Pular para o conteúdo principal

Deus e a Função matemática


Jesus sob o Domínio do Pai


 O olho é a lâmpada do corpo. Se teu olho é são, todo o corpo será bem iluminado; se, porém, estiver em mau estado, o teu corpo estará em trevas. Vê, pois, que a luz que está em ti não sejam trevas. Se, pois, todo o teu corpo estiver na luz, sem mistura de trevas, ele será inteiramente iluminado, como sob a brilhante luz de uma lâmpada. Enquanto Jesus falava, pediu-lhe um fariseu que fosse jantar em sua companhia. Ele entrou e pôs-se à mesa. Lucas 11:34-37
Qualquer um que estuda o evangelho percebe que Cristo é a luz, sua palavra é luz e habita em nós ou pelo menos é para estar fundamentado em nosso coração. A luz significa dentre outras coisas o amor e todos os sentimentos produzidos por ele e se dominados por ele resplandeceremos sua imagem, e consequentemente,  viveremos em função dele.

Tudo começa pelo olhar, quando pensamos em Mandela, Madre Tereza de Calcutá mesmo sem ter tido o menor contato pessoal vem a imagem de pessoas envolvidas e compromissadas na função de fazer o mundo melhor, olhavam para o mundo com os olhos do céu e amor são dotadas de virtudes, força de vontade e fé inabalável e conquistaram o que para muitos seriam impossível.


Neste sentido a matemática é uma ferramenta que pode nos ajudar a entender a missão de Cristo seus objetivos e nos propiciar um diagnóstico de nós mesmos em relação a palavra de Deus. Sabemos que Jesus viveu em função do pai como ele mesmo relata "Assim como o Pai que me enviou vive, e eu vivo pelo Pai, assim também aquele que comer a minha carne viverá por mim". (João 6:57) Será que os que consideram cristãos vivem em função do Pai como Cristo viveu? ou será que vivem em função do mundo?

Função - Na matemática, o conceito de função é inteiramente ligado às questões de dependência entre duas grandezas variáveis. Toda função possui uma lei de formação algébrica que relaciona dois ou mais conjuntos através de cálculos matemáticos. Dizemos que para toda função temos um conjunto denominado domínio e sua respectiva imagem. 

Domínio -  É um sinônimo para conjunto de saída, ou seja, para esta função o domínio é o próprio conjunto 

contradomínio  - É o conjunto de chegada. Ele composto de todos os elementos do conjunto de chegada.

 Imagem da função - dependendo do caso é o próprio contradomínio, ou então é um subconjunto seu. Os elementos do conjunto imagem são todos os elementos do contradomínio que estão associados a algum elemento do domínio.






Imagine que o conjunto A é você, ou seja, seu domínio coloque no lugar dos números tem sentimentos  amor, paz, fé, o conjunto B é o resultado de suas ações, ou seja, sua imagem ou contradomínio,  coloque no lugar de números a solidariedade, honestidade,  e soberba. Observe que todos os elementos do conjunto A possuem uma flecha em direção a um único elemento do conjunto BAgora imaginemos que no lugar dos números colocaremos frutos do espirito Santo A { (AMOR, PAZ , FÉ)} B { (SOLIDARIEDADE,  HONESTIDADE, SOBERBA)}. Percebe-se que o indivíduo que tem em seu domínio sentimentos bons ele produzirá uma imagem boa, uma vez que suas ações são reflexo de seus resultado, logo, pode-se dizer que o indivíduo que tem o domínio do amor, paz, fé terá em seu meio frutos bons, ainda que ele perca a paciência e por alguns curtos momentos ele aparenta ser arrogante, ainda sim terá uma imagem boa.


 Vejamos a figura abaixo:




Observe as setas do número 2 no Conjunto domínio A que representa um individuo qualquer que as setas indicam 8 e -8 agora pense que o 2 é a paz e 8 é fé e (-8) representa a descrença será este indivíduo vive em função do Pai? Como um cristão verdadeiro pode esta passando uma imagem de descrença?  No mínimo é uma contradição, pois está escrito   " Conheço as tuas obras: não és nem frio nem quente. Oxalá fosses frio ou quente!. Mas, como és morno, nem frio nem quente, vou vomitar-te." (apocalipse 3:15-16) logo isto não é função, não dá para ficar em cima do muro ou é um ou é outro se apenas o 8 ou o (-8) recebesse a flechada seria uma função. Este indivíduo se assemelha aos fariseus "Quando, pois, dás esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem louvados pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa". (São Mateus 6, 2) viver para Deus é completamente diferente do que viver para o dinheiro.  Disse-lhes então Jesus: Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. (São Mateus 22, 21Portanto não dá para viver em função de duas coisas distintas, ou você vive em função dos estudos ou em função do trabalho, trabalha para estudar ou estuda para trabalha jamais para os dois.
agora vejamos a figura abaixo:


Observe que o número 5 não tem uma flecha, ele representa a fé, se considerar que o indivíduo tem todos os bons sentimentos, mas não possui fé será incapaz de agradar ao Pai como diz a escritura "Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, pois para se achegar a ele é necessário que se creia primeiro que ele existe e que recompensa os que o procuram". (Hebreus 11, 6) a fé é uma adesão, como se fosse uma cola vale para todas as áreas e objetivos foi assim que grandes lideres mundiais como Mandela concluíram suas respectivas missão sem fé não tem condições de ser cristão uma vez que é requisito básico de um cristão a fé.

Cabe ressaltar que não sou nenhum matemático que esta reflexão é conceitual e filosófica a respeito do tema se por acaso houver algum erro de conceituação não levem em consideração, mas fiquem a vontade para corrigir algo que achar que deve.

Em relação a temática muitos nós cristãos caímos na ilusão que somente ir a igreja ouvi o padre, pastor, rabino, líder religioso etc é colocar sua vida em função do pai, se pensamos assim estamos colocando uma venda  em nossos olhos, e consequentemente, vivemos estas palavras "Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou dedicar-se-á a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e à riqueza. (São Mateus 6, 24) não importa qual é a crença, se acredita em Deus ou não o fato é que para todo projeto cada um de nós temos uma função a exercer, para tanto devemos estar com o coração dominado por realizar esta tal função, comprometendo por inteiro a ela porque querendo ou não as pessoas precisam enxergar a vitória em nós e é esta a imagem que todos querem ver para poder se inspirar..

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolos e Significados

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou.

Como se constrói uma farsa?

26 de maio de 2013, a França produziu um dos acontecimentos mais emblemáticos e históricos deste século. Pacificamente, milhares de franceses, mais de um milhão, segundo os organizadores, marcharam pelas ruas da capital em defesa da família e do casamento. Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres, famílias inteiras, caminharam sob um clima amistoso, contrariando os "conselhos" do ministro do interior, Manuel Valls[1]. Voltando no tempo, lá no já longínquo agosto de 2012, e comparando a situação de então com o que se viu ontem, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que a França despertou, acordou de sua letargia.  E o que provocou este despertar? Com a vitória do socialista François Hollande para a presidência, foi colocada em implementação por sua ministra da Justiça, Christiane Taubira,  a guardiã dos selos, como se diz na França, uma "mudança de civilização"[2], que tem como norte a destruição dos últimos resquícios das tradições qu

Pai Nosso explicado

Pai Nosso - Um dia, em certo lugar, Jesus rezava. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a orar como João ensinou a seus discípulos”. È em resposta a este pedido que o Senhor confia a seus discípulos e à sua Igreja a oração cristã fundamental, o  Pai-Nosso. Pai Nosso que estais no céu... - Se rezamos verdadeiramente ao  "Nosso Pai" , saímos do individualismo, pois o Amor que acolhemos nos liberta  (do individualismo).  O  "nosso"  do início da Oração do Senhor, como o "nós" dos quatro últimos pedidos, não exclui ninguém. Para que seja dito em verdade, nossas divisões e oposições devem ser superadas. É com razão que estas palavras "Pai Nosso que estais no céu" provêm do coração dos justos, onde Deus habita como que em seu templo. Por elas também o que reza desejará ver morar em si aquele que ele invoca. Os sete pedidos - Depois de nos ter posto na presença de Deus, nosso Pai, para adorá-lo