Pular para o conteúdo principal

A esmola e o encontro com o pobre


Um dos preceitos aos quais os católicos estão obrigados, não só durante a Quaresma mas durante todo o ano, todo o tempo de suas vidas, é o de assistir os pobres e sofredores em suas necessidades, seja com ajuda material, conforto psicológico e emocional, dedicando ao menos um tempo mínimo para confortar (seja auxiliando concretamente ou pelo menos ouvindo) àqueles que não tem ninguém ao seu lado e a dizer-lhes uma palavra de esperança.

Sim. Dar esmolas é um preceito da Igreja. Mas qual seria a a maneira mais correta, humana e socialmente responsável de dar esmolas? Dar dinheiro aos pedintes nas ruas ou colaborar com alguma instituição de caridade séria, preferencialmente (mas não necessariamente) ligada à Igreja?

Essa discussão é controversa e merece uma atenção especial. Particularmente, venho sentindo o problema na pele de modo especial nos últimos anos, pois o número de moradores de rua em São Paulo vem crescendo assustadoramente. Em 2010, o FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) já apontava um crescimento de 57%(!), e de lá para cá a situação certamente se agravou ainda muito mais. Em 2012, o Censo do IBGE dizia que entre 0,6 e 1% da população brasileira é constituída de moradores de rua! Isso nos dá a impressionante estimativa de 1,8 milhões de moradores de rua no território nacional! São quase dois milhões de pessoas jogadas debaixo de viadutos, espalhadas pelas calçadas, dormindo ao relento, estendendo as mãos nos cruzamentos, nas portas das casas, das igrejas...

Um quadro, de fato, assustador. O lado mais cruel dessa história é que qualquer cidadão minimamente consciente desta imensa metrópole chamada São Paulo, que abriga por certo uma parcela importante desta imensa população de rua, sabe muito bem que a grande maioria dos pedintes é formada por aproveitadores, vadios por opção e/ou alcoólatras/consumidores de drogas (que por sua vez ajudam a sustentar o tráfico).

A outrora elegante Avenida Paulista é um exemplo perfeito: suas largas calçadas encontram-se atualmente tomadas por pedintes, homens e mulheres, crianças e idosos, mães com bebês a tiracolo... Especialmente à noite, o passeio público tornou-se uma chateação. Não se andam dez metros sem que alguém venha pedir dinheiro.

Muitos viciados são recolhidos das ruas pela Prefeitura e levados para centros de desintoxicação e ressocialização, - cujos serviços lamentavelmente deixam muito a desejar, o que é um outro grave problema, - mas não aceitam permanecer ali, nem querem ajuda de espécie alguma no sentido de buscar a reabilitação. Outros (e são muitos) rejeitam a ajuda de suas próprias famílias e simplesmente se recusam a sair das ruas, onde não precisam obedecer regras e sempre arrumam quem lhes dê dinheiro e comida. Diversas reportagens e estudos já demonstraram que não são raros os pedintes que, nas ruas, chegam a ganhar bem mais do que um trabalhador assalariado. Viver nas ruas, para muita gente, é um estilo de vida, é uma opção, um negócio. 

E o nosso governo atual entende que é "um direito" de todo cidadão morar na praça, na rua, debaixo do viaduto, como se fosse um amontoado de lixo, urinando e defecando na via pública, fazendo sexo em público, muitas vezes se drogando, às vezes cometendo pequenos furtos, num suicídio lento e progressivo... Onde bem entender. E o cidadão comum, pagante de impostos (e como!) deve se submeter a tudo isso sem reclamar. Seu direito de viver numa cidade minimamente humanizada, por certo, não tem importância.


As maiores vítimas das esmolas irresponsáveis são as crianças. Muitas famílias recebem do Governo Federal uma ajuda mensal de R$ 200,00 para que seus filhos deixem de vender produtos nas ruas. Entretanto, muitos abrem mão deste benefício e preferem continuar a explorar seus filhos, expondo-os aos perigos das ruas, porque é mais lucrativo. Então, quando compramos produtos de crianças nas ruas, em vez de ajudar, podemos estar reforçando ainda mais as correntes da miséria e da exploração.

Muitos dizem que não dão dinheiro, e sim comida e/ou roupas. Bem, isso dá quase no mesmo: qualquer doação pode servir como incentivo para que a pessoa se acomode na situação de pedinte. Que criança ou adolescente vai querer ficar em um abrigo, quando as ruas oferecem tantas (falsas) vantagens imediatas? Com tanta gente "boazinha" disposta a sustentá-la, mantê-la exatamente do jeitinho que ela está, na rua, na indigência, com acesso a todos os prazeres e vícios do mundo? Sim, ao ajudar essa criança a permanecer nas ruas, o seu destino é quase certo: prostituição, vício e delinquência. 

A esmola irresponsável torna mais difícil para as pastorais e equipes humanitárias convencerem as crianças dos aspectos negativos da rua. "É uma concorrência desleal", diz a coordenadora da Comissão Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, Júlia Obst (Portal Zero Hora).

Aqui é que termina a questão de caridade cristã e começa o problema social. É um fato que a grande maioria da população de rua (ao menos aqui de São Paulo) está nessa situação por opção própria. Minha experiência em pastorais e a vivência em casas de acolhida me levaram a perceber que, quando damos esmola na rua, diretamente ao pedinte, ajudamos a aumentar essa população que não quer ajuda e nem quer se ajudar.

Sei que a minha fala soa um pouco radical, principalmente da parte de um cristão, e muitos serão rápidos em me chamar de desumano, mas vejo claramente que o povo brasileiro é muito “bonzinho” nas situações erradas. Concordo 100% com a campanha "Esmola Não Ajuda", da Secretaria de Assistência Social de Ribeirão Preto (as imagens deste post são de cartazes desta campanha). 

Claro que existem exceções, momentos em que encontramos pessoas que realmente precisam de uma ajuda material e, como cristãos, devemos ajudar. Jesus mandou dar esmola, mas precisamos entender o conceito de esmola. Considero muito mais válido, por exemplo, procurar uma família pobre, que sabemos que passa por dificuldades (quem não conhece uma?), e ajudar talvez anonimamente ('Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas...' - Mt 6, 2), enviando algum dinheiro ou víveres, na medida do possível.

Todo católico pode e deve promover o encontro com os pobres, de que Papa Francisco tanto fala. É nossa obrigação oferecer amor, carinho, compreensão, amizade, oferecer esse conforto e calor humano a todo aquele que precisa. Participo de uma pastoral que me dá a oportunidade de viver essa experiência profunda, e isso é ser cristão tanto ou mais do que estudar e conhecer a Doutrina. Nem toda a Filosofia e a Teologia, juntas, são capazes de nos aproximar de Cristo tanto quanto uma vida de amor a Deus e ao próximo, que se reflete em ações concretas. "Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras. Mostra-me a tua fé sem obras e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Crês em Deus; fazes bem. Também os demônios creem e tremem" (Tg 2, 18-19).

Mas a grande verdade, insisto, é que existem muitas instituições sérias precisando da nossa ajuda, e fazemos muito melhor colaborando com elas do que dando dinheiro a quem pede nas ruas. Os seus trocados não vão ajudar muito àquela pessoa esfarrapada, mas uma instituição organizada pode fazer muito, e são obras belíssimas por aí tentando fazer a diferença e contando com a nossa ajuda. Quando damos esmola do jeito errado, ajudamos uma verdadeira "indústria da esmola" que se encontra em plena expansão. Alguns pedintes vêm se "profissionalizando" na arte de comover as pessoas, com histórias tristes e até choro ensaiado. Esmola na rua não é solução. O assunto é longo e não há como abordá-lo devidamente neste espaço, mas em outros países foram feitas interessantes experiências no sentido de orientar a população a evitar a esmola nas ruas e ajudar de modo concreto, de um jeito que realmente faça a diferença. O resultado foi uma diminuição drástica na população de rua, que passou a procurar ajuda especializada e a se ajudar ao invés de se acomodar e passar a vida pedindo. Para ajudar de fato os necessitados, é preciso mudar a mentalidade. Dar dinheiro na rua não é caridade; é atraso para o nosso país.
Finalizo com uma citação da Didaqué, o primeiro Catecismo da Igreja, e que siga cada um a sua consciência. Deus sabe de que maneiras praticamos a nossa caridade. Pessoalmente, me recuso a fazer parte desse verdadeiro negócio que é a mendicância no Brasil, um sistema viciado e vergonhoso.

"Dê a quem pede a você e não peça para devolver, pois o Pai quer que os seus bens sejam dados a todos. (…) Ai de quem recebe: se recebe por estar necessitado, será considerado inocente; mas se recebe sem ter necessidade, deverá prestar contas do motivo e da finalidade pelos quais recebeu. Será posto na prisão e interrogado sobre o que fez; e daí não sairá até que tenha devolvido o último centavo. A esse respeito, também foi dito: Que a sua esmola fique suando nas mãos, até que você saiba para quem a está dando.” (Didaqué, 1, 5-6)

______
Referência:
Post "Dê esmola, não dê bobeira", do website "O Catequista", em
[http://ocatequista.com.br/archives/8869], 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolos e Significados

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou.

Como se constrói uma farsa?

26 de maio de 2013, a França produziu um dos acontecimentos mais emblemáticos e históricos deste século. Pacificamente, milhares de franceses, mais de um milhão, segundo os organizadores, marcharam pelas ruas da capital em defesa da família e do casamento. Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres, famílias inteiras, caminharam sob um clima amistoso, contrariando os "conselhos" do ministro do interior, Manuel Valls[1]. Voltando no tempo, lá no já longínquo agosto de 2012, e comparando a situação de então com o que se viu ontem, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que a França despertou, acordou de sua letargia.  E o que provocou este despertar? Com a vitória do socialista François Hollande para a presidência, foi colocada em implementação por sua ministra da Justiça, Christiane Taubira,  a guardiã dos selos, como se diz na França, uma "mudança de civilização"[2], que tem como norte a destruição dos últimos resquícios das tradições qu

Pai Nosso explicado

Pai Nosso - Um dia, em certo lugar, Jesus rezava. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a orar como João ensinou a seus discípulos”. È em resposta a este pedido que o Senhor confia a seus discípulos e à sua Igreja a oração cristã fundamental, o  Pai-Nosso. Pai Nosso que estais no céu... - Se rezamos verdadeiramente ao  "Nosso Pai" , saímos do individualismo, pois o Amor que acolhemos nos liberta  (do individualismo).  O  "nosso"  do início da Oração do Senhor, como o "nós" dos quatro últimos pedidos, não exclui ninguém. Para que seja dito em verdade, nossas divisões e oposições devem ser superadas. É com razão que estas palavras "Pai Nosso que estais no céu" provêm do coração dos justos, onde Deus habita como que em seu templo. Por elas também o que reza desejará ver morar em si aquele que ele invoca. Os sete pedidos - Depois de nos ter posto na presença de Deus, nosso Pai, para adorá-lo