Pular para o conteúdo principal

Pentecostes - Espírito Santo, Paráclito: o que é isso?

Como todos nós sabemos, Jesus usava palavras e imagens populares, durante as Suas pregações, com a intenção de que o povo mais simples O conseguissem entender. Assim falou do Espírito Santo, chamando-O de Paráclito. Esta palavra vem do grego e significa mais ou menos isso: "aquele que fica ao lado".
Este termo, paráclito, vinha já dos tempos antigos e era uma palavra usada nos tribunais. Naquela época os acusados não tinham advogados de defesa e nem de acusação. Eles mesmos precisavam se defender sozinhos e conseguir testemunhas que pudessem comprovar a sua inocência. Acontecia, porém, - como era de se esperar - que muitas dessas pessoas, mesmo sendo inocentes, não conseguiam provar que o eram, ou porque suas testemunhas eram "fracas" ou porque seus argumentos não convenciam. Muitos deles eram condenados injustamente.
Ocorria, porém, que essa situação podia ser mudada. Caso houvesse alguém presente na assembléia, que fosse uma pessoa com uma fama irrepreensível, considerada como totalmente verdadeira e honesta, isenta de qualquer erro, esta pessoa podia interceder por quem estava sendo acusado.
Deste modo, esta pessoa com  uma excelente fama levantava-se e ia ao encontro do acusado, colocando-se ao seu lado, sem dizer sequer uma palavra. Ficava em silêncio, mas sua presença, com sua fama honesta e verdadeira, bastava como uma garantia de que o acusado era inocente. Não precisava dizer nada. Esta pessoa era conhecida nos tribunais como PARÁCLITO, ou seja, como aquele "que se colocava ao lado" e que intercedia.
Agora entendemos porque Jesus chamou o Espírito Santo de Paráclito e prometeu que Ele ficaria ao nosso lado. Ele é e será sempre o nosso DEFENSOR. Não precisamos temer o mal ou as tempestades em nossas vidas, pois Jesus prometeu:
"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós." (João, 14, 16-17). (resumo feito a partir da homilia proferida por Mons. Manuel Moreira Vieira - Rio de Janeiro - em 27/04/08)
Felizmente a Igreja Católica recuperou e afervorou a sua devoção ao Espírito Santo, que ao longo dos tempos começou a ficar meio esquecida, através do surgimento da Renovação Carismática Católica (em Portugal conhecida como "Renovamento Carismático"), nos anos 70. Jesus sempre providencia para que Sua Igreja permaneça dentro da verdade e no rumo certo.
Quanto à palavra PENTECOSTES, que é o nome dado para o dia em que comemoramos a festa (a Solenidade) do Espírito Santo, ela significa "cinquenta", ou seja, 50 dias após a ressurreição, a Páscoa, Jesus nos mandou o seu Espírito, para nos consolar, nos defender e nos dar forças. Para não esquecer mais, é fácil fazer uma associação de números lembrando da seleção brasileira que é PENTA-CAMPEÃ, ou seja, 5 vezes campeã. Assim, penta = 5 = 50.

Postagens mais visitadas deste blog

Pai Nosso explicado

Pai Nosso - Um dia, em certo lugar, Jesus rezava. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a orar como João ensinou a seus discípulos”. È em resposta a este pedido que o Senhor confia a seus discípulos e à sua Igreja a oração cristã fundamental, o  Pai-Nosso. Pai Nosso que estais no céu... - Se rezamos verdadeiramente ao  "Nosso Pai" , saímos do individualismo, pois o Amor que acolhemos nos liberta  (do individualismo).  O  "nosso"  do início da Oração do Senhor, como o "nós" dos quatro últimos pedidos, não exclui ninguém. Para que seja dito em verdade, nossas divisões e oposições devem ser superadas. É com razão que estas palavras "Pai Nosso que estais no céu" provêm do coração dos justos, onde Deus habita como que em seu templo. Por elas também o que reza desejará ver morar em si aquele que ele invoca. Os sete pedidos - Depois de nos ter posto na presença de Deus, nosso Pai, para adorá-lo...

Símbolos e Significados

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou. ...

O EXÍLIO BABILÔNICO

Introdução O exílio marcou profundamente o povo de Israel, embora sua duração fosse relativamente pequena. De 587 a 538 a E.C., Israel não conhecerá mais independência. O reino do Norte já havia desaparecido em 722 a.E.C. com a destruição da capital, Samaria. E a maior parte da população dispersou-se entre outros povos dominados pela Assíria, o reino do Sul também terminará tragicamente em 587 a.E.C. com a destruição da capital Jerusalém, e parte da população será deportada para a Babilônia. Tanto os que permaneceram em Judá como os que partirem para o exílio carregaram a imagem de uma cidade destruída e das instituições desfeitas: o Templo, o Culto, a Monarquia, a Classe Sacerdotal. Uns e outros, de forma diversa, viveram a experiência da dor, da saudade, da indignação, e a consciência de culpa pela catástrofe que se abateu sobre o reino de Judá. Os escritos que surgiram em Judá no período do exílio revelam a intensidade do sofrimento e da desolação que o povo viveu. ...