Longa vida para o Senhor! Muita paz para o Senhor e sua família! E muita prosperidade para tudo o que é seu! (I Sm 25.6)
Atente para o teor das palavras acima. Foram proferidas por um profeta ungido pelo Deus de Israel, Davi. Perceba que mais do que palavras, são bênçãos preciosíssimas: vida longa, paz para a a família e prosperidade financeira. Como alguém poderia desprezar bênçãos como estas?
A Bíblia conta que um homem chamado Nabal perdeu a chance de ser abençoado. A palavranabal em hebraico significa "tolo" ou "insensato". A história de como Nabal perdeu a oportunidade de ter sua famílai tremendamente abençoada por Deus é um alerta para nós. Aliás, somente no livro de Provérbios, há 48 versos que tratam do tolo e das consequências que a tolice traz. Não seja tolo de desperdiçar as bênçãos que Deus oferece para você e sua família.
Não seja tolo! Lembre-se do que Deus já fez em seu favor. ISm 25.15 registra que Davi tratara com bondade aos empregados de Nabal durante meses. Nabal era rico, tinha mil cabras e três mil ovelhas. O exército de Davi protegeu os rebanhos de Nabal durante meses, mas o homem tolo não reconheceu os favores que recebeu. Deus tem sido muitíssimo bondoso e misericordioso para conosco. Cada um de nós deve ser capaz de reconhecer isto. Somente o tolo responde com ingratidão à bondade de Deus.
Não seja tolo! Vigie suas palavras. Nabal respondeu com palavras tolas à bênção declarada por Davi. Suas palavras foram tão infelizes que provocaram a ira do futuro rei de Israel. Chamou Davi de bandido e oportunista! Uma grande injustiça para com o servo de Deus. Aliás, a Bíblia contém diversos alertas sobre os prejuízos que a "boca do tolo" causam: A boca do tolo o leva à ruína (Pv 10.10); A boca do tolo é um convite à ruína (Pv 10.14); O coração dos tolos derrama insensatez (Pv 12.23)... Foi Abigail, a esposa de Nabal, quem agiu rapidamente, interceptou o exército de Davi e pediu perdão pelas tolices do esposo inconsequente.
Não seja tolo! Porque a tolice produz perdas irreparáveis. A Bíblia conta que Deus tomou a causa de Davi. No dia seguinte, Nabal teve "um ataque e ficou paralizado como pedra" (ISm 25.38). Dez dias depois, "o Senhor feriu Nabal e ele morreu". Ainda que Davi tenha desistido de punir o insensato, Deus tomou a questão como sua e agiu implacavelmente. Nabal morreu porque foi tolo. Desprezou as bênçãos que Deus lhe ofereceu através de um servo dEle.
Rejeite toda tolice em sua vida. E não despreze as bênçãos que o Senhor tem para sua vida e família.
PAULO ROGÉRIO PETRIZI