Do semanário "O São Paulo"
O curador associado da Bienal, Benjamin Seroussi (foto), disse que o objetivo dessa baixaria é "provocar a reflexão": argumento fácil e pronto na boca de todo adversário da fé e da moral cristãs. Não, senhor Seroussi, o real objetivo é chocar para obter, através da bizarrice, atenção para a Bienal. Algo que a qualidade desses "artistas" não seria capaz.
DOS CERCA DE 80 “trabalhos” em exposição na 31ª Bienal de Artes de São Paulo, dez têm a Religião como tema. O leitor deve pensar que o visitante irá encontrar belas esculturas, gravuras e quadros de Jesus Cristo, da Virgem Maria e dos Santos. Afinal, quando se pensa no legado da presença da Religião na Arte, facilmente vem à nossa memória o Juízo Final, a Pietá ou o Moisés de Michelangelo; a Santa Ceia de Da Vinci; a Madonna de Botticelli e inúmeras outras obras inegavelmente belas. Ledo engano. O objetivo das “obras de arte” da exposição é chocar, ofender, vilipendiar e blasfemar. – E o faz, tudo sob o beneplácito do Estado e patrocinada com o meu e o seu dinheiro. Triste é a democracia, quando a uma pequena elite intelectual é dada a voz e todo o poder, em detrimento dos anseios e dos princípios da população; – que é forçada a financiar e aturar a tudo o que lhe afronta e ofende.
Demonstração gratuita de intolerância religiosa e flagrante desrespeito à esmagadora maioria da população brasileira que crê em Deus. – O lixo travestido com o sublime substantivo da arte é despejado ante os olhos de todos sob as mais diversas formas: uma escultura da Virgem Maria coberta de baratas e escorpiões; uma instalação com Cristo retratado como transexual; um quadro com Nossa Senhora barbada; a Santa Ceia dentro de uma frigideira, para ser fritada, e uma imagem de Nossa Senhora prestes a ser triturada por um ralador de cozinha. Outra instalação, chamada “Espaço para Abortar”, inclui vários “úteros” gigantes. O objetivo é que as mulheres entrem neles e gravem testemunhos de suas experiências, no intuito de advogar a legalização do aborto no Brasil. – Algo que, mais uma vez, a maioria dos cidadãos já deixou mais do que claro que não admite.
Demonstração gratuita de intolerância religiosa e flagrante desrespeito à esmagadora maioria da população brasileira que crê em Deus. – O lixo travestido com o sublime substantivo da arte é despejado ante os olhos de todos sob as mais diversas formas: uma escultura da Virgem Maria coberta de baratas e escorpiões; uma instalação com Cristo retratado como transexual; um quadro com Nossa Senhora barbada; a Santa Ceia dentro de uma frigideira, para ser fritada, e uma imagem de Nossa Senhora prestes a ser triturada por um ralador de cozinha. Outra instalação, chamada “Espaço para Abortar”, inclui vários “úteros” gigantes. O objetivo é que as mulheres entrem neles e gravem testemunhos de suas experiências, no intuito de advogar a legalização do aborto no Brasil. – Algo que, mais uma vez, a maioria dos cidadãos já deixou mais do que claro que não admite.
Crianças do ensino fundamental em visita à Bienal |
Choca ainda mais pensar que a visita à Bienal é programa quase obrigatório para crianças que estudam nas escolas da cidade e que, incautas, são expostas a esse tipo de ofensa à sua Fé e à Moral, bem como ao desejo de seus pais.
Se a Igreja se manifesta contra esse tipo de agressão vulgar e gratuita, imediatamente se transforma de vítima em vilã. Os irresponsáveis autores desse tipo de manifestação “artística” são hábeis em posar como vítimas do obscurantismo.
Benjamin Seroussi |
Arte autêntica remete, sim, à reflexão; mas aquela que evoca os sentimentos nobres, remete ao inefável. Arte digna desse nome faz com que o observador se conecte com o transcendente, realidade essa que a Bienal menospreza.
Comentário do Fiel Católico: no ano 2010, três urubus foram mantidos confinados, na mesma Bienal de São Paulo, numa instalação do "artista" Nuno Ramos. O espaço central do pavilhão foi cercado com telas de proteção e equipado com alto-falantes e simulacros de túmulos, que serviam de “poleiro” aos urubus, que tiveram que permanecer de setembro a dezembro confinados neste ambiente desconfortável. Tal "obra" provocou indignação e uma grande onda de protestos de diversas entidades protetoras dos animais, – não sem razão, diga-se de passagem: o maltrato aos animais nada tem a ver com arte. – Mas agora, que a nossa fé e os nossos símbolos sagrados são vilipendiados, e o desrespeito e o sacrilégio são apresentados às nossas crianças como se fosse "arte", quem é que se mostra indignado? Quem manifesta publicamente o seu repúdio?
Mais uma vez, assim como aconteceu durante a Paixão de Nosso Senhor, a maioria daqueles que o seguiam, em busca de suas palavras e de seus milagres, quando a situação ficou feia, simplesmente se omitiram. Ao lado do Cristo, junto com sua mãe, ficou apenas aquele que o amava especialmente, e que reclinou a cabeça sobre seu peito durante a última Ceia. Que tipo de seguidor de Jesus você é?
____
Fonte:
Editorial (adaptado) do Semanário "O São Paulo", órgão da Arquidiocese de São Paulo, ed. 3021, 1 a 7 de outubro/014, disponível em
http://arquidiocesedesaopaulo.pucsp.br/3021
Comentário do Fiel Católico: no ano 2010, três urubus foram mantidos confinados, na mesma Bienal de São Paulo, numa instalação do "artista" Nuno Ramos. O espaço central do pavilhão foi cercado com telas de proteção e equipado com alto-falantes e simulacros de túmulos, que serviam de “poleiro” aos urubus, que tiveram que permanecer de setembro a dezembro confinados neste ambiente desconfortável. Tal "obra" provocou indignação e uma grande onda de protestos de diversas entidades protetoras dos animais, – não sem razão, diga-se de passagem: o maltrato aos animais nada tem a ver com arte. – Mas agora, que a nossa fé e os nossos símbolos sagrados são vilipendiados, e o desrespeito e o sacrilégio são apresentados às nossas crianças como se fosse "arte", quem é que se mostra indignado? Quem manifesta publicamente o seu repúdio?
Mais uma vez, assim como aconteceu durante a Paixão de Nosso Senhor, a maioria daqueles que o seguiam, em busca de suas palavras e de seus milagres, quando a situação ficou feia, simplesmente se omitiram. Ao lado do Cristo, junto com sua mãe, ficou apenas aquele que o amava especialmente, e que reclinou a cabeça sobre seu peito durante a última Ceia. Que tipo de seguidor de Jesus você é?
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Fonte:
Editorial (adaptado) do Semanário "O São Paulo", órgão da Arquidiocese de São Paulo, ed. 3021, 1 a 7 de outubro/014, disponível em
http://arquidiocesedesaopaulo.pucsp.br/3021