Pular para o conteúdo principal

Limpo por fora. Agora, por dentro…



Eu possuía um rádio amador. Eu o mantinha na cozinha, em cima do freezer. Quando viajávamos, eu sempre tirava o rádio da tomada e desconectava a antena.
Uma vez, quando estávamos de saída para uma viagem de uma semana, lembrei-me que não havia tirado o rádio da tomada. Corri de volta à casa, puxei o plugue e saí precipitadamente outra vez.
Mas eu tirei o plugue errado. Tirei o plugue do freezer… Por sete dias, então, um freezer cheio de comida ficou com a energia desligada em um apartamento abafado.
Quando voltamos para casa… adivinhe quem foi apontado como aquele que havia desligado o freezer – que portanto seria responsável por limpá-lo? Acertou. Assim, eu tive que trabalhar.
Qual é a melhor maneira de limpar um interior apodrecido? Eu sabia exatamente o que fazer. Apanhei um trapo e um balde de água com sabão e comecei a limpar o lado de fora do aparelho. Eu tinha certeza de que o odor desapareceria com um bom brilho. Então lustrei, poli e limpei. Quando terminei, o freezer poderia passar pela inspeção de botas dos fuzileiros navais. Ele estava reluzindo de tanto brilho.
Mas quando abri a porta, aquele freezer estava repugnante.
(Você está se perguntando, “Bem, que tipo de bobo faria isto?” Continue lendo e você verá.)
Não tem problema, eu pensei. Eu sabia o que fazer. Este freezer precisa de alguns amigos. Eu também iria cheirar mal, se tivesse a vida social de uma máquina em uma cozinha. Então dei uma festa. Convidei todos os aparelhos das cozinhas da vizinhança. Foi um trabalho duro, mas enchemos o nosso apartamento de geladeiras, fogões, micro-ondas e máquinas de lavar. Foi uma grande festa. Algumas torradeiras se reconheceram da loja de eletrodomésticos. Todos brincaram de fixar o plugue na tomada e deram boas risadas sobre garantias limitadas. Mas foram os liquidificadores que fizeram sucesso. Eles realmente misturaram bem.
Eu tinha certeza que a interação social curaria o interior do meu freezer, mas eu estava enganado. Eu o abri e o mau cheiro estava ainda pior!
E agora?
Tive uma ideia. Se um polimento não tinha adiantado, e a vida social não ajudou, eu daria ao freezer uma posição social!
Comprei um adesivo da Mercedes-Benz e o grudei na porta. Pintei uma gravata de cores vivas na frente. Coloquei um adesivo “Salvem as baleias” na parte de trás e instalei um telefone celular na lateral. Aquele freezer estava chique. Estava elegante. Estava… bacana. Joguei uma colônia sobre ele e lhe dei um cartão de crédito e um tapinha nas costas…
Então abri a porta, esperando ver um interior limpo, mas o que vi estava pútrido – um interior fedorento e repulsivo.
Só pude pensar em mais uma opção. O meu freezer precisava de um prazer de “alta-voltagem!” Eu imediatamente comprei para ele alguns exemplares da revista Playgeladeira – a publicação que mostra freezers com suas portas abertas. Aluguei alguns filmes sobre eletrodomésticos manhosos… E, até mesmo tentei marcar um encontro com o freezer Westinghouse da vizinha, mas ela lhe deu de ombros.
Depois de alguns dias de entretenimento e sobrecarga por horas, abri a porta. E quase fiquei doente.
Eu sei o que você está pensando. A única coisa pior que o humor do Max é o seu bom-senso. Quem iria se concentrar no lado de fora quando o problema está no lado de dentro?
Você quer mesmo saber?
Uma dona de casa luta com a depressão. Qual é a solução sugerida por uma amiga bem-intencionada? Compre um vestido novo.
Um marido envolvido em um caso amoroso que lhe traz tanto aventura quanto culpa. A solução? Mude de companhias. Saia com pessoas que não façam com que você se sinta culpado!
Um jovem profissional é atormentado pela solidão. A sua obsessão pelo sucesso o deixou sem amigos. Seu chefe lhe dá uma ideia. Mude o seu estilo. Faça um novo corte de cabelo. Ostente algum dinheiro.
Caso após caso, tentativas de tratar o lado de fora enquanto se ignora o lado de dentro – polir o exterior enquanto se ignora o interior. E qual é o resultado?
A dona de casa compra um vestido novo, e a depressão desaparece… por um dia, talvez. Então a sombra volta.
O marido encontra um bando de companheiros que aprovam o seu adultério. O resultado? Paz… até que todos vão embora. Então a culpa volta.
O jovem profissional consegue um novo visual e as pessoas notam… até que a moda mude. Então ele tem que sair correndo e comprar mais coisas para que não pareça fora de moda.
O exterior polido, o interior enferrujado; o lado de fora transformado, o lado de dentro hesitante. Uma coisa está clara. As mudanças cosméticas são apenas superficiais.
Você só muda sua vida, mudando seu coração. (Texto de Max Lucado, da obra The Applause of Heaven). E isso você não consegue fazer: É Jesus quem faz este milagre. Por que não pedir isso, agora?Jesus muda a minha vida agora, tira a sujeira do meu coração. Vem trazer a vida que só o Senhor pode me dá a vida espiritual...a vida eterna.... Pois todo aquele que clamar o nome do Senhor Jesus será salvo.
Como pode tantas pessoas conseguirem viver apenas de aparências? E em geral por por conveniência, conformismo ou outros interesses.

É triste viver desta forma, e tornando-se aos poucos uma pessoa vazia ou cheia de mágoas, ressentimentos e/ou frustrações, e em geral com o passar do tempo a tendência danosa deste tipo de vida acaba em brigas, ofensas, lares desfeitos entre tantas coisas ruins que podem acontecer. Falo com convicção por ter passado por muitas destes problemas.

A solução o próprio texto já aponta, peça a Jesus ajuda, entregue seu coração a Ele, ore regularmente pedindo ajuda, força, renovo ao seu espirito e seu coração, e promova isso também dentro da sua família, você e sua família irão ficar surpresos com as maravilhas e milagres que irão acontecer em suas vidas.

Amilton Menezes 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Costumes Matrimoniais nos Tempos Bíblicos: Casamento, Levirato, Violações do Casamento, Pessoa solteira e Divórcio"

Nos tempos bíblicos, o primeiro passo no casamento era dado pelo homem ou por sua família (Gênesis 4:19; 6:2; 12:19; 24:67; Êxodo 2:1). Geralmente, as famílias do casal faziam o arranjo do casamento. Assim Hagar, como chefe da família "o casou [Ismael] com uma mulher da terra do Egito" (Gênesis 21:21). Estando Isaque com quarenta anos de idade, era perfeitamente capaz de escolher sua própria esposa (Gênesis 25:20); no entanto, Abraão mandou seu servo a Harã a fim de buscar uma esposa para Isaque (Gênesis 24). Abraão deu ao servo duas ordens estritas: A noiva não podia ser cananeia, e devia deixar o lar paterno para viver com Isaque na Terra Prometida. Em circunstância alguma devia Isaque voltar a Harã para viver de acordo com o antigo modo de vida da família. O servo de Abraão encontrou a orientação do Senhor em sua escolha (Gênesis 24:12-32). Então, segundo o costume da Mesopotâmia, ele fez os arranjos com o irmão e a mãe da moça (Gênesis 24:28-29, 33). Ele selou o acordo …

SUPORTAI-VOS UNS AOS OUTROS...

Muitas vezes tive que ouvir ou ler interpretações estranhas deste apelo que o Apóstolo Paulo faz à comunidade cristã que vivia em Colossos. Dizem que havia problemas e divisões tão graves dentro da comunidade, que Paulo já nem pode dizer-lhes “Amai-vos uns aos outros!”, mas se fica pelo apelo a que todos se aturem o melhor possível.
“Suportai-vos uns aos outros” não significa “Aturai-vos!”, mas antes “Sede o suporte uns dos outros!” É um apelo à comunhão mais profunda, à solidariedade mais consequente, à presença mais fraterna!

As comunidades de discípulos de Jesus devem nascer da escuta do Evangelho proclamado como um grito pascal que abre as pessoas à Esperança, ao desejo de uma Alegria maior e de uma  Liberdade duradoura...

No centro destas comunidades deve estar a experiência de Deus descoberto progressivamente no encontro com o Jesus dos evangelhos, no encontro com os irmãos, no discernimento dos acontecimentos quotidianos e na celebração  da Vida.
Deve tornar-se um espaço de partilh…

Operações de cocaína e nariz

Médicos clínicas de cirurgia plástica têm muito a dizer sobre os efeitos do uso de cocaína em muitos pacientes, alguns deles bem conhecidos e populares personagens que têm necessidade das mãos experientes do sono cirurgião.Reparação de um nariz consumida por drogas não é tarefa fácil, é uma operação muito complicada e perigosa para a saúde do paciente. Dado o grande aumento que ocorreu nos últimos anos, o presidente da Sociedade Espanhola de Cirurgia Estética apelou aos seus colegas de profissão para ser vigilante e não se deixe enganar pelos clientes de cocaína que vêm à consulta perguntando retocar o nariz ou problemas respiratórios que reivindicam. Quando se trata de comércio, parece que a verdadeira razão do problema e as complicações podem ser fatais e difícil de resolver. Reconstruir um nariz consumida por drogas é um trabalho que exige mãos experientes, seis ou sete horas de cirurgia e várias sessões até que esteja pronto.Os danos que a cocaína faz com que o nariz é terrível, po…