Na Eucaristia, partimos «o mesmo pão, que é remédio de imortalidade, antídoto para não morrer, mas para viver eternamente em Jesus Cristo» (S. Inácio de Antioquia).
ACERCA DA EUCARISTIA
[este texto é retirado do Catecismo da Igreja Católica - Compêndio]
O que é a Eucaristia?
É o
próprio sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus, que Ele
instituiu para perpetuar o sacrifício da cruz no decorrer dos séculos
até ao seu regresso, confiando assim à sua Igreja o memorial da sua
Morte e Ressurreição. É o sinal da unidade, o vínculo da caridade, o
banquete pascal, em que se recebe Cristo, a alma se enche de graça e nos
é dado o penhor da vida eterna.
Quando é que Jesus Cristo instituiu a Eucaristia?
Instituiu-a na Quinta Feira Santa, «na noite em que foi entregue» (1 Cor 11,23), ao celebrar a Última Ceia com os seus Apóstolos.
Como é que a instituiu?
Depois
de reunir os Apóstolos no Cenáculo, Jesus tomou nas suas mãos o pão,
partiu-o e deu-lho dizendo: «Tomai e comei todos: isto é o meu corpo
entregue por vós». Depois tomou nas suas mãos o cálice do vinho e
disse-lhes: «tomai e bebei todos: este é o cálice do meu sangue para a
nova e eterna aliança, derramado por vós e por todos para a remissão dos
pecados. Fazei isto em memória de mim».
O que significa a Eucaristia na vida da Igreja?
É fonte e
cume da vida cristã. Na Eucaristia, atingem o auge a acção
santificadora de Deus em nosso favor e o nosso culto para com Ele. Nela
está contido todo o tesouro espiritual da Igreja: o próprio Cristo,
nossa Páscoa. A comunhão da vida divina e a unidade do Povo de Deus são
significadas e realizadas na Eucaristia. Pela celebração eucarística
unimo-nos desde já à liturgia do Céu e antecipamos a vida eterna.
Como é chamado este sacramento?
A
insondável riqueza deste sacramento exprime-se com diferentes nomes que
evocam alguns dos seus aspectos particulares. Os mais comuns são:
Eucaristia, Santa Missa, Ceia do Senhor, Fracção do pão, Celebração
Eucarística, Memorial da paixão, da morte e da ressurreição do Senhor,
Santo Sacrifício, Santa e Divina Liturgia, Santos Mistérios, Santíssimo
Sacramento do altar, Santa Comunhão.
Qual o lugar da Eucaristia no desígnio da salvação?
Na
Antiga Aliança, a Eucaristia é preanunciada sobretudo na ceia pascal
anual, celebrada cada ano pelos judeus com os pães ázimos, para recordar
a imprevista e libertadora partida do Egipto. Jesus anuncia-a no seu
ensino e institui-a, celebrando com os seus Apóstolos a última Ceia,
durante um banquete pascal. A Igreja, fiel ao mandamento do Senhor:
«Fazei isto em memória de mim» (1 Cor 11, 24), sempre celebrou a Eucaristia, sobretudo ao Domingo, dia da ressurreição de Jesus.
Como se desenrola a celebração da Eucaristia?
Desenrola-se
em dois grandes momentos que formam um só acto de culto: a liturgia da
Palavra, que compreende a proclamação e escuta da Palavra de Deus; e a
liturgia eucarística, que compreende a apresentação do pão e do vinho, a
oração ou anáfora, que contém as palavras da consagração, e a comunhão.
Quem é o ministro da celebração da Eucaristia?
É o sacerdote (Bispo ou presbítero), validamente ordenado, que age na Pessoa de Cristo Cabeça e em nome da Igreja.
Quais os elementos essenciais e necessários para realizar a Eucaristia?
São o pão de trigo e o vinho da videira.
Como é que a Eucaristia é memorial do sacrifício de Cristo?
A eucaristia é memorial no sentido que torna presente e actual o
sacrifício que Cristo ofereceu ao Pai, uma vez por todas, na cruz, em
favor da humanidade. O carácter sacrificial da Eucaristia manifesta-se
nas próprias palavras da instituição: «Isto é o meu corpo, que vai ser
entregue por vós» e «este cálice é a nova aliança no meu sangue, que vai
ser derramado por vós» (Lc 22,19-20). O sacrifício da cruz e o sacrifício da Eucaristia são um único sacrifício. Idênticos são a vítima e Aquele que oferece, diverso é só o modo de oferecer-se: cruento na cruz, incruento na Eucaristia.
Como é que a Igreja participa no sacrifício eucarístico?
Na
Eucaristia, o sacrifício de Cristo torna-se também o sacrifício dos
membros do seu Corpo. A vida dos fiéis, o seu louvor, o seu sofrimento, a
sua oração, o seu trabalho são unidos aos de Cristo. Enquanto
sacrifício, a Eucaristia é também oferecida por todos os fiéis vivos e
defuntos, em reparação dos pecados de todos os homens e para obter de
Deus benefícios espirituais e temporais. A Igreja do céu está unida
também à oferta de Cristo.
Como é que Jesus está presente na Eucaristia?
Jesus
Cristo está presente na Eucaristia dum modo único e incomparável. De
facto, está presente de modo verdadeiro, real, substancial: com o seu
Corpo e o seu Sangue, com a sua Alma e a sua Divindade. Nela está
presente em modo sacramental, isto é, sob as espécies eucarísticas do
pão e do vinho, Cristo completo: Deus e homem.
Que significa transubstanciação?
Transubstanciação significa a conversão de toda a
substância do pão na substância do Corpo de Cristo e de toda a
substância do vinho na substância do seu Sangue. Esta conversão
realiza-se na oração eucarística mediante a eficácia da palavra de
Cristo e a acção do Espírito Santo. Todavia as características sensíveis
do pão e do vinho, isto é as «espécies eucarísticas», permanecem
inalteradas.
A fracção do pão divide Cristo?
A
fracção do pão não divide Cristo: Ele está presente todo inteiro em cada
uma das espécies eucarísticas e em cada uma das suas partes.
Até quando continua a presença eucarística de Cristo?
Ela continua enquanto subsistem as espécies eucarísticas.
Que tipo de culto é devido ao sacramento da Eucaristia?
É devido o culto de latria, isto é, de adoração reservado só a Deus quer
durante a celebração eucarística quer fora dela. De facto, a Igreja
conserva com a maior diligência as Hóstias consagradas, leva-as aos
enfermos e às pessoas impossibilitadas de participar na Santa Missa,
apresenta-as à solene adoração dos fiéis, leva-as em procissão e convida
à visita frequente e à adoração do Santíssimo Sacramento conservado no
tabernáculo.
Porque é que a Eucaristia é banquete pascal?
A
Eucaristia é o banquete pascal, porque Cristo, pela realização
sacramental da sua Páscoa, nos dá o seu Corpo e o seu Sangue, oferecidos
como alimento e bebida, e nos une a si e entre nós no seu sacrifício.
Que significa o altar?
O altar
é o símbolo do próprio Cristo, presente como vítima sacrificial (altar-
sacrifício da cruz) e como alimento celeste que se nos dá (altar-mesa
eucarística).
Quando é que a Igreja obriga a participar na santa Missa?
A Igreja
obriga os fiéis a participar na santa Missa cada Domingo e nas festas
de preceito, e recomenda a participação nela também nos outros dias.
Quando se deve comungar?
A Igreja
recomenda aos fiéis que participam na santa Missa que também recebam,
com as devidas disposições, a sagrada Comunhão, prescrevendo a obrigação
de a receber ao menos pela Páscoa.
Que se requer para receber a sagrada Comunhão?
Para
receber a sagrada Comunhão é preciso estar plenamente incorporado à
Igreja católica e em estado de graça, isto é, sem consciência de pecado
mortal. Quem tem consciência de ter cometido pecado grave deve receber o
sacramento da Reconciliação antes da Comunhão. São também importante o
espírito de recolhimento e de oração, a observância do jejum prescrito
pela Igreja e ainda a atitude corporal (gestos, trajes), como sinal de
respeito para com Cristo.
Quais são os frutos da sagrada Comunhão?
A
sagrada Comunhão aumenta a nossa união com Cristo e com a sua Igreja,
conserva e renova a vida da graça recebida no Baptismo e no Crisma, e
faz-nos crescer no amor para com o próximo. Fortalecendo-nos na
caridade, perdoa os pecados veniais e preserva-nos dos pecados mortais,
no futuro.
Quando é possível administrar a sagrada Comunhão aos outros cristãos?
Os
ministros católicos administram licitamente a sagrada comunhão aos
membros das Igrejas orientais que não têm plena comunhão com a Igreja
católica, sempre que estes espontaneamente a peçam e com as devidas
disposições.
No que
se refere aos membros doutras Comunidades eclesiais, os ministros
católicos administram licitamente a sagrada comunhão aos fiéis, que, por
motivos graves, a peçam espontaneamente, tenham as devidas disposições e
manifestem a fé católica acerca do sacramento.
Porque é que a Eucaristia é «penhor da futura glória»?
Porque a
Eucaristia nos enche das graças e bênçãos do Céu, fortalece-nos para a
peregrinação desta vida, faz-nos desejar a vida eterna, unindo-nos desde
já a Cristo, sentado à direita do Pai, à Igreja do Céu, à santíssima
Virgem e a todos os santos.