Pular para o conteúdo principal

Tudo Que O Católico Não Pode Falar

Jesus Cristo mais do que valores humanos, tratou de valores divinos. Jesus tinha absoluta ausência de maledicência, maus juízos, palavras ociosas, críticas negativas. 

A verdade e o amor, querer o bem das pessoas e falar bem delas – é um exemplo de beleza espiritual que deve nos atrair mais do que todas as belezas físicas do mundo. O traço interior da beleza humana: o que sinto pelas pessoas e o que falo delas. A pessoa deve ter a preocupação diária de não falar mal dos outros : “Não julgueis para não serdes julgados.” 

Na vida de algumas pessoas está escondida esta harmonia na consideração que fazem sobre os outros. As críticas negativas nos tornam muito feios. O caráter disforme das maledicências enfeia nossa vida. Sem críticas negativas nossa vida seria muito mais bela. 

São Josemaría Escrivá em seu livro ‘Caminho’, ponto 443 nos lembrava “Não faças crítica negativa; quando não puderes louvar, cala-te.” Não podemos deixar de sentir a culpa quando fazemos a crítica. A mínima crítica que fazemos ao próximo, fazemos a Deus, pois cada um é uma imagem de Deus. Fazemos críticas negativas baseadas em antipatias e desconfianças. 

Se elas se repetem é porque não consideramos as pessoas como feitas à imagem de Deus. Medir as pessoas por nossos próprios critérios é não ouvir a voz da nossa consciência. 

O homem bom, do bom tesouro do seu coração, tira o bem. O homem mau tira o mal. A boca fala do que há em nosso coração. Um mau tesouro se pronuncia em críticas, palavras mal fundamentadas. 

Do Catecismo da Igreja Católica 

O respeito à reputação das pessoas proíbe qualquer atitude e palavra capazes de causar um prejuízo injusto. Torna-se culpado de: 
  1. Juízo Temerário aquele que, mesmo tacitamente, admite como verdadeiro, sem fundamento suficiente, um defeito moral no próximo. 
  2. Maledicência aquele que, sem razão objetivamente válida, revela a pessoas que não sabem os defeitos e faltas de outros. 
  3. Calúnia aquele que, por palavras contrárias à verdade, prejudica a reputação dos outros e dá ocasião a falsos juízos a respeito deles. 
  4. A maledicência e calúnia são as críticas mais graves que lesam o direito à boa fama (somos imagem de Deus). Deus pensou em cada um de nós: “Essa pessoa merece ser criada. Ela é boa.” Criticar alguém é ir contra 1 decisão divina. Ao fazermos um mau juízo revelando seus defeitos pessoais estamos indo contra a ideia de que cada pessoa vale o sangue de Cristo. 
Qualquer pessoa com seu modo de ser, suas manias, vale o sangue de Jesus. Como ousamos julgar verdadeiros os boatos e críticas? Pelo telefone vai-se passando adiante os defeitos morais dos outros. Se sabemos defeitos, pecados dos outros, devemos guardar para sempre. Sem justa causa não pode jamais ser divulgado. Por que existem ainda críticas que saem da minha boca? Levamos o nome de cristãos, mas: medimos com superficialidade as pessoas, porque não ouvimos a voz da consciência, falando da gravidade das críticas negativas. 

“Não matarás, mas quem matar será condenado em juízo. Todo aquele que se irar contra seu irmão, será condenado em juízo. Todo aquele que chamar bobo ao seu irmão, será condenado em juízo, quem chamar de louco a seu irmão será condenado em juízo.” 

Qualquer comentário frívolo, superficial, que falamos do próximo, é grave. 

Outras vezes as críticas nascem dos nossos preconceitos. Na maior parte das vezes estamos enganados quando pensamos mal de alguém. 

Pio XI “Os homens são melhores do que seus atos e suas palavras.” Deus vê os corações. Deus vê os homens por dentro. “Não desprezemos ninguém; a mais malvada das pessoas contém uma centelha divina que pode saltar de um momento para o outro.” Exemplo: O bom ladrão. 

“Não desprezemos nem a ideia das pessoas porque contém uma parcela de verdade.” Nem desprezemos as ações porque ignoramos os seus motivos e suas consequências longínquas. 

A impulsividade de nossas palavras, um golpe de nossa língua é pior do que um golpe de espada. Se não somos sóbrios, podemos estar desferindo golpes mortais. 

Salomão : “ A boca de homem sábio está no coração. O coração de um tolo está na boca.” 

“No muito falar não faltará pecado. O que modera seus lábios é prudentíssimo.” ( Provérbios) 

Salomão : “A boca de um justo é fonte de vida. A boca dos ímpios é uma fonte de iniquidade.” 

Thomas Carslile: “Quem não pode guardar seus pensamentos para si mesmo, nunca realizará coisas grandes na vida.” Destruiremos coisas grandes: a paz familiar, a caridade no coração. 

No Catecismo da Igreja Católica: Todo bom cristão deve estar mais inclinado a desculpar as palavras do próximo do que a condená-las. Se não é possível desculpá-las, deve-se perguntar-lhe como as entende; se ele as entende mal, que seja corrigido com amor; e se isso não bastar, que se procurem todos os meios apropriados para que, compreendendo-as corretamente, seja poupado. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolos e Significados

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou.

Como se constrói uma farsa?

26 de maio de 2013, a França produziu um dos acontecimentos mais emblemáticos e históricos deste século. Pacificamente, milhares de franceses, mais de um milhão, segundo os organizadores, marcharam pelas ruas da capital em defesa da família e do casamento. Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres, famílias inteiras, caminharam sob um clima amistoso, contrariando os "conselhos" do ministro do interior, Manuel Valls[1]. Voltando no tempo, lá no já longínquo agosto de 2012, e comparando a situação de então com o que se viu ontem, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que a França despertou, acordou de sua letargia.  E o que provocou este despertar? Com a vitória do socialista François Hollande para a presidência, foi colocada em implementação por sua ministra da Justiça, Christiane Taubira,  a guardiã dos selos, como se diz na França, uma "mudança de civilização"[2], que tem como norte a destruição dos últimos resquícios das tradições qu

Frases célebres de São Padre Pio de Pietrelcina

Reze, espere e não se preocupe. A preocupação é inútil. Deus é misericordioso e ouvirá sua prece ... A oração é a melhor arma que temos, é a chave que abre o coração de Deus. Você deve falar com Jesus, não só com os lábios, mas com seu coração. Na verdade, em algumas ocasiões você deve falar apenas com o coração ... Eu só quero ser um frade que reza ... O tempo usado para glorificar a Deus e cuidar da saúde da alma nunca é desperdiçado. Não há tempo melhor gasto do que aquele que é gasto em santificar as almas dos outros. Doce é o jugo de Jesus, e seu peso é leve, portanto, não demos lugar ao inimigo para rastejar em nossos corações e roubar a nossa paz. A chave da perfeição é o amor. Quem vive no amor vive em Deus, pois Deus é amor, como diz o Apóstolo. Eu vou fazer mais do Céu do que eu posso fazer aqui na Terra. O diabo é como um cão raivoso preso na corrente, não pode atingir ninguém além dos limites da corrente. Portanto, fique longe de