Pular para o conteúdo principal

CONVOCAÇÃO DO PAPA PARA DIA DE JEJUM E ORAÇÃO PELA PAZ

Dia 7 de setembro
Data significativa para o Brasil, incluímos em nossas orações a nossa Pátria, para que Deus livre-nos das atuais forças do mal que nos afligem.


O Papa convidou este domingo os fiéis de todas as Igrejas e religiões, as pessoas que não crêem e todos os homens e mulheres de boa vontade a praticarem o jejum e a oração no dia 7 de setembro, em favor da Síria. Visivelmente preocupado, Francisco dedicou inteiramente seu encontro de domingo à situação no país médio-oriental, onde a guerra civil já matou mais de 100 mil pessoas em três anos. Foi a primeira vez que o Papa não fez alguma menção à liturgia do dia antes de rezar a oração mariana do Angelus no Vaticano.
A multidão que lotava a Praça São Pedro ouviu as palavras do Pontífice com atenção e aplaudiu a decisão de Francisco de promover o “Dia de oração e jejum pela Síria”:
Decidi convocar toda a Igreja, no dia 7 de setembro, vigília da Natividade de Maria, Rainha da Paz, para um dia de oração e jejum pela paz na Síria, no Oriente Médio e no mundo inteiro. Convido a unir-se a esta iniciativa, do modo que considerarem mais oportuno, os irmãos cristãos não-católicos, os fiéis de outras religiões e todos os homens de boa vontade”.

Sugestão de textos para uma Vigília:
Vigília de Oração pela Paz e pela Pátria

1º Quarto de Hora

Pres.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. As.: Amém.
Pres.: A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco(conosco, se for leigo).
As.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.


EXPOSIÇÃO DO SANTÍSSIMO (se houver)


LEITURA DA PALAVRA DE DEUS
Evangelho segundo São Mateus 5,13-16
13 «Vocês são o sal da terraOra, se o sal perde o gosto, com que poderemos salgá-lo? Não serve para maisnadaserve só para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.
14 Vocês são a luz do mundoNão pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte15 Ninguémacende uma lâmpada para colocá-la debaixo de uma vasilha, e sim para colocá-la no candeeiroonde elabrilha para todos os que estão em casa16 Assim também: que a luz de vocês brilhe diante dos homens, paraque eles vejam as boas obras que vocês fazem, e louvem o Pai de vocês que está no céu


REFLEXÃO
ORAÇÕES OU CÂNTICOS PENITENCIAIS

2º Quarto de Hora


LEITURA DA PALAVRA DE DEUS
Carta de São Paulo aos Colossenses 3,15-17
15 Que a paz de Cristo reine no coração de vocês. Para essa paz vocês foram chamados, como membros de ummesmo corpoSejam também agradecidos16 Que a palavra de Cristo permaneça em vocês com toda a suariqueza, de modo que possam instruir-se e aconselhar-se mutuamente com toda a sabedoriaInspirados pelagraçacantem a Deus, de todo o coraçãosalmoshinos e cânticos espirituais17 tudo o que vocês fizerematravés de palavras ou ações, o façam em nome do Senhor Jesusdando graças a Deus Pai por meio dele.


REFLEXÃO
ORAÇÕES OU CÂNTICOS EM AÇÃO DE GRAÇAS PELOS BENEFÍCIOS RECEBIDOS

3º Quarto de Hora


LEITURA DA PALAVRA DE DEUS
Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 2,1-4
Antes de tudorecomendo que façam pedidosoraçõessúplicas e ações de graças em favor de todos oshomenspelos reis e por todos os que têm autoridade, a fim de que levemos uma vida calma e serena, comtoda a piedade e dignidadeIsso é bom e agradável diante de Deus nosso SalvadorEle quer que todos oshomens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.



PRECES PELA PAZ NA SÍRIA, EM TODO O MUNDO E PELA PÁTRIA BRASILEIRA


Último Quarto de Hora


BÊNÇÃO DO SANTÍSSIMO (se houver)

Postagens mais visitadas deste blog

Pai Nosso explicado

Pai Nosso - Um dia, em certo lugar, Jesus rezava. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a orar como João ensinou a seus discípulos”. È em resposta a este pedido que o Senhor confia a seus discípulos e à sua Igreja a oração cristã fundamental, o  Pai-Nosso. Pai Nosso que estais no céu... - Se rezamos verdadeiramente ao  "Nosso Pai" , saímos do individualismo, pois o Amor que acolhemos nos liberta  (do individualismo).  O  "nosso"  do início da Oração do Senhor, como o "nós" dos quatro últimos pedidos, não exclui ninguém. Para que seja dito em verdade, nossas divisões e oposições devem ser superadas. É com razão que estas palavras "Pai Nosso que estais no céu" provêm do coração dos justos, onde Deus habita como que em seu templo. Por elas também o que reza desejará ver morar em si aquele que ele invoca. Os sete pedidos - Depois de nos ter posto na presença de Deus, nosso Pai, para adorá-lo...

O EXÍLIO BABILÔNICO

Introdução O exílio marcou profundamente o povo de Israel, embora sua duração fosse relativamente pequena. De 587 a 538 a E.C., Israel não conhecerá mais independência. O reino do Norte já havia desaparecido em 722 a.E.C. com a destruição da capital, Samaria. E a maior parte da população dispersou-se entre outros povos dominados pela Assíria, o reino do Sul também terminará tragicamente em 587 a.E.C. com a destruição da capital Jerusalém, e parte da população será deportada para a Babilônia. Tanto os que permaneceram em Judá como os que partirem para o exílio carregaram a imagem de uma cidade destruída e das instituições desfeitas: o Templo, o Culto, a Monarquia, a Classe Sacerdotal. Uns e outros, de forma diversa, viveram a experiência da dor, da saudade, da indignação, e a consciência de culpa pela catástrofe que se abateu sobre o reino de Judá. Os escritos que surgiram em Judá no período do exílio revelam a intensidade do sofrimento e da desolação que o povo viveu. ...

Nossa Senhora da Conceição Aparecida

NOSSA SENHORA da Santa Conceição Aparecida é o título completo que a Igreja dedicou à esta especial devoção brasileira à Santíssima Vigem Maria. Sua festa é celebrada em 12 de outubro. “Nossa Senhora Aparecida” é a diletíssima Padroeira do Brasil. Por que “Aparecida”? Tanto no Arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida quanto no Arquivo Romano da Companhia de Jesus constam os registros históricos da origem da imagem de Nossa Senhora, cunhada "Aparecida". A história foi registrada pelo Pe. José Alves Vilela em 1743, e confirmada pelo Pe. João de Morais e Aguiar em 1757. A história se inicia em meados de 1717, por ocasião da passagem do Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, governador da Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, pela povoação de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica (atual Ouro Preto, MG). Os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves foram convocados a providenciar um bom pescado para recepcionar o Conde, e partiram a l...