Pular para o conteúdo principal

Desafio de qualquer casal: cuidar das finanças





Qual é o melhor modelo, entre todas essas opções? A resposta virá de acordo com o perfil familiar. Manter uma conta conjunta com uma pessoa consumista, que ultrapassa os limites financeiros, pode ser o ponto de partida para vários conflitos. Em contrapartida, casais que mantém contas individuais e não conversam muito sobre dinheiro podem estar perdendo uma boa oportunidade de se planejarem e realizarem objetivos maiores que o orçamento. Isso sem contar os casos em que um acaba se endividando e o outro não toma conhecimento até que a situação chegue ao ponto de prejudicar o orçamento.
Nas famílias em que apenas uma pessoa é responsável por toda a renda familiar, é fundamental que essa pessoa não se sinta o dono de todo o dinheiro da casa. Afinal, o ter a autoestima abalada se sentir que não possui liberdade financeira.
Em todos os casos, o mais importante é dialogar sobre o tema e fazer os ajustes necessários quando uma das partes não se sentir contente com o padrão de organização adotado. Nesse caso é válido ler livros de finanças pessoais juntos e buscar informações em sites especializados, para que a vida financeira seja uma aliada para a vida do casal.
A segunda maior causa de separação de casais são os problemas financeiros

Os problemas ocorrem não somente pelo descontrole ou falta de dinheiro, mas pela abundância e ambição também. No final das contas, as dívidas é que são o problema. Enquanto o dinheiro está entrando, não há com o que se preocupar.

Mas, quando o saldo fica negativo, aí sim haverá problemas. "Um casal costuma conversar, sonhar e planejar juntos muitas coisas; casa, filhos, educação, alimentação mas, entre tantos assuntos, não é costume entrar nessa lista as 'finanças do casal', pelo menos de uma forma mais organizada. E a falta da conversa e do planejamento nesta área pode afetar todos outros aspectos da vida em comum", detalha Alessandra Bonafé, consultora financeira.

Confira nossas dicas para manter a chama da vida financeira de vocês bem acesa:


Fale mais sobre dinheiro!

Quantas vezes você e seu marido decidiram sentar juntos à mesa para discutir o planejamento financeiro da família, o plano de pagamento das contas e o orçamento doméstico? Se a resposta é nunca, cuidado. Pelo menos uma vez por ano sentem-se e definam alguns objetivos e metas para a família como um todo. É importante saber não só onde vocês estão, mas onde querem estar, com a definição do que vocês querem, os meios para chegar lá se tornarão muito mais claros. Você verá que será um momento de prazer criar estratégicas para atingir os sonhos de vocês.


Minha conta, minha conta. Sua conta, sua conta.

Casou? Então lembre-se de que o seu foco agora não é mais a sua vida individual. A dica é definir uma quota mensal para os gastos individuais, para o estilo de vida de cada um (sim, você merece seu espaço), mas trabalhem as despesas da casa, a construção do patrimônio e as tarefas conjuntas. Monte uma planilha com as rendas e gastos da família, isto vai ajudar a visualizar melhor a situação financeira do casal.


Resista às tentações do dinheiro.


Não se controlar e gastar mais do que ganha é o começo do fim de muitos relacionamentos. Para inverter a situação é preciso disciplina e muita determinação. De ambos. De todos. Não adianta planejar com o cônjuge e depois gastar muito, “fritar” o salário e o outro ficar responsável por sanar as dívidas da família e por planejar seus movimentos de patrimônio. Compromisso é a palavra chave em qualquer relacionamento.



Juram amor eterno, mas não pensam na velhice?



Você que está casado quer envelhecer ao lado de seu parceiro ou parceira, certo? Que tal pensar na aposentadoria desde o começo da união? Não precisa ser um expert em investimentos, basta que procure se informar sobre os planos disponíveis e que isso passe a ser uma preocupação constante no seu dia a dia.

Dica de Livro

Autor: Julie Ann Barnhill
Editora: Cpad


Sobre o livro Antes que as Dívidas nos Separem – Respostas e Cura para os Conflitos Financeiros em seu Casamento

Se os problemas financeiros estão causando discórdia entre você e seu cônjuge, não se desespere… Você é apenas mais um dos milhares de casados que - mesmo conhecendo o que deve e não deve ser feito no gerenciamento do dinheiro - ainda não são capazes de sair da montanha-russa do descontrole financeiro. Neste livro, o autor compartilha livremente os pontos relacionados à economia doméstica e os pontos fracos de seu casamento, com doses generosas de humor junto a princípios sólidos da Palavra de Deus. Assuntos difíceis que mantêm você e seu cônjuge, infelizes e muitas vezes em dificuldades financeiras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolos e Significados

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou.

Como se constrói uma farsa?

26 de maio de 2013, a França produziu um dos acontecimentos mais emblemáticos e históricos deste século. Pacificamente, milhares de franceses, mais de um milhão, segundo os organizadores, marcharam pelas ruas da capital em defesa da família e do casamento. Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres, famílias inteiras, caminharam sob um clima amistoso, contrariando os "conselhos" do ministro do interior, Manuel Valls[1]. Voltando no tempo, lá no já longínquo agosto de 2012, e comparando a situação de então com o que se viu ontem, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que a França despertou, acordou de sua letargia.  E o que provocou este despertar? Com a vitória do socialista François Hollande para a presidência, foi colocada em implementação por sua ministra da Justiça, Christiane Taubira,  a guardiã dos selos, como se diz na França, uma "mudança de civilização"[2], que tem como norte a destruição dos últimos resquícios das tradições qu

Frases célebres de São Padre Pio de Pietrelcina

Reze, espere e não se preocupe. A preocupação é inútil. Deus é misericordioso e ouvirá sua prece ... A oração é a melhor arma que temos, é a chave que abre o coração de Deus. Você deve falar com Jesus, não só com os lábios, mas com seu coração. Na verdade, em algumas ocasiões você deve falar apenas com o coração ... Eu só quero ser um frade que reza ... O tempo usado para glorificar a Deus e cuidar da saúde da alma nunca é desperdiçado. Não há tempo melhor gasto do que aquele que é gasto em santificar as almas dos outros. Doce é o jugo de Jesus, e seu peso é leve, portanto, não demos lugar ao inimigo para rastejar em nossos corações e roubar a nossa paz. A chave da perfeição é o amor. Quem vive no amor vive em Deus, pois Deus é amor, como diz o Apóstolo. Eu vou fazer mais do Céu do que eu posso fazer aqui na Terra. O diabo é como um cão raivoso preso na corrente, não pode atingir ninguém além dos limites da corrente. Portanto, fique longe de