Pular para o conteúdo principal

Os nomes dos 7 arcanjos do Apocalipse





Os sete anjos do Apocalipse são os anjos protetores das Igrejas da Ásia Menor e, segundo alguns exegetas, também podem ser os Bispos dessas Igrejas.

Anjo não tem necessidade de nome. Ele é um ser espiritual apenas. O nome é mais para a nossa relação com eles, um título característico da missão de cada um.

São Rafael, São Miguel e São Gabriel nem mesmo são os sete anjos das Igrejas dos Apocalipse.

Até porque nem arcanjos são, embora o nome. O título "arcanjo" após seus nomes tem o sentido de "anjo maior", mas eles não pertencem ao coro dos arcanjos, e sim ao dos serafins, segundo Santo Tomás.

Com qual fundamento São Tomás afirma que Miguel, Gabriel e Rafael seriam Serafins?

Seria por ventura o relato de Tobias? "Eu sou o Anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presença do Senhor" (Tb 12,15). Esse relato, ao que me parece, dá uma idéia de que esses 7 estariam quotidianamente mais próximos de Deus do que qualquer outro anjo, sustentando a hipótese de eles serem serafins.

Quanto aos Anjos do Apocalipse, é possível que se refiram também a Anjos protetores, mas com certeza o objetivo maior é referir-se aos Bispos, pois que sentido teria Deus mandar São João escrever aos Anjos? Afinal, geralmente são os anjos que trazem mensagens aos homens, e não o contrário. Talvez o termo "anjo" referindo-se aos Bispos tenha por objetivo, no texto sagrado, mostrar que os Bispos devem de certo modo se identificarem com os Anjos protetores de suas respectivas dioceses.

A classificação em coros ou hierarquias dos anjos vem de Dionísio, o Aeropagita, e de São Gregório Magno. Santo Tomás as recolhe e explica. Os serafins são os anjos mais graduados, e por São Gabriel, São Miguel e São Rafael pertencem a essa hierarquia.

Há um coro chamado "arcanjo", mas aqui é em outro sentido, diverso do usado em relação aos três santos.

Os Arcanjos seriam o penúltimo coro, "abaixo" deles só os "simples Anjos". Não obstante, até mesmo os Anjos deste último coro são, pela natureza, superiores a nós humanos.

Pergunta: os anjos também são filhos adotivos de Deus, ou essa graça foi dada por Deus só a nós? Se positivo, então com relação à graça, eles são iguais a nós; se negativo, então nós somos até mais agraciados do que eles; embora com relação à natureza eles nos sejam muito superiores.

Filhos adotivos de Deus são os homens. Aí volta aquela questão: fomos criados em graça, e pelo pecado, caímos dela, sendo que, pela Encarnação e Redenção, não só fomos restituídos na graça como nos foi dado um "upgrade". Esse upgrade seria dado mesmo que não tivéssemos pecado, quando Deus, na Encarnação de Cristo sem que tivéssemos pecado, nos adotaria como filhos, nos daria uma graça a mais além daquela com a qual Adão e Eva foram criados.

Ou seja, Jesus encarnaria mesmo sem o pecado?

Depois do pecado de Adão, Jesus se encarnou por causa dele. Mas, se não tivéssemos pecado, Cristo se encarnaria mesmo assim? A grande maioria dos teólogos (principalmente Santo Tomás, e os Padres da Igreja Oriental) pensam que sim. Claro que aí a Encarnação não seria para tirar o pecado, já que pecado não havia. Seria para mais nos elevar a Deus. Seria uma segunda etapa da nossa santificação. Nasceríamos com a graça, mas a Encarnação daria um, por assim dizer, "upgrade".

Os anjos são criaturas, não filhos, ao menos não no sentido de terem sido adotados por Deus através de sua graça na Cruz conquistada.

A impossibilidade dos anjos maus se arrependerem reside na forma de sua intelecção. Eles, ao contemplarem as coisas e os seres, entendem todas as suas potências. Assim, ao elegerem algo, o fazem para sempre. A prova pela qual os anjos passaram (daí que os que foram aprovados possam ser santos também) foi, pois, definitiva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolos e Significados

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou.

Como se constrói uma farsa?

26 de maio de 2013, a França produziu um dos acontecimentos mais emblemáticos e históricos deste século. Pacificamente, milhares de franceses, mais de um milhão, segundo os organizadores, marcharam pelas ruas da capital em defesa da família e do casamento. Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres, famílias inteiras, caminharam sob um clima amistoso, contrariando os "conselhos" do ministro do interior, Manuel Valls[1]. Voltando no tempo, lá no já longínquo agosto de 2012, e comparando a situação de então com o que se viu ontem, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que a França despertou, acordou de sua letargia.  E o que provocou este despertar? Com a vitória do socialista François Hollande para a presidência, foi colocada em implementação por sua ministra da Justiça, Christiane Taubira,  a guardiã dos selos, como se diz na França, uma "mudança de civilização"[2], que tem como norte a destruição dos últimos resquícios das tradições qu

Frases célebres de São Padre Pio de Pietrelcina

Reze, espere e não se preocupe. A preocupação é inútil. Deus é misericordioso e ouvirá sua prece ... A oração é a melhor arma que temos, é a chave que abre o coração de Deus. Você deve falar com Jesus, não só com os lábios, mas com seu coração. Na verdade, em algumas ocasiões você deve falar apenas com o coração ... Eu só quero ser um frade que reza ... O tempo usado para glorificar a Deus e cuidar da saúde da alma nunca é desperdiçado. Não há tempo melhor gasto do que aquele que é gasto em santificar as almas dos outros. Doce é o jugo de Jesus, e seu peso é leve, portanto, não demos lugar ao inimigo para rastejar em nossos corações e roubar a nossa paz. A chave da perfeição é o amor. Quem vive no amor vive em Deus, pois Deus é amor, como diz o Apóstolo. Eu vou fazer mais do Céu do que eu posso fazer aqui na Terra. O diabo é como um cão raivoso preso na corrente, não pode atingir ninguém além dos limites da corrente. Portanto, fique longe de