Pular para o conteúdo principal

Nosso bebê vai chegar e agora?





A gravidez é uma das experiências mais significativas que uma mulher pode ter. Para algumas, o privilégio de gerar uma criança é cercado de alegria e expectativa, para outras é uma época de medo e apreensão. Mas pelo título deste artigo você já percebeu que considero a gravidez um momento do casal e não somente da mulher. Eu e minha esposa já engravidamos duas vezes e confesso que foram as experiências mais profundas e marcantes que vivemos. 

A confirmação de uma gravidez pode desencadear efeitos positivos ou negativos na vida da mulher ou do homem. Tudo vai depender da motivação. Independentemente da causa da gravidez, se foi planejada ou não, ter um bebê e poder criá-lo é um privilégio e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade que Deus concede ao casal.

Hoje em dia há muitas literaturas sobre este tema, porém a maioria delas concentra-se na relação mãe-filho, como por exemplo: sobre o que comer ou o que vestir durante a gestação, como manter-se fisicamente e emocionalmente saudável, os cuidados e preocupações que antecedem ao parto, os estágios do desenvolvimento do bebê, etc. Claro que todas estas informações são úteis e valiosas, porém raramente o foco é destinado ao relacionamento conjugal e como marido e esposa, juntos, podem dar à futura criança um lar e não apenas uma casa para morar. 

Deus criou o casamento como base da família e quando a fundação é segura, o casal terá um ambiente próprio e saudável para o bebê nascer e se desenvolver. O melhor presente que os pais podem dar a seu filho, antes mesmo de nascer, é uma família onde exalam o amor, a paz e uma espiritualidade bíblica tão essencial nos dias de hoje. 

Bruce H. Wilkinson em “Sua caminhada diária através da Bíblia”, escreve o seguinte: "A coisa mais importante que um homem pode fazer por seus filhos é amar a mãe deles." Posso dizer também que a coisa mais importante que uma mulher pode fazer por seus filhos é amar o pai deles. Um casal que se ama e se respeita terá as ferramentas básicas para vivenciar o período da gestação de forma equilibrada e feliz.

A gravidez pode colocar muita tensão em um relacionamento conjugal. As mudanças físicas e hormonais que a mulher enfrenta são enormes. Conheço casais que experimentam crises durante a gravidez e na maioria das vezes, a criança que ainda está por nascer, é a que mais sofre.

Antes mesmo de iniciar o pré-natal, de saber o sexo, de escolher o nome ou de comprar as primeiras roupinhas para o bebê, o casal precisa entender que o momento que vão viver será único e especial em suas vidas. Portanto aqui vão algumas dicas para manter uma relação conjugal estável e segura em meio às mudanças proporcionadas pela gravidez:
Arranjem tempo um para o outro

Para a mulher é fácil distrair-se com as demandas da gravidez e colocar o marido em segundo plano. Para o marido é tentador e perigoso perder o interesse pela esposa. Exerçam a amizade e a parceria. Lembrem-se de que o bebê que está para nascer é obra de Deus na vida do casal. Para uma criança nascer é necessária a participação de um homem e uma mulher. Não existe “produção independente”.

Descansem o suficiente

Tudo muda para pior quando a fadiga chega, principalmente para a mulher. Carregar um bebê na barriga pode não parecer, mas pesa e cansa. No final da gestação, o casal precisa reduzir o ritmo e ambos precisam estar atentos a isso. Não sejam tentados a manter os mesmos horários e atividades que vocês tinham antes de engravidar. 

Comuniquem-se

Não basta falar apenas sobre o bebê. Expressar como vocês estão se sentindo é essencial. Dêem feed-back um para o outro, conversem sobre vocês dois. Comuniquem-se de forma clara e paciente. 

O sexo é liberado

Sexo é demonstração de amor e uma bênção de Deus para o casal. A intimidade física é parte necessária da relação matrimonial, principalmente durante a gravidez, a não ser por restrição médica. Caso precisem abster-se sexualmente, expressem o amor um para o outro de outras maneiras. 

Sejam amorosos

Sejam amorosos, atenciosos e compreensivos um com o outro durante a gravidez. Assim o bebê se sentirá seguro e confiante, ainda mesmo antes de nascer. Bons pais são inicialmente bons conjugues.

Orem juntos

A gravidez pode ser um momento de temor e preocupação para muitos casais. Gravidez não é doença, mas pode se transformar, para algumas mulheres, em um período de limitações e enfermidades. Criar um bebê, principalmente para casais mais novos, é um grande desafio, sem falar nas pressões financeiras. Lembrem-se de que vocês podem e devem levar tudo a Deus em oração e Ele promete que irá ajudá-los. 

Vocês já são a imagem de Deus para seu filho

A primeira imagem que os filhos têm de Deus é a vida de seus pais. Mesmo ainda em formação, demonstrem carinho e afeto por ele. Conversem e orem por ele e com ele. Pode parecer uma atitude estranha, mas faz muita diferença. Após o nascimento, não deixem de consagrá-lo ao Senhor.

A gravidez é um momento importante de amadurecimento e fortalecimento da relação conjugal. Quando o homem e a mulher, grávidos, entendem que precisam agir da maneira correta, tudo irá muito bem. E quando o grande dia do nascimento chegar será a celebração da vida e da esperança. Para o casal eu desejo uma boa gravidez, um bom parto e que Deus abençoe o futuro bebê.

Por: José Paulo Moura Antunes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolos e Significados

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou.

Como se constrói uma farsa?

26 de maio de 2013, a França produziu um dos acontecimentos mais emblemáticos e históricos deste século. Pacificamente, milhares de franceses, mais de um milhão, segundo os organizadores, marcharam pelas ruas da capital em defesa da família e do casamento. Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres, famílias inteiras, caminharam sob um clima amistoso, contrariando os "conselhos" do ministro do interior, Manuel Valls[1]. Voltando no tempo, lá no já longínquo agosto de 2012, e comparando a situação de então com o que se viu ontem, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que a França despertou, acordou de sua letargia.  E o que provocou este despertar? Com a vitória do socialista François Hollande para a presidência, foi colocada em implementação por sua ministra da Justiça, Christiane Taubira,  a guardiã dos selos, como se diz na França, uma "mudança de civilização"[2], que tem como norte a destruição dos últimos resquícios das tradições qu

Frases célebres de São Padre Pio de Pietrelcina

Reze, espere e não se preocupe. A preocupação é inútil. Deus é misericordioso e ouvirá sua prece ... A oração é a melhor arma que temos, é a chave que abre o coração de Deus. Você deve falar com Jesus, não só com os lábios, mas com seu coração. Na verdade, em algumas ocasiões você deve falar apenas com o coração ... Eu só quero ser um frade que reza ... O tempo usado para glorificar a Deus e cuidar da saúde da alma nunca é desperdiçado. Não há tempo melhor gasto do que aquele que é gasto em santificar as almas dos outros. Doce é o jugo de Jesus, e seu peso é leve, portanto, não demos lugar ao inimigo para rastejar em nossos corações e roubar a nossa paz. A chave da perfeição é o amor. Quem vive no amor vive em Deus, pois Deus é amor, como diz o Apóstolo. Eu vou fazer mais do Céu do que eu posso fazer aqui na Terra. O diabo é como um cão raivoso preso na corrente, não pode atingir ninguém além dos limites da corrente. Portanto, fique longe de