Pular para o conteúdo principal

Quaresma: um tempo único para a conversão



A Quaresma é um grande tesouro da Tradição Cristã: oportunidade para renovar a experiência da Transcendência e do Amor de Deus em nós

A PALAVRA Quaresma vem do latimQuadragesima. Essa prática, que vem desde o século IV, designa o período de 40 dias que antecedem a Festa maior do cristianismo: a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, celebrada na Páscoa Cristã.

A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e termina na Quinta-feira Santa: para os católicos é um tempo muito especial, no qual a Igreja nos chama à reflexão e à busca de uma verdadeira (re)conversão pessoal. Todo católico deve aproveitar essa oportunidade para se aproximar de Deus, nosso Pai. Só nesse processo de aproximação é possível crescer espiritualmente. E o cristão sabe bem que a espiritualidade é a base de tudo o que podemos desejar nesta vida, pois “de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Jesus Cristo em Mt 16,24).

Toda Quaresma significa um recomeço, um renascer para uma vida mais plena, mais completa e feliz. O objetivo concreto de cada Quaresma é nos tornarmos pessoas melhores, para nós mesmos e para o nosso próximo. A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência. - O cristão se recolhe, em oração e penitência, para preparar seu espírito para acolher o Cristo Vivo, ressuscitado no Domingo de Páscoa. Simbolicamente, renascemos junto com o Cristo!

Cerca de duzentos anos após o nascimento de Jesus, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 dC, a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias: assim surgiu a Quaresma.


Significado dos 40 dias

Na Bíblia, em geral, o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que seguem significam o tempo da nossa vida na Terra, com suas provações e dificuldades. A duração da Quaresma está baseada na simbologia bíblica, de modo semelhante a dos 40 dias do dilúvio, dos 40 anos de peregrinação do povo liberto da escravidão do Egito no deserto, dos 40 dias de Moisés e de Elias na montanha, dos 40 dias que Jesus passou no deserto, dos 400 anos do exílio de Israel no Egito... Todos esses períodos vêm antes de fatos essenciais ou muito importantes: representam uma preparação do espírito para um acontecimento de fundamental que está por vir.


O que fazer no tempo da Quaresma? 

A Igreja propõe basicamente três linhas de ação prática:a oração, a penitência e a caridade. Possivelmente não existam grandes dificuldades para se compreender o significado mais profundo da oração e da caridade, e são muitas as fontes seguras às quais o cristão pode recorrer para esse esclarecimento. Parece-nos que o mesmo não se dá com a penitência, ao menos não com a mesma facilidade. O que significa praticar a penitência, tão mencionada e tão especialmente importante no período da Quaresma?

Penitência significa, principalmente, conversão. Conversão de vida, de hábitos, dos modos de ser e e de se viver. Nos Evangelhos, Jesus fala dos atos de penitência que eram praticados no seu tempo, e critica a maneira superficial ou desprovida de propósito com que eram praticados. Esmola, jejum e oração são, sim, gestos de penitência, mas para que servem?

A finalidade da penitência é fazer com que o ser humano se volte profundamente para Deus, que se encontre com Ele no íntimo do seu ser, no segredo do seu coração. É isso que o Senhor ensina:

“Guardai-vos de fazer vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles. Do contrário, não tereis recompensa junto de vosso Pai que está no céu. Quando, pois, dás esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem louvados pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa. Quando deres esmola, que tua mão esquerda não saiba o que fez a direita.
Assim, a tua esmola se fará em segredo; e teu Pai, que vê o escondido, recompensar-te-á. Quando orardes, não façais como os hipócritas, que gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa. Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á.” (Mt 6,2-6)

Jesus indica que os atos de penitência são principalmente interiores, e não para exibir, pois assim seriam falsos. Pelo contrário, a penitência, como conversão, requer que a pessoa rejeite as aparências, saiba se libertar da falsidade e se reencontrar em sua verdade interior. O principal significado da penitência é interior, espiritual. O esforço é para “entrar em si mesmo" e assim colocar-se diante de Deus, no mais profundo do próprio ser, onde o SENHOR fala conosco. A pessoa exterior deve ceder, em cada um de nós, à pessoa interior, e lhe dar o lugar.

A Quaresma deve passar pelo homem interior: pelos corações e pelas consciências. É este o esforço essencial da penitência. Ela não deve ser encarada apenas como um esforço, um sacrifício, e jamais como um peso que nos esmaga: é, antes de tudo, uma oportunidade maravilhosa que devemos receber com gratidão e alegria! Uma alegria do espírito, alegria que outras coisas não podem nos dar.

O jejum

A Igreja prescreve oficialmente o jejum a todos os batizados, pelo menos na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa. - Pela lei da igreja, o jejum é obrigatório nesses dois dias, para pessoas entre 18 e 60 anos, mas podem ser substituídos por outros dias, conforme as necessidades de cada fiel.

O jejum, como toda penitência, é uma forma de educação do espírito, e pode ser direcionado no sentido de reverter alguma inclinação mundana, que afasta o nosso espírito de Deus, como algo a que nos apegamos porque gostamos muito (comida, bebida...). Assim, pode-se substituir aquele prazer temporal por algum serviço de caridade. O “sacrifício” pode ser escolhido livremente: você pode deixar de beber cerveja ou de tomar aquele sorvete, por exemplo, como costuma fazer todos os finais de expediente, durante esse tempo, e usar o valor que gastaria para o bem de alguém que precisa. Se achar difícil, pode tentar fazê-lo pelo menos por uma semana. Além disso, todos nós sabemos que poderíamos melhorar como cristãos em algum aspecto específico, com o qual somos normalmente desatenciosos. Você pode se comprometer a melhorar os seus modos diante de alguma pessoa ou alguma situação com que costuma ter dificuldade. Vamos tentar?


____________

Ref. bibliográfica: 
 KEELER, Helen; GRIMBLY, Susan. 101 Coisas que Todos Deveriam Saber Sobre o Catolicismo. São Paulo: Pensamento- Cultrix, 2007.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolos e Significados

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou.

Como se constrói uma farsa?

26 de maio de 2013, a França produziu um dos acontecimentos mais emblemáticos e históricos deste século. Pacificamente, milhares de franceses, mais de um milhão, segundo os organizadores, marcharam pelas ruas da capital em defesa da família e do casamento. Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres, famílias inteiras, caminharam sob um clima amistoso, contrariando os "conselhos" do ministro do interior, Manuel Valls[1]. Voltando no tempo, lá no já longínquo agosto de 2012, e comparando a situação de então com o que se viu ontem, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que a França despertou, acordou de sua letargia.  E o que provocou este despertar? Com a vitória do socialista François Hollande para a presidência, foi colocada em implementação por sua ministra da Justiça, Christiane Taubira,  a guardiã dos selos, como se diz na França, uma "mudança de civilização"[2], que tem como norte a destruição dos últimos resquícios das tradições qu

Pai Nosso explicado

Pai Nosso - Um dia, em certo lugar, Jesus rezava. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a orar como João ensinou a seus discípulos”. È em resposta a este pedido que o Senhor confia a seus discípulos e à sua Igreja a oração cristã fundamental, o  Pai-Nosso. Pai Nosso que estais no céu... - Se rezamos verdadeiramente ao  "Nosso Pai" , saímos do individualismo, pois o Amor que acolhemos nos liberta  (do individualismo).  O  "nosso"  do início da Oração do Senhor, como o "nós" dos quatro últimos pedidos, não exclui ninguém. Para que seja dito em verdade, nossas divisões e oposições devem ser superadas. É com razão que estas palavras "Pai Nosso que estais no céu" provêm do coração dos justos, onde Deus habita como que em seu templo. Por elas também o que reza desejará ver morar em si aquele que ele invoca. Os sete pedidos - Depois de nos ter posto na presença de Deus, nosso Pai, para adorá-lo