Pular para o conteúdo principal

Profissões de TI que auxiliam na evangelização

Você, quando ouve falar em evangelização e nos principais responsáveis por ela, logo já pensa em padres, diáconos, missionários, religiosos, entre outros? Bem, você não deixa de ter razão. Mas, podemos mostrar um pouco mais desse cenário.
Profissões de TI que evangelizamHoje em dia, a evangelização acontece com a ajuda de meios bem menos usuais do que era costume. A tecnologia ganhou, e continua ganhando, cada vez mais destaque na divulgação do Evangelho. E não estamos falando apenas das ferramentas utilizadas por ela. Também podemos colocar nesse cenário os profissionais dessa área, que se especializaram nesse campo e hoje trabalham em favor da evangelização.
Analista de mídias sociais: é uma das profissões criadas com o advento da web 2.0. Esse profissional precisa intermediar as interações da marca com redes sociais, blogs, fóruns e outras mídias. Além de ser capaz de mensurar campanhas e a presença da marca no mundo virtual, por isso tem papel fundamental na evangelização fazendo uso dos novos meios de comunicação, como a internet e demais meios tecnológicos. Ele é responsável, muitas vezes, por fazer a ligação entre a instituição religiosa e os fiéis. No caso da Canção Nova, eles são responsáveis por interagir nas mídias, como Facebook, Twitter e Tumblr.
Analista de novas tecnologias: esse profissional precisa atualizar-se constantemente, de forma a estar por dentro das novidades do mundo tecnológico e ser capaz de estudar a viabilidade da implementação dessas ferramentas dentro da empresa. Na Canção Nova eles são responsáveis por muitos dos novos recursos dos quais os usuários usufruem. Geralmente, trabalham em parceria com os analistas de mídias sociais e implementam novas ferramentas, principalmente nas mídias.
Produtor de conteúdo: com a crescente quantidade de informação disponível na internet, essa profissão é cada vez mais valorizada no mercado, pois não é mais suficiente apenas haver muita informação; esta precisa ter com qualidade. Produzir conteúdo relevante é a principal tarefa desse profissional. Na Canção Nova ele é responsável pela produção de conteúdo para os vários canais que o Portal CN possui, além de realizar a cobertura de acampamentos, aprofundamentos e eventos da Igreja.
Programador: responsável pelo desenvolvimento de aplicativos e sistemas inteiros. Seu trabalho é essencial na manutenção e atualização de ferramentas corporativas de trabalho. Na Canção Nova, o Departamento de Tecnologia da Informação (TI)  possui três áreas nas quais eles atuam: o Desenvolvimento, setor no qual são produzidos aplicativos para web e desktop. Os Games, setor responsável por utilizar a realidade dos jogos para auxiliar na evangelização. E o mais recente deles é o Mobile, cuja equipe trabalha no desenvolvimento de aplicativos para plataforma mobile (smartphones, tablets, et.c), os trabalhos mais recentes desse setor são os aplicativos Mapa Católico e Rádio CN FM.
A intenção é mostrar que, por mais distintas que as profissões sejam, todas podem exercer papel fundamental na evangelização, cada uma na sua área de atuação. Para que isso ocorra, é essencial a colaboração e cooperação entre as diferentes áreas, pois as mídias, que hoje são responsáveis por informar, possuem grande poder penetração e persuasão, mas precisam de profissionais comprometidos com a missão de propagar o Evangelho de Cristo para que sejam utilizadas de forma correta.
Hoje

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolos e Significados

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou.

Como se constrói uma farsa?

26 de maio de 2013, a França produziu um dos acontecimentos mais emblemáticos e históricos deste século. Pacificamente, milhares de franceses, mais de um milhão, segundo os organizadores, marcharam pelas ruas da capital em defesa da família e do casamento. Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres, famílias inteiras, caminharam sob um clima amistoso, contrariando os "conselhos" do ministro do interior, Manuel Valls[1]. Voltando no tempo, lá no já longínquo agosto de 2012, e comparando a situação de então com o que se viu ontem, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que a França despertou, acordou de sua letargia.  E o que provocou este despertar? Com a vitória do socialista François Hollande para a presidência, foi colocada em implementação por sua ministra da Justiça, Christiane Taubira,  a guardiã dos selos, como se diz na França, uma "mudança de civilização"[2], que tem como norte a destruição dos últimos resquícios das tradições qu

Pai Nosso explicado

Pai Nosso - Um dia, em certo lugar, Jesus rezava. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a orar como João ensinou a seus discípulos”. È em resposta a este pedido que o Senhor confia a seus discípulos e à sua Igreja a oração cristã fundamental, o  Pai-Nosso. Pai Nosso que estais no céu... - Se rezamos verdadeiramente ao  "Nosso Pai" , saímos do individualismo, pois o Amor que acolhemos nos liberta  (do individualismo).  O  "nosso"  do início da Oração do Senhor, como o "nós" dos quatro últimos pedidos, não exclui ninguém. Para que seja dito em verdade, nossas divisões e oposições devem ser superadas. É com razão que estas palavras "Pai Nosso que estais no céu" provêm do coração dos justos, onde Deus habita como que em seu templo. Por elas também o que reza desejará ver morar em si aquele que ele invoca. Os sete pedidos - Depois de nos ter posto na presença de Deus, nosso Pai, para adorá-lo