Maria Santíssima é verdadeiramente Mãe
de uma bondade incomensurável. Seu desvelo para conosco excede a todo
amor conhecido, pois não apenas é generoso, terno, envolvente e até
heróico, mas parece ultrapassar todos os limites.
Como vimos, mesmo quando em Fátima se
referiu às punições reservadas para o mundo impenitente, a Mãe de Deus
revestiu suas admoestações de profunda tristeza,demonstrando também, por
seu modo de se expressar, uma grande pena dos "pobres pecadores".
Apesar do anúncio da salutar punição,
Nossa Senhora encontra-se pronta a nos obter de seu Divino Filho o
perdão. A condição é que utilizemos os meios por Ela indicados: o
aumento na devoção a Ela, a oração e a penitência.
Não há por que estranhar o caráter
condicional dessa promessa de perdão, vinda de Mãe tão bondosa e
misericordiosa. Pois, uma vez que alguém está ameaçado de castigo por
causa de seus pecados, o modo de ser poupado é deixar de cometê-los.
A devoção ao Imaculado Coração de Maria
Para salvar as almas "dos pobres
pecadores, Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado
Coração" - dizia a Santíssima Virgem na aparição de 13 de julho de 1917,
ao tratar do cerne de sua mensagem. Porém, não foi esta a única ocasião
em que Nossa Senhora se referiu à importância dessa devoção.
Mencionou-a diversas outras vezes nas suas mensagens, e tal insistência
não pode deixar de ser seriamente considerada.
Quem se tomar de verdadeiro e sincero
amor por essa boa Mãe, puríssima e inigualável, e pôr em prática a
devoção ao seu Imaculado Coração, será favorecido por seu contínuo
amparo. Por maiores que tenham sido os pecados cometidos, Nossa Senhora
intercederá pelo fiel devoto junto a seu Divino Filho, obtendo-lhe todas
as graças de emenda de vida e perseverança no bom caminho.
A devoção ao Imaculado Coração de Maria é, portanto, um dos principais remédios para a ruína contemporânea.
A comunhão reparadora
Nossa Senhora ofereceu-nos, por meio da
Irmã Lúcia, um dom de valor inestimável: "Eu prometo assisti-los na hora
da morte com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas".
Para receber esse benefício, basta ao fiel fazer a comunhão reparadora
dos primeiros sábados de cinco meses seguidos, além de se confessar,
rezar o terço e fazer quinze minutos de meditação sobre os Mistérios do
Rosário. Essa comunhão deve ser oferecida em desagravo à Santíssima
Virgem e a seu Divino Filho, pelos pecados e ofensas contra Eles
cometidos.
Como fazer a comunhão reparadora dos cinco primeiros sábados
Com efeito, na terceira aparição, em 13
de julho, Nossa Senhora prometera: "Virei pedir a consagração da Rússia
ao meu Imaculado Coração e a comunhão reparadora nos primeiros sábados".
Tal vinda ainda não se dera.
No dia 10 de dezembro de 1925, porém,
conforme relata a Irmã Lúcia (falando de si mesma na terceira pessoa),
"apareceu-lhe a Santíssima Virgem, e, ao lado, suspenso em uma nuvem
luminosa, um Menino. A Santíssima Virgem, pondo-lhe no ombro a mão,
mostrou-lhe um Coração que tinha na outra mão, cercado de espinhos. Ao
mesmo tempo, disse o Menino: ‘Tem pena do Coração de tua Santíssima Mãe,
que está coberto de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos
Lhe cravam, sem haver quem faça um ato de reparação para os tirar'.
Em seguida, disse a Santíssima Virgem:
‘Olha, minha filha, o meu Coração cercado de espinhos que os homens
ingratos a todo momento Me cravam com blasfêmias e ingratidões. Tu, ao
menos, vê de Me consolar, e dize que todos aqueles que durante cinco
meses, no primeiro sábado, se confessarem, recebendo a Sagrada Comunhão,
rezarem um Terço e Me fizerem quinze minutos de companhia meditando nos
quinze mistérios do Rosário com o fim de Me desagravar, Eu prometo
assisti-los na hora da morte com todas as graças necessárias para a
salvação dessas almas'.
No dia 15 de fevereiro de 1926,
apareceu-lhe de novo o Menino Jesus. Perguntou-lhe se já tinha espalhado
a devoção à sua Santíssima Mãe". Ela Lhe disse que a Madre Superiora
stava disposta a propagá-la, mas que o confessor tinha dito que esta
última, sozinha, nada podia. "Jesus respondeu: ‘É verdade que a tua
Superiora, só, nada pode; mas, com a minha graça, pode tudo'.
Apresentou a dificuldade que algumas
almas tinham de se confessarem no sábado, e pediu para ser válida a
confissão de oito dias. Jesus respondeu: ‘Sim, pode ser de muitos mais
[dias] ainda, contanto que, quando Me receberem, estejam em graça e
tenham a intenção de desagravar o Imaculado Coração de Maria'.
Ela perguntou: ‘Meu Jesus! [e] as que se
esquecerem de formar essa intenção?' Jesus respondeu: ‘Podem formá-la
na outra confissão seguinte, aproveitando a primeira ocasião que tiverem
de se confessar'."
Quatro anos depois, na madrugada de 29
para 30 de maio de 1930, Nosso Senhor revelou interiormente à Irmã Lúcia
outro pormenor a respeito das comunhões reparadoras dos cinco primeiros
sábados:
"‘E quem não puder cumprir com todas as
condições no sábado, não satisfará com os domingos?', [perguntei].
[Jesus respondeu]: ‘Será igualmente aceita a prática desta devoção no
domingo seguinte ao primeiro sábado, quando os meus Sacerdotes, por
justos motivos, assim o concederem às almas'."
O Coração Sapiencial e Imaculado de Maria
O Prof. Plinio Correa de Oliveira assim nos apresenta a sabedoria da Santíssima Virgem:
O quem vem a ser a sapiencialidade do Coração de Maria?
A sabedoria, enquanto virtude da
inteligência, nos faz ver todas as coisas pelos seus aspectos mais
elevados, aqueles por onde elas mais se assemelham a Deus Nosso Senhor,
ser absoluto, infinito, perfeito e eterno, que jamais poderá sofrer
nenhuma alteração.
Considerando assim o universo, a mente
humana adquire uma admirável unidade e uma extraordinária coerência:
nada de contradição, de dilaceração ou de hesitação, mascerteza, fé,
convicção, firmeza desde os mais altos princípios até às menores coisas.
Esta é a fisionomia moral do varão
verdadeiramente católico: coerente em tudo, porque tudo nele provém das
mais altas cogitações do espírito, isto é, daquelas que se ancoram em
Deus Nosso Senhor. Enquanto virtude da vontade, a sabedoria é a
disposição de seguir o que a inteligência conhece e nos indica, e,
portanto, de fazermos inabalável e firmemente aquilo que é nosso dever.
Inteligência soberanamente límpida e
lúcida, porque cheia de convicção da existência de Deus e de fé
sobrenatural; inteligência, porque límpida e lúcida, sumamente coerente;
vontade forte, firme, inabalável, constantemente voltada para o fim que
ela deve ter em vista - isto nos revela o homem sapiencial. Esta
virtude da sabedoria contém, portanto, todas as outras virtudes, e está
posta no primeiro mandamento da Lei de Deus. Quando o decálogo nos diz:
"Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e
de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento" (Dt. VI 5), ele
nos prescreve de sermos assim.
E tal é Nossa Senhora.
O coração de Maria Santíssima (quer
dizer, sua alma) é soberanamente elevado, soberanamente grande,
soberanamente sério, soberanamente profundo, porque é sapiencial. Ela é o
vaso de eleição no qual pousou o Espírito Santo, para nele gerar a
Nosso Senhor Jesus Cristo. E o único hino que conhecemos como proferido
por Nossa Senhora em sua vida terrena, é uma verdadeira maravilha de
sabedoria: o Magnificat.
"Minha alma engrandece o Senhor; e o meu
espírito exulta em Deus meu Criador; porque considerou a humildade de
sua serva, por isso todas as gerações me chamarão bem-aventurada" (Lc.
I, 47-48)
Quanto é possível a uma mente criada,
Nossa Senhora mediu, por sua sabedoria, toda a grandeza de Deus, e nisto
se alegrou. De outro lado, considerou sua pequenez, e então disse: "Eu
me alegro em Deus meu Salvador, porque Ele olhou para a baixeza de sua
escrava". Isto é um poema de Contra-Revolução! É a escrava que se
encanta de ser escrava, de ser pequena, de ver como Deus é infinitamente
superior a Ela, e do fundo de seu nada glorifica o Senhor.
É o pequeno que reconhece, com agrado, a
sua posição. O escravo não tem direitos, e está colocado abaixo da
condição comum dos homens. Pois bem, Nossa Senhora se proclama escrava
de Nosso Senhor Jesus Cristo, precursora de todos os escravos que Ela
iria ter ao longo dos séculos. E foi sobre a humildade desta criatura
escrava que aprouve ao Senhor deitar os olhos, e por isso Ela exulta:
porque a grandeza amou a pequenez.
Isto é profundamente
contra-revolucionário. Eis a verdadeira humildade que ama seu lugar
inferior, adorando a grandeza que a eleva. Eis o Sapiencial e Imaculado
Coração de Maria. (Dr. Plinio Corrêa de Oliveira, Conferência em
21/8/1968)