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Quem são os anjos e que a missão tem?

Teologia atual parece ter esquecido deles, e ainda assim eles estão cada vez mais presentes nas crenças das pessoas, mesmo os não-cristãos


© DR

1. Espiritismo, Nova Era, o esoterismo e até mesmo a crença em extraterrestres têm mais uma vez na moda para anjos. Eles recebem o nome, são invocados, alega-se ter experiência de sua presença ...

Não há dúvida: o fenômeno dos anjos saltou para a frente de hoje com a experiência de milhares de pessoas que acreditam que tiveram contato ou experiência com º. Aparições, fenômenos extra-sensoriais, curas, salvação em perigo ... mesmo contatos extraterrestres. Você pode encontrar-se manuais para aprender a falar com eles ... Curiosamente, nem em dicionários modernos da teologia, nem nas coleções de manuais mais recentes, a importância é dada à angelologia. Mais uma vez caminhando teologia, em certas questões, paralelas aos interesses da nossa sociedade? ...Aparentemente, o interesse pelo tema dos anjos, sofreu três ondas ou momentos fortes: a de um clássico, que se refere a anjos no mundo antigo e vir, incluindo o Novo Testamento, para a Idade Média. Outra onda forte ou um momento da Idade Média a II Guerra Mundial. E a terceira onda, atual, em que os anjos ter voltado especialmente através da expressão artística: música, filmes, televisão, livros, encontros pessoais. 2. O interesse em anjos pode ser uma resposta ao materialismo sufocante ea necessidade de transcendência Nós temos que perguntar por que a angelologia está de volta na moda, curiosamente fora, se não fora, a própria religião cristã. Há várias razões. Por um lado, não acredito em Deus, mas você precisa acreditar no transcendente, além do materialismo sufocante, todos os dias. Os anjos, aqueles atender a essa necessidade de transcendência mais próximo e ambígua. E para explicar a necessidade de oração ou petição ao transcendente das coisas benéficas para a nossa vida. Os anjos estão mais próximos e, dada a variedade de classes, a oferta de conseguir o que pedimos é mais rico. Misture, neste sentido, um pouco de magia, superstição e do consumismo. E um grau de esoterismo, acreditando que os anjos até mesmo estrangeiros. Além disso, os anjos incentivar a religiosidade, ou melhor, "espiritualidade", eclético, ambíguo, desfocando o rosto pessoal de Deus e concreto "universalizar". Além disso, dentro desta espiritualidade, os anjos não são seres transcendentes, mas a energia muito boa ou positiva humana (religiosidade potencial humano). O anjo é como o lado bom em todos nós. Além disso, é preciso remover o medo da morte. Anjos nos ajudar a enfrentar a morte sem muito terror.Estaríamos dizendo que o dado, resultando reencarnação como espírito angelical não nos deve assustar.Juntamente com a crença em uma "reencarnação positiva" (que precisamos para viver mais do que uma vida inteira para alcançar níveis mais elevados de consciência) é a possibilidade de Não perca para sempre os nossos entes queridos. Eles, através do corpo astral se tornaria nossos anjos da guarda. Outra razão é que os anjos, desta vez de volta ao sexo e material, representam a outra parte do nosso eu mais "puro, transparente e etéreo" menos e espiritualizado se materializou. O retorno à inocência perdida e reconquistada. Ajudar a pessoa andrógina uma idéia (equilíbrio entre os sexos). Dado o declínio das religiões tradicionais eo desejo de apresentar novidades, a angelologia, como evidenciado, por exemplo, no espiritismo, é uma nova gnose, uma nova forma de expressar o religioso para torná-lo atraente. uma razão mais profunda é o medo da solidão, em um mundo sem casa e, cada vez mais individualista. Ele também facilita uma certa fuga da realidade para resolver a impotência dos problemas pessoais e sociais. Ela vai para os santos como apelo mágico-religioso. Finalmente, não há dúvida de que a moda é o resultado de uma estética e mentalidade "dos heróis em quadrinhos" (Homem-Aranha, Superman, etc) Talvez, na nossa sociedade cansada e pós-moderna imanentistas volta das ideologias e das grandes narrativas, anjos moda nada mais é que uma outra versão do "fragmentário e religião a la carte", tão típico do homem de hoje, que é definida à luz. Porque a crença em anjos pode levar a uma forma religiosa narcisista de comportamento religioso, sem comunidade e compromisso institucional. 3. A existência dos anjos é uma verdade de fé, atestado pela Escritura e na qual os Padres da Igreja também têm refletido. A existência dos anjos é evidente nas Escrituras, tanto no Antigo e Novo Testamento, como e mensageiros de Deus enviados para ajudar os homens. Basta citar a passagem da Anunciação a Maria. maioria dos Padres Apostólicos apenas fazer alguma alusão aos anjos. Inácio de Antioquia nos adverte que a religião não é só para entender "criaturas celestiais, a morada dos anjos ou hierarquias". É uma advertência contra a gnosis. Estávamos a fazer um resumo geral dos anjos na patrística falar de sua missão e lugar importante na liturgia celeste, a sua missão na redenção de Cristo e da Igreja e sua missão apoio para os homens como amigos. 's angelologia mais abrangente na antiguidade é encontrado no Pseudo-Dionísio.Divida os celestes três níveis de hierarquia, cada um composto por três coros. Serafins, Querubins e Tronos são da mais alta ordem. Os serafins são como um movimento eterno sobre os mistérios divinos. Os querubins têm o poder de contemplar o esplendor de Deus. Os tronos saber tudo o vigor ea força de Deus. Estas três classes que vivem no limiar de Deus. Quanto aos anjos inferiores, a sua função é revelar o que sabem da Trindade e da Providência. A ordem média consistiria dominações, forças e poderes. As potências, arcanjos e anjos vêm em último. Os homens, à imitação dos anjos, pode subir para Deus através da purificação, iluminação e união.Avançando no tempo, o IV Concílio de Latrão afirmou que os anjos foram criados, e não emitido, que todas as criaturas foram criados bons, e que alguns deles fez pobre por sua própria vontade. Já no período Scholastic, San Buenaventura afirmar que atendam anjos da guarda doze missões: aos homens repreende por suas falhas, absorvê-los do pecado, proteger, expulsar demônios, instruir, revelar os mistérios de Deus, para consolar, para ser companheiros, subjugar nossos inimigos, mitigar tentações, orar e levar nossas orações a Deus. 4. Na teologia contemporânea, no entanto, provavelmente sob a influência do pensamento liberal protestante, existem aqueles que se recusam a acreditar neles ou aqueles que duvidam ... em qualquer caso, não é um problema "na moda." Anjos e Demônios ter tido um papel no experiência cristã. Considere, em primeiro lugar, nos anjos da guarda dos dois indivíduos, e as cidades e nações, e em segundo lugar, nas crenças persistentes e generalizadas sobre a origem demoníaca de certos fenômenos ou o mito de Fausto, que vende alma ao diabo em troca de juventude e beleza. nova bonita, alados monstros peludos assexuadas com chifres e caudas longas: estes valores familiares para a literatura ea arte dos séculos passados ​​têm refletido a fé cristã livremente propósito de anjos e demônios. São figuras que são estranhos à cultura dos nossos tempos ea mentalidade comum derivado dele. Esta corrente contribui para um outro perigo, ou seja, a tendência de relegar inteiramente aos anjos e demônios no mundo da lenda, a fábula de fantasia da infância. Uma atitude desse tipo é contrário ao ensino tanto bíblica e da igreja. Até a Primeira Guerra Mundial, entre os protestantes, influenciados pela teologia liberal, sua postura é o ceticismo em relação aos anjos e demônios. A atitude geral é de total desinteresse pelo assunto. Do lado católico, até poucas décadas se não for contestado a existência de anjos e demônios, autores católicos hoje são divididos em diferentes posturas: uma minoria continua a apoiar a sua existência, sem dúvida, e alguns, sem enfrentar a crítica da literatura sobre o assunto (Regamey, Seeman, Schmaus, Auer). Uma outra minoria, também, tende a reduzir os anjos à simples expressões de amor de Deus e Satanás como um "símbolo" do pecado pessoal e social, na linha de desmitificar Bultmann (Haag, Lang, Kung, Sartory, Haring, Jossua, Mayer , Schooneenberg). Uma outra minoria, ainda conforme a afirmar a sua existência, tendo à frente a questão da literatura crítica (Kelly, Duquoc, Fischer). Finalmente, outros autores nem afirmar nem negar:. Execução de um acórdão "suspensão temporária" por tempo indeterminado (Semmelroth, Rahner) O grande grupo de teólogos católicos, disse que a doutrina de seres espirituais criados, bom ou mau, e que influência sobre os homens, é uma verdade de fé ligação. Embora certamente não é tudo o que tem tradição credível sobre o assunto. São cautelosos e delicado em suas opiniões, dividindo-se em autores bíblicos (Schnackenburg, Kertelge, Grelot) e dogmática (Balthasar, Flick, Alszeghy, Ratzinger, Lehmann, Kasper, Marranzini). Antes de entrar dados mais contemporâneos, ousamos resumir S.Folgado as seguintes informações sobre os anjos ensinando deduzida acima: a existência dos anjos é um tema recorrente na pregação ordinária da Igreja, e existem vários catecismos que incluem esta verdade de que pertencem à fé (Pio V, Pio X, Paulo VI). Além disso, desde o IV Concílio de Latrão admitir que há acordo criatura de anjos, ea diferença destes em relação a outros seres criados, em particular o da terra. Eles são dados comuns também sua natureza espiritual, e quem tem inteligência e vontade. no Concílio Vaticano II só deu três passagens para o tema dos anjos destinados a vir a Cristo em sua glória final (LG 49), são justamente reverenciado pelos fiéis (LG 50), estão subordinados à Mãe de Deus (LG 69). 5. Os endossa Magistério atuais, que os anjos são criaturas de Deus e que a sua missão fundamental é para louvar a Deus e ajudar a salvação dos homens. Afirma o Catecismo da Igreja Católica (n. 328-336), que " a existência dos seres espirituais, não corpo, que a Escritura chama habitualmente "anjos, é uma verdade de fé. O testemunho da Escritura é tão claro quanto a unanimidade da Tradição ...Como criaturas puramente espirituais, os anjos têm inteligência e vontade: são criaturas pessoais e imortais. Perfeição superar todas as criaturas ... Cristo é o centro do mundo dos anjos ... A vida inteira dos benefícios da Igreja da ajuda misteriosa e poderosa dos anjos. " E nn. 391-295, fala da queda de alguns anjos, um pecado do mesmo (2 Pedro 2:4):"Esta queda é a livre escolha desses espíritos criados, que radical e irrevogavelmente rejeitaram Deus eo seu reino .. . o caráter irrevogável da sua escolha, é o que faz os anjos o pecado não pode ser perdoado ... Embora testemunhas bíblicas à influência desastrosa do que Jesus chama de "homicida desde o princípio", o poder de Satanás não é infinito. É apenas uma criatura, poderosa pelo fato de que o espírito puro, mas ainda assim uma criatura não pode impedir a edificação do reino de Deus. " Na nova reforma litúrgica, a Igreja recolheu doutrina tradicional sobre os anjos eo diabo : manter a festa dos Arcanjos (29 de Setembro), e os Anjos da Guarda (02 de outubro) e Missa votiva dos Santos Anjos. Pela primeira vez, depois de Trent, que está incluído no prefácio Missal Romano agradecendo a Deus criar os anjos, e na primeira e quarta oração eucarística papel concedido. No Novo Catecismo ressalta que a existência de anjos, é uma verdade de fé. Eles são servidores e mensageiros de Deus, que sempre vêem a face do Pai no céu (Mt 18, l0) e são seus agentes, obedecendo à voz da sua palavra (Sl 103,20). Como criaturas puramente espirituais, os anjos têm inteligência e vontade: são criaturas pessoais e imortais. Exceder em perfeição todas as criaturas visíveis eo brilho de sua glória é o testemunho disso (n. º s 328-330). 's Anjos pertencem a Cristo, eles foram criados por Ele e para Ele, e são chamados de "filhos de Deus". Toda a vida de Jesus encarnado foi cercado por anjos em várias passagens da encarnação à paixão e ressurreição (nn.331-333). A vida dos benefícios da Igreja da ajuda misteriosa e poderosa dos anjos (n.334-335), e desde a infância até a morte a vida humana é cercada por sua custódia (n.336). O diabo ou demônios são anjos caídos (nn.391-393), que influenciam os homens, e embora o seu poder é forte para ser espíritos puros, no entanto, não é infinito. Que Deus deveria permitir a atividade diabólica é um grande mistério, mas sabemos que em todas as coisas Deus trabalha para o bem daqueles que o amam (n.394-395).

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