Pular para o conteúdo principal

Jesus, nossa Páscoa!



LUZ QUE irrompe na escuridão, Luz que vence todas as mortes, que ilumina todos os caminhos. Na beleza de uma igreja às escuras na celebração da vigília do Sábado Santo, que começa do lado de fora, com a Benção do Fogo e o acender do Círio Pascal, cuja luz passa de vela em vela, nas mãos dos irmãos de fé; afinal, depois de um longo período de recolhimento e penitência, a Igreja toda se ilumina! É chegada a hora de celebrar a Ressurreição e a Vida!

O Círio Pascal está aceso! Chegou o tempo da alegria, de cantar Glória e Aleluia, de nos sentirmos vivos e felizes, de entender que fomos feitos filhos e filhas de Deus, que a morte foi vencida para sempre, e que todo o sofrimento da Cruz, juntamente com todas as nossas dificuldades, tiveram um propósito maior. Propósito que agora se cumpriu plenamente!

A Homilia da noite do "Sábado de Aleluia" é sempre carregada de sentido, de verdade e de esperança. Diz que Jesus nos precedeu no Céu, que foi à nossa frente... E que nós temos que ser como as pessoas daquela primeira hora da manhã de Páscoa, primeiro dia da semana, o Domingo da Ressurreição do Senhor. Deus é o Senhor do impossível! Afinal podemos nos saciar da mais pura Alegria, diretamente nas Fontes da Salvação! Luz da Luz, iluminai nossos caminhos! É festa! O Senhor Ressuscitou! ALELUIA!




No Antigo Testamento, Moisés, o primeiro grande profeta de Deus e o primeiro a proclamar a Unicidade divina, liderou o povo hebreu, subjugado e escravizado no Egito, no caminho para a liberdade. Deus manifestou seu Poder através de Moisés, mediante Sinais e Maravilhas. No processo de libertação do povo, guiado por Deus através de Moisés, foi instituída a celebração da primeira Páscoa: toda a assembléia de Israel deveria tomar um cordeiro, que seria imolado de maneira determinada, e com o seu sangue seriam marcadas as portas das casas, para a salvação do povo de Deus. Desta forma ficou instituída a festa da Páscoa, comemorada até hoje pelo povo judeu: "Conservareis a memória daquele dia, celebrando-o como uma Festa em honra do Senhor: fareis isto de geração em geração, pois é uma instituição perpétua" (Ex 12,14).

A instituição da Páscoa Cristã se deu na imolação de Cristo, Cordeiro de Deus e Salvador do Mundo. Na primeira festa da Páscoa, Deus libertou o povo da escravidão e proclamou sua Aliança com Israel. Na segunda, o próprio Filho de Deus tornou-se Cordeiro Imolado, para libertar toda a humanidade do jugo do pecado e da morte. O Sangue de Jesus, – o Messias, o Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o Pecado do mundo, – nos liberta para sempre, com sua Paixão, Morte e Ressurreição.


"Purificai-vos do velho fermento, para que sejais massa nova, porquanto Cristo, nossa Páscoa, foi imolado!" (1Cor 5,7)


Jesus veio ao mundo para cumprir a Escritura, e por sua Vontade foi crucificado exatamente no dia da preparação da festa da Páscoa, para que, a partir de sua Morte e Ressurreição, fosse instituída a Nova e Eterna Aliança com Deus Pai.

Se de fato vivemos o longo período quaresmal de introspecção, contemplação e reflexão, jejum e penitência, chegou o momento de nos entregarmos à mais perfeita e plena Alegria! É Páscoa! Jesus, nossa Páscoa, é Deus Vivo, Santo, Forte e Eterno! Uma santa e feliz Páscoa para todos!
ofielcatolico.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

SANGUE INUNDARÁ O BRASIL" - PROFECIA DE NOSSA SENHORA SOBRE O BRASIL EM 1936

"O
Os 3 grandes castigos! Fez-se inexplicável silêncio sobre as aparições de Nossa Senhora no agreste pernambucano em 1936 e caíram no esquecimento. Mas a Ssma. Virgem anunciara que viriam tempos calamitosos e três grandes castigos para o Brasil. No primeiro artigo, reproduzido abaixo, seu autor comenta essas previsões sobre o prisma da crise da Igreja e a ameaça comunista ao Brasil. O segundo texto, do grande lutador Pe. Júlio Maria, apresenta uma pormenorizada narração dessas aparições de 1936 em que Nossa Senhora anunciou que o sangue inundará o Brasil.
A VIRGEM SANTÍSSIMA AFIRMA QUE O BRASIL PASSARÁ POR UMA SANGRENTA REVOLUÇÃO PROMOVIDA PELO COMUNISMO! FRANCISCO ALMEIDA ARAÚJO *
Todos quantos me conhecem através de meus escritos, palestras, cursos e programas de Rádio e Televisão promovidos em todas as regiões do nosso querido Brasil, sabem da minha relutância em divulgar revelações particulares ainda não reconhecidas pelo Magistério da Igreja. No entanto, de todas as “revelações pa…

Reflexão sobre o Evangelho segundo S. Lucas, cap. 14, vs. 25 a 33

Leitura do Evangelho do 23º Domingo do Tempo Comum



No capítulo 14 do Evangelho segundo S. Lucas, vemos Jesus que quer preparar a todos os seus seguidores para o seu Sacrifício na Cruz, bem como para as consequências que implicam da decisão de segui-lo. O Senhor, com imensa decisão, resolve partir para Jerusalém, mesmo sabendo que caminha para a sua própria morte.
No versículo 25, Jesus vê que não está sozinho: grandes multidões o acompanhavam. O texto original em grego enfatiza que aquelas pessoas “caminhavam junto” com Ele. Aquelas pessoas vão com o Senhor, e Ele quer alertá-las, torná-las conscientes de para onde estão indo e em que implicará a decisão de acompanhá-lo. Parando no meio da jornada, Ele se volta para essas pessoas e lhes diz algo como: “Vocês querem ir comigo, mas vocês sabem qual é a realidade de ser meu discípulo?”.
Aquilo que devemos dar a Deus Pai, conforme descreve o capítulo 6 do Livro do Deuteronômio, ficamos sabendo que devemos dar também a Deus Filho: “Amarás o…

Moringa, uma planta com imensos benefícios

Se ainda não ouviu falar da moringa, vai, neste artigo ficar a conhecer uma planta com bastantes benefícios para a saúde e o bem-estar do corpo. Moringa (Moringa oleifera) é uma planta de origem tropical ainda pouca conhecida na Europa, embora o seu uso como suplemento dietético comece pouco a pouco a estender-se. Um número cada vez maior de estudos científicos associam a ingestão de moringa em pó com inúmeros benefícios para a saúde, como a melhoria da pressão arterial, da glicose, a redução do colesterol, entre os outros. A árvore da Moringa Oleifera atinge uma altura de 7-12 metros é, originária das zonas próximo do Himalaia (Índia e Paquistão), e muito popular em países tropicais e subtropicais da África, Ásia (Filipinas, Camboja), América do Sul e Central e no Havaí, onde também é cultivada. Moringa – um potencial suplemento dietético A árvore de Moringa vem sendo usada ao longo dos tempos como uma planta medicinal. Sendo por isso conhecida como árvore milagrosa. Todas as partes …