Pular para o conteúdo principal

PADRE MONTE


 




PADRE LUIZ MONTE, UM SÁBIO

O MAIS CULTO DOS HOMENS EM TERRAS POTIGUARES
EM TODOS OS TEMPOS

LUIZ GONZAGA DO MONTE nasceu aos 3 de janeiro de 1905 na cidade de Vitória de Santo Antão, em Pernambuco, fixou-se definitivamente no Rio Grande do Norte a partir de 1914, ordenou-se padre aos 22 anos de idade, e morreu em Natal no dia 18 de fevereiro de 1944 com apenas 39 anos de idade.

Latinista — sabia também hebraico e grego, dominava o inglês, o alemão e as línguas neolatinas.

Foi grande orador, primoroso e polígrafo escritor.

Segundo o Cônego Jorge O’ Grady de Paiva, Padre Monte — como era tratado por quantos com ele conviveram, “dominava toda a ciência do seu tempo”.

Foi sempre uma pessoa muito humilde e retraída.

Seu processo e Beatificação, iniciado pelo Bispo Metropolitano, Dom Matias Patrício de Macedo em 2005, segue seus trâmites canônicos.

Padre Monte foi o primeiro intelectual do Rio Grande do Norte a ser considerado sábio pelos seus conterrâneos.

Sem dúvida, continua sendo o mais culto dos homens com biografia de vida escrita em terras potiguares.

Vejamos alguns depoimentos de pessoas gradas, que o conheceram de perto:

— O padre Luiz Monte será doutor da Igreja. O primeiro santo doutor do Brasil. Monsenhor Assis Pereira.

— Ninguém o igualou em pluralidade de saberes. Valia sozinho por uma academia. Nilo Pereira.

— Impossível recordar o Padre Monte sem ligar-se a evocação à cidade dos livros em que vivia, ao laboratório onde pesquisava, como nenhum outro entre nós, no Rio Grande do Norte. Em sua cotidiana viagem de colégio a colégio, a sua farândola de gigantes, as suas fórmulas, os seus sistemas, o seu universo. Ouvimo-lo em diversas nuances da oratória e ao compasso daquelas mãos brancas e descarnadas cresciam as imagens como ondas de um lago revolto. Morreu de cansaço, pois sua época e sua posição espiritual lhe não davam tréguas, nem ele se rendia um minuto. Edgar Barbosa.

— Padre Monte? Revejo-o olhos faiscantes de curiosidade intelectual, debruçado sobre os livros, manobrando instrumentos científicos, absorvido nos mistérios da natureza, mestre de ciências múltiplas, com a eterna e incurável preocupação de mais saber. Aluizio Alves.

— Vida como dizia Luis de Camões: “um  solitário andar por entre as gentes... “ Foi uma inteligência ímpar, solitária na sua grandeza, vivendo atrás das nuvens espessas da indiferença ambiental, mas independendo dela, para eternizar-se no infinito. Câmara Cascudo.

— Padre Monte, o santo genial, o sacerdote perfeito e o cientista extraordinário. Robert. L Walsh, Major General USA Comandante. (Declaração ao tempo da 2ª Guerra Mundial, 1944 em Natal).

— Estava a par do movimento científico mundial e em dia com os seus desdobramentos.  Foi um grande dialético.  E que sutileza ao encarar uma questão filosófica, um tema de psicologia em que era mestre consumado, ou um problema de apologética!  Lavínio Dantas.

— A sua inteligência rara e profunda atraiu-lhe a atenção dos Mestres e antes de ser Padre, já se tornara um deles. Bertha Guilherme.

— Padre Monte, quando você está polemizando é católico. Fora da polêmica, você é cristão.  Esmeraldo Siqueira.

— Se aqui estivesse, todos nós, bispos, cardeais, agentes pastorais, cristãos da Diáspora, confessores e mártires, teríamos para onde correr, a quem escutar, a que seguir sem exigir dele nenhuma palavra. Bastaria olhá-lo e senti-lo, refletindo Deus... ele (Padre Monte) confessava que gostaria de terminar seus dias num convento trapista.  E os trapistas não falam. Apenas escutam Deus. José Luiz Silva.

Para concluir, alguns pensamentos do próprio Padre Monte:

— Na vida, há raros momentos de sermos heróis e muitos de não sermos covardes.  Às vezes o mal triunfa pela omissão e comodismo inoperantes dos bons.

— Não é o que se faz nem o que se diz que conquista; mas o que se é na realidade.

— Os defeitos foram feitos para serem tirados; se não houvesse defeitos, não poderia haver virtudes; cabe a nós transformarmos os defeitos em virtudes.

— O caminho mais perto da felicidade é o que passa mais perto de Deus.

— O homem é o resumo do mundo, e o coração o resumo do homem.

— Melhorar-se para melhorar; reformar-se para reformar; vencer-se para vencer.

— Quantas vezes, fascinados pelas seduções do mundo, volitamos em torno da débil chama de uma vela em vez de nos precipitar para a fornalha amorosa do Sol da justiça!

— A dor que é a sentinela da vida recebe o ósculo da esperança, que é a sentinela da morte.  E o símbolo mais evidente da primeira é a lágrima, enquanto o emblema da segundo é a prece. A dor fere, mas depois consola.

— Como reconhecimento da majestade divina — Deus, em cada coração se ergueu, se ergue e se erguerá um trono, um altar em cada peito, uma soberania em cada consciência, um sacrário em cada alma...Assim, reina e reinará para sempre Jesus Cristo Nosso Senhor e Rei.

— Não é realmente surpreendente que à Scheelita, e com ela vários outros satélites do diamante, ocorram no Seridó nas mesmas rochas eruptivas, donde se originam os diamantes nas famosas jazidas das índias e da África do Sul.  Se algum dia se descobrirem diamantes nos derrames da Scheelita no Seridó, o discutido problema da rocha eruptiva diamantífera, no Brasil, terá uma solução definitiva.  

Postagens mais visitadas deste blog

SANGUE INUNDARÁ O BRASIL" - PROFECIA DE NOSSA SENHORA SOBRE O BRASIL EM 1936

"O
Os 3 grandes castigos! Fez-se inexplicável silêncio sobre as aparições de Nossa Senhora no agreste pernambucano em 1936 e caíram no esquecimento. Mas a Ssma. Virgem anunciara que viriam tempos calamitosos e três grandes castigos para o Brasil. No primeiro artigo, reproduzido abaixo, seu autor comenta essas previsões sobre o prisma da crise da Igreja e a ameaça comunista ao Brasil. O segundo texto, do grande lutador Pe. Júlio Maria, apresenta uma pormenorizada narração dessas aparições de 1936 em que Nossa Senhora anunciou que o sangue inundará o Brasil.
A VIRGEM SANTÍSSIMA AFIRMA QUE O BRASIL PASSARÁ POR UMA SANGRENTA REVOLUÇÃO PROMOVIDA PELO COMUNISMO! FRANCISCO ALMEIDA ARAÚJO *
Todos quantos me conhecem através de meus escritos, palestras, cursos e programas de Rádio e Televisão promovidos em todas as regiões do nosso querido Brasil, sabem da minha relutância em divulgar revelações particulares ainda não reconhecidas pelo Magistério da Igreja. No entanto, de todas as “revelações pa…

Reflexão sobre o Evangelho segundo S. Lucas, cap. 14, vs. 25 a 33

Leitura do Evangelho do 23º Domingo do Tempo Comum



No capítulo 14 do Evangelho segundo S. Lucas, vemos Jesus que quer preparar a todos os seus seguidores para o seu Sacrifício na Cruz, bem como para as consequências que implicam da decisão de segui-lo. O Senhor, com imensa decisão, resolve partir para Jerusalém, mesmo sabendo que caminha para a sua própria morte.
No versículo 25, Jesus vê que não está sozinho: grandes multidões o acompanhavam. O texto original em grego enfatiza que aquelas pessoas “caminhavam junto” com Ele. Aquelas pessoas vão com o Senhor, e Ele quer alertá-las, torná-las conscientes de para onde estão indo e em que implicará a decisão de acompanhá-lo. Parando no meio da jornada, Ele se volta para essas pessoas e lhes diz algo como: “Vocês querem ir comigo, mas vocês sabem qual é a realidade de ser meu discípulo?”.
Aquilo que devemos dar a Deus Pai, conforme descreve o capítulo 6 do Livro do Deuteronômio, ficamos sabendo que devemos dar também a Deus Filho: “Amarás o…

Moringa, uma planta com imensos benefícios

Se ainda não ouviu falar da moringa, vai, neste artigo ficar a conhecer uma planta com bastantes benefícios para a saúde e o bem-estar do corpo. Moringa (Moringa oleifera) é uma planta de origem tropical ainda pouca conhecida na Europa, embora o seu uso como suplemento dietético comece pouco a pouco a estender-se. Um número cada vez maior de estudos científicos associam a ingestão de moringa em pó com inúmeros benefícios para a saúde, como a melhoria da pressão arterial, da glicose, a redução do colesterol, entre os outros. A árvore da Moringa Oleifera atinge uma altura de 7-12 metros é, originária das zonas próximo do Himalaia (Índia e Paquistão), e muito popular em países tropicais e subtropicais da África, Ásia (Filipinas, Camboja), América do Sul e Central e no Havaí, onde também é cultivada. Moringa – um potencial suplemento dietético A árvore de Moringa vem sendo usada ao longo dos tempos como uma planta medicinal. Sendo por isso conhecida como árvore milagrosa. Todas as partes …