Leitura da Bíblia: Como entender a Sagrada Escritura?
É comum ouvir pessoas dizendo que não leem a Bíblia pois não entendem nada. Em primeiro lugar quero dizer, “não pare de ler”, mesmo sem entender continue lendo, a Bíblia é uma carta de amor, e como tal, não existe para fazer sentido e sim para “dar” sentido. A compreensão da Bíblia dar-se mais por revelação que por interpretação.
Agora que sabemos que não adianta querer interpretar a Sagrada Escritura, e sim vivê-la, vamos descobrir o que fazer para tomar posse desta revelação:
- A primeira coisa é preparar o nosso inconsciente para não vincular à leitura a questão “espaço / tempo”, ou seja, acostumar nosso cérebro a não “delimitar tempo” quando nos propomos a um momento de estudo e reflexão.
- Antes de iniciar a leitura do texto busque colocar-se em oração, preparando o espírito para acolher as revelações de Deus. Uma leitura de supetão, feita de forma agitada, dificilmente renderá bons frutos.
- Não leia apenas o texto em questão, se possível leia o capítulo inteiro, isso ajuda a compreender o contexto.
- Faça uma leitura completa do texto e em seguida releia-o pausadamente, interiorizando cada versículo separadamente.
- Leia cada versículo quantas vezes for necessário, até que consiga ver a cena acontecendo.
- Uma coisa que ajuda - e muito - a compreensão de um texto sagrado é nos colocar como alguém que está participando como testemunha ocular, envolva-se na leitura até que seja um dos participantes.
Essas regrinhas básicas na realidade são o canal para Deus entrar em nosso coração, pois somente sentindo Deus através do emocional é que poderemos entendê-Lo no racional.