Pelo serviço, usuários vão poder acessar sites na web
gratuitamente pelo celular, mesmo sem assinar nenhum plano. Um piloto
será implantado na cidade de São Sebastião (DF) com participação da
Claro, Oi, TIM e Vivo.
O Brasil começa a testar no próximo sábado (14/07) o acesso gratuito à internet, conhecido como banda larga 0800. Pelo serviço oferecido pelas operadoras móveis, usuários vão poder acessar sites na web pelo celular, mesmo que não tenham nenhum plano. O projeto-piloto foi lançado nesta quinta-feira (12/07) pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.
Assim como as ligações gratuitas para telefones 0800, a conexão à internet será paga pelo site que está oferecendo o serviço, como portais do governo federal, em que o cidadão possa se informar, por exemplo, sobre ofertas de emprego, agenda cultural, horários de ônibus, concursos públicos e notícias em geral.
Os testes, que começarão oficialmente no sábado, em evento na cidade de São Sebastião (DF), próxima a Brasília. O piloto terá duração de 15 dias e contará com a participação de 80 pessoas da comunidade, selecionadas pelo governo do Distrito Federal.
As prestadoras Claro, Oi, TIM e Vivo fornecerão os aparelhos de telefone celular e darão suporte técnico, financeiro e operacional ao projeto.
Para a fase de testes, o Ministério das Comunicações criou um portal específico - bandalarga.0800.br - que poderá ser acessado gratuitamente via celular pelas pessoas selecionadas. O órgão distribuirá aos usuários um questionário para conhecer as dificuldades de navegação e a aceitação da facilidade.
Após o período de testes, será definido o público-alvo, que poderá envolver pessoas que já fazem parte de programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família. Também serão estudadas as necessárias adequações de redes e sistemas. Comprovada sua viabilidade técnica e econômica, o projeto pode evoluir para o setor privado, como bancos e sites de compra, por exemplo.