Pular para o conteúdo principal

Os Patriarcas e Profetas da Bíblia

Pulamos para aproximadamente o ano 1000 a.C.. Vamos falar de Davi. O povo judeu queri a ser governado por alguém, como uma nação, o que primeiramente não agradou a Deus. Escolheram Saul, mas Deus preparava uma pessoa de seu agrado, um rei que acima de tudo temesse a Deus e a mais ninguém, e este rei seria Davi. Davi consegue reunir todas as doze tribos de Israel num só país, e sempre obedecendo a Deus, foi abençoado e vencia todas as guerras contra seus inimigos.

Em I Samuel 17, vemos Davi ainda jovem, não sendo ainda rei, vencendo o gigante Golias. Nesta batalha, Davi vence o duelo que custava a escravidão dos judeus frente aos filisteus.

Reflexão 1: Vocês se sentem, muitas vezes na vida, pequeninos como David frente a problemas que são Golias? Como agem?

Davi deixou como sucessor Salomão, que era muito sábio e rico (riqueza surgida através da renúncia delas em facor da sabedoria), mas que desviou-se do caminho de Deus. Durante este período, os judeus adoram outros deuses, e acabam caindo em desgraça. Por volta de 598 a.C., o rei Nabudoconosor da Babilônia os domina e os leva a trabalhar na Mesopotâmia. Na sequência, em 530 a.C., Ciro, rei da Pérsia, impera sobre todo o Oriente e escraviza novamente os judeus, mas permitem que voltem para suas terras. Quando retornam, em 330 a.C., Alexandre Magno domina a todos os reinados.

Reflexão 2: Repare que quanto mais os judeus se afastavam de Deus, mais vulneráveis se tornavam. E isto acontece conosco nos dias de hoje. Cada vez que nos esquecemos de Deus, que nos afastamos d’Ele, também nos afastamos das suas Graças e de todo o Amor que Ele tem por nós. Cada vez que nos voltamos a Ele, por ser misericordioso e bondoso, Deus nos espera de braços abertos e nos dá sempre a oportunidade de recomeçar. Você sente quando está afastado de Deus, ou não consegue perceber esse distanciamento?

Em 63 a.C. Pompeu, o Grande, que era imperador de Roma, é quem domina novamente os judeus. Não há mais patriarca que vem ao mundo para suceder um novo marco na história dos judeus, mas alguém que viria ao mundo para marcar a humanidade inteira. Este alguém era a promessa, ou seja, o Salvador desejado, o próprio Filho de Deus, o Deus feito homem que faz a última aliança com toda a humanidade: Jesus Cristo!

Reflexão 3: Até chegar em Jesus Cristo, muitos impérios dominaram os judeus. E o que nos domina hoje? (vícios, mentira, pecados)

Existiram pessoas denominadas profetas que falaram incessantemente da vinda do Salvador. Eram homens do meio do povo que entendiam sobre o assunto FÉ, e que procuravam abrir os olhos do povo sobre as vontades de Deus e a negação do povo em aceitá-lo inúmeras vezes. Alguns profetas: Ezequiel, Elias, Jeremias e Isaías.

A palavra profeta não quer dizer vidente, mas sim entendido em determinado assunto. Nos dias atuais, temos profetas da economia, profetas da política, que são chamados comentaristas ou analistas.

Vale a pena citar alguns trechos de Isaías, que viveu 600 anos antes do nascimento de Jesus Cristo e disse coisas que se revelaram posteriormente, como Isaías 7, 14, e também conselhos ao povo, como Isaías 59, 1-15.

Finalizando o Antigo Testamento, devemos falar também sobre os livros dos ensinamentos, como os Salmos, Eclesiástico, Eclesiastes, Sabedoria e os Provérbios. São escritos que nos orientam a confiar em Deus e a seguir suas vontades. Há salmos para diversas ocasiões. O Salmo 53, por exemplo, é um louvor a Deus. Já o Salmo 56 um pedido de perdão.

Dinâmica-

1: Um dos livros de Ensinamentos é o Eclesiástico. No Capítulo 7 de Eclesiástico, a Palavra de Deus nos traz importantes ensinamentos, fruto da experiência do povo. Leia esse capítulo, reflita e escreva sobre o que eles dizem diretamente a você (tem estado próximo das práticas sugeridas do texto, ou não? O que fazer para mudar?)

Postagens mais visitadas deste blog

Pai Nosso explicado

Pai Nosso - Um dia, em certo lugar, Jesus rezava. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a orar como João ensinou a seus discípulos”. È em resposta a este pedido que o Senhor confia a seus discípulos e à sua Igreja a oração cristã fundamental, o  Pai-Nosso. Pai Nosso que estais no céu... - Se rezamos verdadeiramente ao  "Nosso Pai" , saímos do individualismo, pois o Amor que acolhemos nos liberta  (do individualismo).  O  "nosso"  do início da Oração do Senhor, como o "nós" dos quatro últimos pedidos, não exclui ninguém. Para que seja dito em verdade, nossas divisões e oposições devem ser superadas. É com razão que estas palavras "Pai Nosso que estais no céu" provêm do coração dos justos, onde Deus habita como que em seu templo. Por elas também o que reza desejará ver morar em si aquele que ele invoca. Os sete pedidos - Depois de nos ter posto na presença de Deus, nosso Pai, para adorá-lo...

O EXÍLIO BABILÔNICO

Introdução O exílio marcou profundamente o povo de Israel, embora sua duração fosse relativamente pequena. De 587 a 538 a E.C., Israel não conhecerá mais independência. O reino do Norte já havia desaparecido em 722 a.E.C. com a destruição da capital, Samaria. E a maior parte da população dispersou-se entre outros povos dominados pela Assíria, o reino do Sul também terminará tragicamente em 587 a.E.C. com a destruição da capital Jerusalém, e parte da população será deportada para a Babilônia. Tanto os que permaneceram em Judá como os que partirem para o exílio carregaram a imagem de uma cidade destruída e das instituições desfeitas: o Templo, o Culto, a Monarquia, a Classe Sacerdotal. Uns e outros, de forma diversa, viveram a experiência da dor, da saudade, da indignação, e a consciência de culpa pela catástrofe que se abateu sobre o reino de Judá. Os escritos que surgiram em Judá no período do exílio revelam a intensidade do sofrimento e da desolação que o povo viveu. ...

Nossa Senhora da Conceição Aparecida

NOSSA SENHORA da Santa Conceição Aparecida é o título completo que a Igreja dedicou à esta especial devoção brasileira à Santíssima Vigem Maria. Sua festa é celebrada em 12 de outubro. “Nossa Senhora Aparecida” é a diletíssima Padroeira do Brasil. Por que “Aparecida”? Tanto no Arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida quanto no Arquivo Romano da Companhia de Jesus constam os registros históricos da origem da imagem de Nossa Senhora, cunhada "Aparecida". A história foi registrada pelo Pe. José Alves Vilela em 1743, e confirmada pelo Pe. João de Morais e Aguiar em 1757. A história se inicia em meados de 1717, por ocasião da passagem do Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, governador da Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, pela povoação de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica (atual Ouro Preto, MG). Os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves foram convocados a providenciar um bom pescado para recepcionar o Conde, e partiram a l...