deste século. Pacificamente, milhares de franceses, mais de um milhão, segundo os organizadores, marcharam pelas ruas da capital em defesa da família e do casamento. Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres, famílias inteiras, caminharam sob um clima amistoso, contrariando os "conselhos" do ministro do interior, Manuel Valls[1]. Voltando no tempo, lá no já longínquo agosto de 2012, e comparando a situação de então com o que se viu ontem, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que a França despertou, acordou de sua letargia.  E o que provocou este despertar? Com a vitória do socialista François Hollande para a presidência, foi colocada em implementação por sua ministra da Justiça, Christiane Taubira,  a guardiã dos selos, como se diz na França, uma "mudança de civilização"[2], que tem como norte a destruição dos últimos resquícios das tradições qu

Pai Nosso explicado

Pai Nosso - Um dia, em certo lugar, Jesus rezava. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a orar como João ensinou a seus discípulos”. È em resposta a este pedido que o Senhor confia a seus discípulos e à sua Igreja a oração cristã fundamental, o  Pai-Nosso. Pai Nosso que estais no céu... - Se rezamos verdadeiramente ao  "Nosso Pai" , saímos do individualismo, pois o Amor que acolhemos nos liberta  (do individualismo).  O  "nosso"  do início da Oração do Senhor, como o "nós" dos quatro últimos pedidos, não exclui ninguém. Para que seja dito em verdade, nossas divisões e oposições devem ser superadas. É com razão que estas palavras "Pai Nosso que estais no céu" provêm do coração dos justos, onde Deus habita como que em seu templo. Por elas também o que reza desejará ver morar em si aquele que ele invoca. Os sete pedidos - Depois de nos ter posto na presença de Deus, nosso Pai, para adorá-lo