Há quem diga que nos dias de hoje levar um namoro santo católico é impossível, não que só na igreja católica possa viver namoro santo, mas para aqueles que creem em Deus : “nada é impossível.” É preciso acreditar que tudo que Deus nos orienta é para o nosso bem, e que quando ele proíbe “pecar contra a castidade” , está se posicionando em nosso favor. Ele está nos defendendo de sofrimentos futuros…
Quando começamos a namorar entramos na fase do encantamento, onde tudo é lindo, perfeito, chegamos a imaginar que “ nascemos um para o outro”…. Mas na verdade, nessa fase da paixão, não sabemos ainda se esse “amor vai durar ou não!” Somente após dias, meses de convivência, espera, oração, situações que poderemos descobrir se estamos amando ou não a pessoa que está ao nosso lado. Durante essetempo de “descobertas” temos que lutar em prol da castidade e não há como vivenciar um NAMORO SANTO, sem o “SANTIFICADOR” em nosso meio. O namoro deverá ser vivido a “três” e não a “dois”. Somente na Trindade ( Eu, Deus e Você) conseguiremos resistir aos impulsos carnais até chegar o grande dia da entrega mútua para sempre, onde o amor humano tornar-se-á imagem do amor divino.
No Catecismo da Igreja Católica (YOU CAT) , número 403, comenta que: “ a fusão sexual é a mais bela expressão corporal e sensual do amor. As pessoas que procuram sexo sem amor vivenciam uma mentira, pois a proximidade dos corpos não corresponde á proximidade dos seus corações. O sexo torna-se , então, desumano, ele degrada-se em puro meio de prazer e degenera em mercadoria.” Em outra citação, também do YOU CAT, é revelado que a pessoa que consegue guardar a castidade, reserva seu desejo erótico para o amor consciente, resistindo á tentação de se perder na satisfação voluptuosa dos elementos sexuais. Concluímos então que por ser o sexo a máxima expressão do amor, ele não deve ser banalizado, vivenciado antes do casamento, é preciso saber esperar , valorizar seu corpo , que é templo do Espírito Santo , ter consciência do valor que temos e como nossa dignidade fica ferida quando nos entregamos antes da hora. É como comer um fruto verde, antes dele amadurecer ! O sabor é diferente e muitas vezes amargo!!!
Para conseguir alcançar o propósito da santidade no namoro, é preciso unir a força Divina á Humana. Suplicar ajuda do alto, pedir a Deus a graça da pureza, da perseverança, do auto-domínio, a graça de renunciar sua vontade, para deixar a vontade de Deus prevalecer. Recorrer aos sacramentos da confissão e Eucaristia, torna-se mais fácil enfrentar essa batalha!!! Não podemos esquecer de suplicar a intercessão da nossa Mãe Maria Santíssima, Ela que com amor intercede pelos seus filhos , não nos deixará sem auxílio, através da oração do Santo Terço. Ler , meditar , escutar a Palavra de Deus, torna-nos mais íntimos do Pai.
Humanamente falando, cabe a nós, fugir das tentações, evitando “lugares escuros”, ficar sozinhos por muito tempo na sala ou no quarto(quando o “coração bater mais rápido”),não assistir filmes com cenas “picantes”, não prolongar-se demasiadamente ao beijar, mortificar os desejos da carne. E para as mulheres algumas responsabilidades a mais: não usar roupas provocantes(com decotes), muito justas ou curtas…e saber dizer NÃO quando “o clima estiver esquentando”…
Comunicar –se com a Trindade Santa e a Mãe diariamente, viver em comunidade, tornará este tempo de espera menos árduo e mais valioso. Você descobrirá se está pessoa é ou não a quem você dirá o seu “SIM” para o resto de sua vida….SIM para o AMOR e para a VIDA, SIM para o PERDÃO e o RECONCILIAÇÃO, SIM para a CONCÓRDIA e a UNIÃO, SIM para a RENÚNCIA E SIM para a DOAÇÃO, SIM para DEUS. E assim TESTEMUNHARÁ a PALAVRA que diz: “O QUE DEUS UNIU O HOMEM NÃO SEPARA.”
Saiba aproveitar todos os momentos de sua vida na presença de Deus, se caiu, levanta, se escorregou, confesse, o importante é não afastar-se da presença de Deus, pois somente Ele nos indicará o caminho mais seguro: o CÉU! Lá é a nossa habitação e lá só entra corajosos….
Feliz dia dos namorados hoje e todos os dias !
Por Josy e José Carlos da Comunidade Har-magedôn