Jesus sob o Domínio do Pai
O olho é a lâmpada do corpo. Se teu olho é são, todo o corpo será bem iluminado; se, porém, estiver em mau estado, o teu corpo estará em trevas. Vê, pois, que a luz que está em ti não sejam trevas. Se, pois, todo o teu corpo estiver na luz, sem mistura de trevas, ele será inteiramente iluminado, como sob a brilhante luz de uma lâmpada. Enquanto Jesus falava, pediu-lhe um fariseu que fosse jantar em sua companhia. Ele entrou e pôs-se à mesa. Lucas 11:34-37
Qualquer um que estuda o evangelho percebe que Cristo é a luz, sua palavra é luz e habita em nós ou pelo menos é para estar fundamentado em nosso coração. A luz significa dentre outras coisas o amor e todos os sentimentos produzidos por ele e se dominados por ele resplandeceremos sua imagem, e consequentemente, viveremos em função dele.
Tudo começa pelo olhar, quando pensamos em Mandela, Madre Tereza de Calcutá mesmo sem ter tido o menor contato pessoal vem a imagem de pessoas envolvidas e compromissadas na função de fazer o mundo melhor, olhavam para o mundo com os olhos do céu e amor são dotadas de virtudes, força de vontade e fé inabalável e conquistaram o que para muitos seriam impossível.
Neste sentido a matemática é uma ferramenta que pode nos ajudar a entender a missão de Cristo seus objetivos e nos propiciar um diagnóstico de nós mesmos em relação a palavra de Deus. Sabemos que Jesus viveu em função do pai como ele mesmo relata "Assim como o Pai que me enviou vive, e eu vivo pelo Pai, assim também aquele que comer a minha carne viverá por mim". (João 6:57) Será que os que consideram cristãos vivem em função do Pai como Cristo viveu? ou será que vivem em função do mundo?
Domínio - É um sinônimo para conjunto de saída, ou seja, para esta função o domínio é o próprio conjunto
contradomínio - É o conjunto de chegada. Ele composto de todos os elementos do conjunto de chegada.
Imagem da função - dependendo do caso é o próprio contradomínio, ou então é um subconjunto seu. Os elementos do conjunto imagem são todos os elementos do contradomínio que estão associados a algum elemento do domínio.
Imagine que o conjunto A é você, ou seja, seu domínio coloque no lugar dos números tem sentimentos amor, paz, fé, o conjunto B é o resultado de suas ações, ou seja, sua imagem ou contradomínio, coloque no lugar de números a solidariedade, honestidade, e soberba. Observe que todos os elementos do conjunto A possuem uma flecha em direção a um único elemento do conjunto B. Agora imaginemos que no lugar dos números colocaremos frutos do espirito Santo A { (AMOR, PAZ , FÉ)} B { (SOLIDARIEDADE, HONESTIDADE, SOBERBA)}. Percebe-se que o indivíduo que tem em seu domínio sentimentos bons ele produzirá uma imagem boa, uma vez que suas ações são reflexo de seus resultado, logo, pode-se dizer que o indivíduo que tem o domínio do amor, paz, fé terá em seu meio frutos bons, ainda que ele perca a paciência e por alguns curtos momentos ele aparenta ser arrogante, ainda sim terá uma imagem boa.
Vejamos a figura abaixo:
Observe as setas do número 2 no Conjunto domínio A que representa um individuo qualquer que as setas indicam 8 e -8 agora pense que o 2 é a paz e 8 é fé e (-8) representa a descrença será este indivíduo vive em função do Pai? Como um cristão verdadeiro pode esta passando uma imagem de descrença? No mínimo é uma contradição, pois está escrito " Conheço as tuas obras: não és nem frio nem quente. Oxalá fosses frio ou quente!. Mas, como és morno, nem frio nem quente, vou vomitar-te." (apocalipse 3:15-16) logo isto não é função, não dá para ficar em cima do muro ou é um ou é outro se apenas o 8 ou o (-8) recebesse a flechada seria uma função. Este indivíduo se assemelha aos fariseus "Quando, pois, dás esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem louvados pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa". (São Mateus 6, 2) viver para Deus é completamente diferente do que viver para o dinheiro. Disse-lhes então Jesus: Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. (São Mateus 22, 21) Portanto não dá para viver em função de duas coisas distintas, ou você vive em função dos estudos ou em função do trabalho, trabalha para estudar ou estuda para trabalha jamais para os dois.
agora vejamos a figura abaixo:
Observe que o número 5 não tem uma flecha, ele representa a fé, se considerar que o indivíduo tem todos os bons sentimentos, mas não possui fé será incapaz de agradar ao Pai como diz a escritura "Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, pois para se achegar a ele é necessário que se creia primeiro que ele existe e que recompensa os que o procuram". (Hebreus 11, 6) a fé é uma adesão, como se fosse uma cola vale para todas as áreas e objetivos foi assim que grandes lideres mundiais como Mandela concluíram suas respectivas missão sem fé não tem condições de ser cristão uma vez que é requisito básico de um cristão a fé.
Cabe ressaltar que não sou nenhum matemático que esta reflexão é conceitual e filosófica a respeito do tema se por acaso houver algum erro de conceituação não levem em consideração, mas fiquem a vontade para corrigir algo que achar que deve.
Em relação a temática muitos nós cristãos caímos na ilusão que somente ir a igreja ouvi o padre, pastor, rabino, líder religioso etc é colocar sua vida em função do pai, se pensamos assim estamos colocando uma venda em nossos olhos, e consequentemente, vivemos estas palavras "Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou dedicar-se-á a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e à riqueza. (São Mateus 6, 24) não importa qual é a crença, se acredita em Deus ou não o fato é que para todo projeto cada um de nós temos uma função a exercer, para tanto devemos estar com o coração dominado por realizar esta tal função, comprometendo por inteiro a ela porque querendo ou não as pessoas precisam enxergar a vitória em nós e é esta a imagem que todos querem ver para poder se inspirar..