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Consórcio garante entrega do aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN) para a Copa


ME/Portal da Copa/Setembro de 2012
ME/Portal da Copa/Setembro de 2012#Consórcio prevê R$ 450 milhões em investimentos e seis milhões de passageiros por ano
Consórcio prevê R$ 450 milhões em investimentos e seis milhões de passageiros por ano
O aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN), a cerca de 20 km de Natal, será entregue em abril de 2014 e estará em plena operação para a Copa do Mundo. É o que garante o consórcio Inframérica, vencedor do primeiro leilão que concedeu à iniciativa privada a administração deste tipo de empreendimento no país. As obras de fundação do terminal de passageiros estão em fase de conclusão e em dois meses terá início a fase de construção da superestrutura do edifício. O presidente do conselho do Consórcio Inframérica, José Antunes Sobrinho, destaca que é do interesse da própria empresa entregar as obras antes do Mundial . “Para nós a Copa do Mundo é uma grande oportunidade de consolidar o novo terminal”. Ele explica que o projeto será concluído com maior rapidez, porque não se trata de uma reforma como em Brasília, cujo aeroporto também será administrado pelo consórcio, e o local é isolado.
» Aeroporto de Brasília receberá R$ 750 milhões em investimentos até a Copa
“Teremos praticamente 18 meses de obra, e é perfeitamente possível entregá-la antes da Copa. Os projetos estão concluídos, alguns equipamentos foram comprados, outros estão em fase de compra e agora vamos arrancar para uma parte civil de superestrutura. Lá é muito mais tranquilo do que em Brasília, porque não tem nada, não tem operação, não tem ninguém em volta, é só trabalhar”.
A empresa prevê investimento de R$ 450 milhões no projeto, sendo parte deste valor financiado pelo BNDES, que inclui a construção do terminal de passageiros, do estacionamento, da torre de controle e a área para o terminal de cargas. As obras de terraplanagem e construção do sistema de pistas e pátios de aeronaves estão a cargo da Infraero e serão finalizadas em outubro de 2013.
O novo aeroporto terá oito pontes de embarque e capacidade para receber seis milhões de passageiros ao ano, superando a demanda do aeroporto Augusto Severo, em Natal, que hoje recebe três milhões de passageiros anualmente. Para Antunes Sobrinho, a posição estratégica de Natal, pela maior proximidade com a Europa, pode transformar o terminal em um ponto de conexão para outras partes do Brasil e da América Latina.
“Ele é um terminal em uma posição estratégica, porque Natal é a capital brasileira com melhor conexão, em termos de tempo, com a Europa. Isso é uma vantagem, porque teremos que conquistar algumas empresas aéreas que estão pensando em terminal de carga no nordeste e também passageiros que vem da Europa, para que usem Natal como ponto de conexão”.
Fase atual da obra
» Obras de fundação do terminal em fase de conclusão, com estacas cravadas do terminal de passageiros num total de 777;
» Início de implantação dos blocos de fundação do terminal de passageiros;
» Início de implantação das fundações das pontes de embarque;
Obras de responsabilidade do consórcio
» Sistema terminal de passageiros: Edifício terminal de passageiros, estacionamento público e pátio de aeronaves
» Sistema terminal de carga: Edifício terminal de cargas e passageiros, estacionamento público e pátio de aeronaves
» Central de Utilidades
» Aviação Geral
» Torre de Controle
» Edifício de Manutenção
» Serviço de Salvamento e Combate à Incêndio
» Infraestrutura interna de água, esgoto e resíduos sólidos, energia
» Infraestrutura para companhias aéreas, comercial e órgãos públicos
Gabriel Fialho - Portal da Copa

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