Pular para o conteúdo principal

O petróleo não é de origem fóssil, é inesgotável.

Um dos primeiros tópicos, senão o primeiro, que nos é ensinado quando falamos de energia é da problemática do petróleo. Isto porque o petróleo como uma energia fóssil esgotar-se-á rapidamente face ao sobreconsumo dos seus derivados. Então é incutida logo na educação a necessidade de poupar energia e arranjar metodologias de evitar o seu gasto em exagero. Paralelamente a isto surgem as fontes de energia alternativas como forma de minimizar o consumo da tal energia de origem fóssil.


Vejamos alguns tópicos que são incutidos na sociedade a todos os níveis, principalmente através da educação:
  • O petróleo é um combustível fóssil que deriva da decomposição de plantas e animais mortos. Estes teriam sido acumulados e aprisionados a altas pressões. 
  • A energia solar captada e transmitida entre os seres vivos é aprisionada nas ligações moleculares, energia essa que é libertada apenas aquando da queima do petróleo.
  • As reservas de petróleo só conseguiram alimentar a nossa sociedade até 2060.

Outra questão é o facto de se falar num pico petrolífero, em inglês “Peak-Oil”, este conceito define o momento em que a taxa de extracção petrolífera atinge o seu máximo em todas as bacias passíveis de serem exploradas. Este pico acontece após a exploração de 50% das reservas de petróleo cuja sua exploração é viável.  

Segundo dados estatísticos já atravessamos o pico petrolífero e vamos de encontro a um decréscimo na exploração petrolífera que irá condicionar as crescentes necessidades energéticas na sociedade, conduzindo-nos assim para um crise energética.
Os efeitos deste declínio na exploração são os aumentos do preço dos derivados petrolíferos e a procura enorme de fontes de energia alternativa que possam substituir o petróleo.

E se o petróleo não for uma energia de origem fóssil?

Se não derivar da decomposição de material biológico morto?

Será o petróleo o constituinte de uma camada terrestre que é formada constantemente e inesgotavelmente?

Poderá não haver nenhuma crise energética, nem pico petrolífero?


A noção de pico petrolífero e da ideia de que o petróleo é uma energia de origem fóssil surgiu em 1919, em que os especialistas afirmavam que as reservas petrolíferas conseguiriam apenas sustentar o consumo durante mais 20 anos. No entanto, o que aconteceu é que o consumo aumenta todos os anos de forma acentuada e já passaram quase 90 anos e ainda temos petróleo. 

Qual a origem da teoria de que o petróleo é proveniente de matéria biológica?

A teoria para explicar a formação do petróleo foi concebida em 1757 pelo geólogo russo Mikhailo Lomonossov que afirma que matéria biológica morta era enclausurada entre pequenos sedimentos a altas pressões e que com o passar do tempo levou à formação do petróleo.
o petróleo surge de pequenos corpos de animais e plantas, enclausurados em sedimentos sob alta pressão e temperatura e transformam-se em petróleo após um período inimaginável”
Mikhailo Lomonossov 
O que é certo é que não se sabe em que factos é que Mikhailo Lomonossov se baseou para fazer tal afirmação, nem existe qualquer tipo de observação que comprove esta teoria. No entanto, esta foi aceita e continua a ser aceite durante mais de 200 anos sem que seja coloca em causa.
Esquema representativo da formação do petróleo de origem biótica (Fonte: http://filipedebarros.wordpress.com/2009/04/20/277/)

A verdade é que nunca foram encontrados fósseis de animais ou plantas nas reservas de petróleo. Isto leva-nos a concluir que a  teoria de que o petróleo é um combustível fóssil é unicamente uma crença sem qualquer sustentação científica. 
Um dos elementos mais abundantes na Terra e no nosso sistema solar é o carbono. Tanto os seres humanos, como os animais e as plantas somos formados em grande parte por carbono. E em pelo menos 10 planetas e luas de nosso sistema solar foram observadas grandes quantidades de hidrocarbonetos.
Lagoas de hidrocarbonetos líquidos em Titã - Representação artística do que foi observado (Fonte: http://www.nasa.gov/mission_pages/cassini/media/cassini-20080213.html)
A sonda espacial Cassini descobriu, ao passar próximo de Titã (lua de Saturno), que esta está repleta de hidrocarbonetos líquidos. No entanto não existe vida nesta lua, portanto a síntese dos hidrocarbonetos terá de ser à base de um outro processo químico. 

Como se forma o petróleo abiótico?

Na Terra, as placas continentais flutuam sobre uma inimaginável quantidade de hidrocarbonetos. Nas camadas mais produndas do manto terrestre surgem, em condições de temperatura, pressão e condições adequadas, grandes quantidades de hidrocarbonetos. A rocha calcária inorgânica é transformada num processo químico. Os hidrocarbonetos que daí resultam, são mais leves que as camadas de solo e rocha sedimentares, e por isso sobem pelas fendas da Terra e acumulam-se sob as camadas impermeáveis da crosta terrestre.
Camadas Terrestres (Fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br/ficcao-cientifica1.htm)
As elevadas temperaturas do magma são a fonte de energia para este fenómeno geológico. O resultado deste processo designa-se de petróleo abiótico, pois a sua produção não deriva de formas biológicas de vida, mas sim por um processo químico no interior da Terra. Este processo acontece ininterruptamente e continuamente.

Argumentos relevantes que sustentam a tese de que o petróleo tem origem abiótica

  • O petróleo é extraído a grandes profundidades, ultrapassando os 13 km. Isso contradiz totalmente a tese dos fósseis, pois os restos dos seres vivos marinhos nunca chegaram a tais profundidades e a temperatura (elevadíssima) teria destruído todo o material orgânico.
  • As reservas de petróleo, que deveriam estar vazias desde os anos 70, voltam a encher-se novamente por si mesmas. O petróleo fóssil não pode explicar este fenómeno. Só pode ser explicado pela produção incessante de petróleo abiótico no interior da Terra.
  • A quantidade de petróleo extraída nos últimos 100 anos supera a quantidade de petróleo que poderia ter sido formado através da biomassa. Nunca existiu material vegetal e animal suficiente para ser transformado em tanto petróleo. Somente um processo de fabricação de hidrocarbonetos no interior da Terra pode explicar esta quantidade gigantesca.
  • Quando observamos as grandes reservas de petróleo no mundo é notório que elas surgem onde as placas tectónicas estão em contacto uma com as outras ou se deslocam. Nestas regiões existem inúmeras fendas, um indício de que o petróleo provém do interior da Terra e migra vagarosamente através das aberturas para a superfície.

Mapa que evidencia os limites tectónicos (Fonte: http://geologiadoquinario.blogspot.pt/2010/04/falhas-tectonicas.html)
  •  Em laboratório foram criadas condições semelhantes àquelas que predominam nas profundezas do planeta. Foi possível produzir metano, etano e propano. Estas experiências provam que os hidrocarbonetos podem formar-se no interior da Terra através de simples reacções inorgânicas – e não pela decomposição de organismos mortos, como é geralmente aceite.
  • O petróleo não pode ter 500 milhões de anos e permanecer energeticamente capaz no solo até hoje. As longas moléculas de carbono ter-se-iam decomposto. O petróleo que utilizamos é recente, caso contrário já se teria volatilizado há muito tempo. Isto contradiz o aparecimento do petróleo fóssil, mas comprova a teoria do petróleo abiótico.

A Rússia testemunha esta teoria…

Em 1970, os russos começaram a perfurar poços a grandes profundidades, ultrapassando os 13km. Desde então, as grandes petrolíferas russas, incluindo a Iukos, perfuraram mais de 310 poços e usam-nos para a extracção de petróleo. No último ano, a Rússia ultrapassou a extracção do então maior produtor mundial, a Arábia Saudita.
Os russos dominam a complexa técnica de perfuração profunda há mais de 30 anos e exploram inesgotáveis reservas de petróleo das profundezas na Terra. Este facto é ignorado pelo Ocidente. Os russos provaram ser totalmente falsa a explicação dos geólogos ocidentais de que o petróleo seria o fruto de material orgânico decomposto.
Nos anos 40 e 50, os especialistas russos descobriram, para sua surpresa, que as reservas petrolíferas se reenchiam por si próprias e de baixo para cima. Chegaram à conclusão que o petróleo é produzido nas profundezas da Terra e emigra para cima, onde se acumula. Puderam comprovar isso através das perfurações profundas que fizeram.

Quais os interesses por detrás de um petróleo biótico?

DinheiroEntretanto, os chamados “cientistas”, os jornalistas e os políticos querem que acreditemos que o fim do petróleo está a chegar, porque supostamente a produção já atingiu o seu pico e agora está a decrescer. Naturalmente, a intenção é criar um clima que justifique o alto preço do petróleo e com isso obter lucros gigantescos de forma facilitada.
Sabe-se agora que o petróleo pode ser explorado praticamente em toda a parte, desde que se esteja disposto a investir nos altos custos de uma perfuração profunda. Qualquer país se pode tornar independente em matéria de energia. Simplesmente, os donos das petrolíferas querem países dependentes e que paguem caro pelo petróleo importado.
A afirmação de que existe um máximo na extracção de petróleo é, de facto, um golpe e uma mentira . Trata-se apenas de construir uma escassez e um encarecimento artificial. Tudo se resume a negócios, lucro, poder e controlo.
Texto adaptado de http://citadino.blogspot.pt/2009/10/o-petroleo-nao-e-de-origem-fossil.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolos e Significados

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou.

Como se constrói uma farsa?

26 de maio de 2013, a França produziu um dos acontecimentos mais emblemáticos e históricos deste século. Pacificamente, milhares de franceses, mais de um milhão, segundo os organizadores, marcharam pelas ruas da capital em defesa da família e do casamento. Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres, famílias inteiras, caminharam sob um clima amistoso, contrariando os "conselhos" do ministro do interior, Manuel Valls[1]. Voltando no tempo, lá no já longínquo agosto de 2012, e comparando a situação de então com o que se viu ontem, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que a França despertou, acordou de sua letargia.  E o que provocou este despertar? Com a vitória do socialista François Hollande para a presidência, foi colocada em implementação por sua ministra da Justiça, Christiane Taubira,  a guardiã dos selos, como se diz na França, uma "mudança de civilização"[2], que tem como norte a destruição dos últimos resquícios das tradições qu

Pai Nosso explicado

Pai Nosso - Um dia, em certo lugar, Jesus rezava. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a orar como João ensinou a seus discípulos”. È em resposta a este pedido que o Senhor confia a seus discípulos e à sua Igreja a oração cristã fundamental, o  Pai-Nosso. Pai Nosso que estais no céu... - Se rezamos verdadeiramente ao  "Nosso Pai" , saímos do individualismo, pois o Amor que acolhemos nos liberta  (do individualismo).  O  "nosso"  do início da Oração do Senhor, como o "nós" dos quatro últimos pedidos, não exclui ninguém. Para que seja dito em verdade, nossas divisões e oposições devem ser superadas. É com razão que estas palavras "Pai Nosso que estais no céu" provêm do coração dos justos, onde Deus habita como que em seu templo. Por elas também o que reza desejará ver morar em si aquele que ele invoca. Os sete pedidos - Depois de nos ter posto na presença de Deus, nosso Pai, para adorá-lo