Pular para o conteúdo principal

Bela cantora italiana dá exemplo às jovens de todo o mundo



É exemplar para todas as nossas jovens a história de uma jovem e linda cantora italiana chamada Maria Luce Gamboni (foto). Ela tem dezoito anos de idade e havia sido escalada para o papel principal num badalado espetáculo musical do ainda mais badalado produtor David Zard, considerado por muitos como o maior produtor musical italiano. David Zard foi quem primeiro trouxe os "megashows" de muitos dos maiores nomes da música internacional aos grandes estádios. É considerado o empresário que criou na Itália a evolução dos musicais e o "criador do teatro para as massas" (segundo Silvana Mazzocchi, do Cinquantamila Giorni).

Diante de todos esses fatos, é fácil entender a importância, para qualquer jovem artista, de ser a protagonista de um espetáculo assinado por David Zard. Bem, nossa heroína María Luce foi escolhida para ser a disputadíssima Julieta do espetáculo "Romeu e Julieta, Amar e Mudar o Mundo" ('Romeo & Giulietta – Ama e cambia il mondo'). Melhor do que ganhar sozinha na loteria. Não poucas jovens dariam tudo para estar no lugar dela,  mas María Luce declinou o convite.

Por quê? Acontece que havia no espetáculo uma cena de nudez. Em uma cena, Julieta teria que se apresentar usando algo como um véu ou camisola totalmente transparente, estando completamente nua por baixo. Primeiro, ela então pediu ao diretor que a deixasse pelo menos usar roupa íntima por baixo, mas a resposta foi taxativa: ou ela fazia a cena nua, ou então seria trocada por outra. Ela então respondeu: "Pois chame outra. Mais do que o dinheiro e o meu sonho, eu prefiro o meu pudor".

«Por encima del dinero y de mi sueño yo prefiero mi pudor», disse a jovem. E disse ainda uma outra verdade bastante esquecida nestes nossos tempos: «El canto es una cosa, despojarse de la ropa, es otra».

Sim. Cantar é uma coisa, tirar a roupa para a platéia é outra. A história lembra uma outra situação envolvendo um tema parecido, envolvendo o ator brasileiro Pedro Cardoso, que há cerca de cinco anos protestou contra o fato de os atores e atrizes serem obrigados a fazer pornografia (O site "Deus Lo Vult!" tratou  do assunto na época - veja aqui). As palavras dele foram as seguintes: "O personagem é justamente algo que o ator veste. Ao despir-se do figurino, o ator despe-se também do personagem, e resta ele mesmo, apenas ele e sua nudez pessoal e intransferível".

Certíssimo. E é este exatamente o ponto central da queixa de María Luce. Ora, cantar é uma coisa, ficar nua diante de uma plateia é outra coisa completamente diferente! A voz de uma jovem cantora não é melhor apreciada quando ela tira a roupa, muito pelo contrário. O mais provável é que toda a atenção seja atraída para seu corpo e, diante dele, o canto passe desapercebido. E a jovem italiana quer ser apreciada pelo talento que tem, e não por  seus dotes físicos. Até porque ela escolheu a carreira de cantora e não de stripper.

O episódio envolvendo Maria Luce revela mais uma forma de coisificação da mulher, vista como objeto sexual, de erotismo descabido, de vulgaridade dispensável. - Ora, o que importa o corpo da jovem Julieta (ou, melhor dizendo, o corpo da jovem cantora que a está representando, uma vez que despir-se do figurino é despir-se também do personagem) para a peça? Trata-se de um musical, e não de um show erótico!

É reconfortante e animador ver que uma bela jovem, cheia de sonhos e ambições, ainda é capaz de perceber o descabimento de certas exigências supostamente artísticas, e colocar sua moral e seus princípios acima de todos os outros valores. Às vezes, ser capaz de dizer “não” é afirmar e ensinar que há coisas mais importantes do que o sucesso. É mostrar que a realização pessoal não tem a ver com sacrificar a nossa honra nos altares do sucesso fácil e da fama. Que o "pudor", – esta palavrinha tão esquecida e fora de moda, – ainda é mais valioso que o dinheiro.

____
Fonte:
Portal "InfoVaticana", em
http://infovaticana.com/por-encima-del-dinero-y-de-mi-sueno-esta-mi-pudor/
Acesso 31/10/013
** Baseado no artigo “Meu pudor está acima do dinheiro e do meu sonho”, de Jorge Ferraz, publicado no site "Deus Lo Vult!"

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolos e Significados

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou.

Como se constrói uma farsa?

26 de maio de 2013, a França produziu um dos acontecimentos mais emblemáticos e históricos deste século. Pacificamente, milhares de franceses, mais de um milhão, segundo os organizadores, marcharam pelas ruas da capital em defesa da família e do casamento. Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres, famílias inteiras, caminharam sob um clima amistoso, contrariando os "conselhos" do ministro do interior, Manuel Valls[1]. Voltando no tempo, lá no já longínquo agosto de 2012, e comparando a situação de então com o que se viu ontem, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que a França despertou, acordou de sua letargia.  E o que provocou este despertar? Com a vitória do socialista François Hollande para a presidência, foi colocada em implementação por sua ministra da Justiça, Christiane Taubira,  a guardiã dos selos, como se diz na França, uma "mudança de civilização"[2], que tem como norte a destruição dos últimos resquícios das tradições qu

Pai Nosso explicado

Pai Nosso - Um dia, em certo lugar, Jesus rezava. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a orar como João ensinou a seus discípulos”. È em resposta a este pedido que o Senhor confia a seus discípulos e à sua Igreja a oração cristã fundamental, o  Pai-Nosso. Pai Nosso que estais no céu... - Se rezamos verdadeiramente ao  "Nosso Pai" , saímos do individualismo, pois o Amor que acolhemos nos liberta  (do individualismo).  O  "nosso"  do início da Oração do Senhor, como o "nós" dos quatro últimos pedidos, não exclui ninguém. Para que seja dito em verdade, nossas divisões e oposições devem ser superadas. É com razão que estas palavras "Pai Nosso que estais no céu" provêm do coração dos justos, onde Deus habita como que em seu templo. Por elas também o que reza desejará ver morar em si aquele que ele invoca. Os sete pedidos - Depois de nos ter posto na presença de Deus, nosso Pai, para adorá-lo