Pular para o conteúdo principal

A “RESSURREIÇÃO” DE LÁZARO



Lázaro foi ressuscitado por Jesus.O que é ressurreição dos mortos ou da carne? Lázaro realmente ressuscitou? O Catecismo da Igreja Católica ensina nobre a ressurreição dos mortos.
Há alguns relatos de que Jesus tenha “ressuscitado” outras pessoas, que não a pessoa de Lázaro. No entanto penso que este acontecimento narrado no evangelho deve ser o de maior impacto. Pode ser até mesmo pelo fato marcante com que foi narrado ou mesmo pela a proximidade com que Jesus tinha para com as irmãs de Lazaro. Mas quero mesmo falar é sobre a “ressurreição” do amigo de Jesus. Perceba, o sinal de aspas é proposital. A narração deste acontecimento é narrada no evangelho de S. João cap. 11 vs. 1-57.

RESSURREIÇÃO NO ANTIGO TESTAMENTO 

A um caso marcante narrado no Antigo Testamento, onde há uma “ressurreição” de um cadáver ao tocar os ossos do profeta Eliseu que já havia falecido. Sobre este fato, do caso dos ossos, nós podemos falar de algumas coisas, como as relíquias dos santos e até da ligação do corpo do santo profeta com a graça com que ele se encontrava. Para nós só há vida. A morte, como conhecemos é um meio pelo qual caminhamos para chegar até a eternidade. Bom, voltando sobre o fato da ressurreição. Este acontecimento que ocorrera após a morte do profeta está descrito no Segundo livro dos Reis. A narração diz o seguinte: 
Ora, aconteceu que um grupo de pessoas, estando a enterrar um homem, viu uma turma desses guerrilheiros e jogou o cadáver no túmulo de Eliseu. O morto, ao tocar os ossos de Eliseu, voltou à vida, e pôs-se de pé. (2 Reis13, 21) 
Um outro fato muito interessante, mas com Eliseu em vida, é o caso da criança que morreu e o profeta o faz VOLTAR. 
Eliseu entrou na casa, onde estava o menino morto em cima da cama. Entrou, fechou a porta atrás de si e do morto, e orou ao Senhor. Depois, subiu à cama, deitou-se em cima do menino, colocou seus olhos sobre os olhos dele, suas mãos sobre as mãos dele, e enquanto estava assim estendido, o corpo do menino aqueceu-se. Eliseu levantou-se, deu algumas voltas pelo quarto, tornou a subir e estendeu-se sobre o menino; este espirrou sete vezes e abriu os olhos. Eliseu chamou Giezi e disse-lhe: Chama a sunamita; o que ele fez. Ela entrou e Eliseu disse-lhe: Toma o teu filho. (2 Reis 4, 32-36) 
Mas então, onde quero chegar? Bem, quem sabe simples, e ao mesmo tempo polêmico. O fato é que estas pessoas NÃO RESSUSCITARAM e sim VOLTARAM A VIVER ou se REVITALIZARAM por INTERVENÇÃO DIVINA, é milagre de qualquer forma. Assim também aconteceu com Lázaro e as pessoas o qual Jesus “ressuscitou”, simplesmente voltaram a viver, mas não ressuscitaram. Mas porque eu estou dizendo isso? Digo porque, a ressurreição implica em uma transformação muito maior. E estas pessoas que foram “ressuscitadas” certamente voltaram a morrer em um outro momento. 

RESSURREIÇÃO PARA SÃO PAULO 

Bom é unanime entre todos os pais da Igreja um determinado conceito sobre o ser haverá uma transformação daquilo que é para aquilo que deve ser. O apostolo Paulo fala de acordo com sua linguagem sobre a ressurreição. 
Assim também é a ressurreição dos mortos. Semeado na corrupção, o corpo ressuscita incorruptível; semeado no desprezo, ressuscita glorioso; semeado na fraqueza, ressuscita vigoroso; semeado corpo animal, ressuscita corpo espiritual. Se há um corpo animal, também há um espiritual. (I Cor. 15, 42-44) 
A ressurreição é a transformação plena do ser humano para aquilo que ele foi destinado e não uma revitalização, ou algo momentâneo. 

O QUE O CATECISMO FALA SOBRE A RESSURREIÇÃO 

É maravilhoso quando passamos conhecer o ensinamento da Igreja e tudo aquilo que a graça de Deus reserva para nós. O Catecismo da Igreja Católica dá com a sabedoria do Magistério um esclarecimento muito profundo sobre o tema da RESSURREIÇÃO DA CARNE. 
A "ressurreição da carne" significa que após a morte não haverá somente a vida da alma imortal, mas que mesmo os nossos "corpos mortais" (Rm 8,11) readquirirão vida. O termo "carne" designa o homem em sua condição de fraqueza e de mortalidade. 
Logo a RESSURREIÇÃO implica em todo o ser ALMA e CORPO. Tal circunstância não ocorrera com os fatos narrados e sim um revitalização. A ressurreição de Lázaro teve um propósito, que é narrado no próprio evangelho de São João.
...disse-lhes Jesus: Esta enfermidade não causará a morte, mas tem por finalidade a glória de Deus. Por ela será glorificado o Filho de Deus. (S. João 11, 4)
Sendo então que a morte e a revitalização de Lázaro serviria para a glória de Deus e de Jesus seu filho. 
Bom, espero que tenha gostado da leitura e aguardo seu comentário. Um forte abraço.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolos e Significados

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou.

Como se constrói uma farsa?

26 de maio de 2013, a França produziu um dos acontecimentos mais emblemáticos e históricos deste século. Pacificamente, milhares de franceses, mais de um milhão, segundo os organizadores, marcharam pelas ruas da capital em defesa da família e do casamento. Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres, famílias inteiras, caminharam sob um clima amistoso, contrariando os "conselhos" do ministro do interior, Manuel Valls[1]. Voltando no tempo, lá no já longínquo agosto de 2012, e comparando a situação de então com o que se viu ontem, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que a França despertou, acordou de sua letargia.  E o que provocou este despertar? Com a vitória do socialista François Hollande para a presidência, foi colocada em implementação por sua ministra da Justiça, Christiane Taubira,  a guardiã dos selos, como se diz na França, uma "mudança de civilização"[2], que tem como norte a destruição dos últimos resquícios das tradições qu

Frases célebres de São Padre Pio de Pietrelcina

Reze, espere e não se preocupe. A preocupação é inútil. Deus é misericordioso e ouvirá sua prece ... A oração é a melhor arma que temos, é a chave que abre o coração de Deus. Você deve falar com Jesus, não só com os lábios, mas com seu coração. Na verdade, em algumas ocasiões você deve falar apenas com o coração ... Eu só quero ser um frade que reza ... O tempo usado para glorificar a Deus e cuidar da saúde da alma nunca é desperdiçado. Não há tempo melhor gasto do que aquele que é gasto em santificar as almas dos outros. Doce é o jugo de Jesus, e seu peso é leve, portanto, não demos lugar ao inimigo para rastejar em nossos corações e roubar a nossa paz. A chave da perfeição é o amor. Quem vive no amor vive em Deus, pois Deus é amor, como diz o Apóstolo. Eu vou fazer mais do Céu do que eu posso fazer aqui na Terra. O diabo é como um cão raivoso preso na corrente, não pode atingir ninguém além dos limites da corrente. Portanto, fique longe de