Pular para o conteúdo principal

A Assunção da Santíssima Virgem

Francesco Botticini (1475-6), 'A Assunção da Virgem'

POR MAIS QUE REFLETÍSSEMOS, por mais que nos esforçássemos e exercitássemos a imaginação, jamais seríamos capazes de conceber uma glória maior do que a que recebeu a santíssima Virgem Maria, – que foi escolhida para ser a mãe de Jesus, isto é, ser mãe do Filho de Deus e, portanto, Mãe de Deus.

Entenda-se que Maria Mãe de Deus não é uma doutrina meramente humana, “inventada” pela Igreja muitos séculos após os eventos narrados nos Evangelhos, como imaginam alguns. Se cremos nas Sagradas Escrituras, precisamos aceitar que foi Deus mesmo Quem deu este título à Virgem de Nazaré, quando o Espírito Santo, pela boca de Isabel, a saudou chamando-a “mãe do meu Senhor” (Lc 1,39-45), – sendo que o título “Senhor”, aqui, inegavelmente quer dizer Deus, como em todo o contexto bíblico. – Quando chamamos Maria Mãe de Deus, é isto o que confessamos: do ventre virginal de Maria veio Deus, Nosso Senhor, ao mundo. Por isso é que Maria é Nossa Senhora e nossa Mãe do Céu. Também por isso quis Deus lhe conceder as maiores recompensas. Terminado o seu tempo de vida terrestre, Maria foi “assunta”, levada ao Céu, em corpo e alma.

Ensina a sagrada Tradição da Igreja que Maria de fato não morreu, apenas “dormiu” e, então, foi levada aos Céus pelos arcanjos São Gabriel e São Miguel. Quis Nosso Senhor conservar a integridade do corpo daquela de quem tomou sua própria carne. Desse modo, a Virgem Maria foi assunta ao Céu imediatamente após o fim de sua vida terrena; seu corpo não sofreu corrupção como sucederá aos homens e mulheres que ressuscitarão até o fim dos tempos, passando pela descomposição.

A Assunção de Nossa Senhora foi sempre transmitida no correr dos séculos. Não se encontra explicitamente nas Sagradas Escrituras, mas está ali implícita. O testemunho preservado dos primeiros cristãos dá conta de que, na ocasião de Pentecostes, Maria Santíssima tinha aproximadamente 47 anos de idade. Permaneceu ela por mais 25 anos na Terra, a educar e formar a Igreja nascente, como outrora educara e protegera Deus Filho em sua infância. Conforme a opinião mais comum, terminou sua imensa missão neste mundo com a idade de 72 anos.

Diversos Padres da Igreja atestam que os Apóstolos foram milagrosamente levados à Jerusalém na noite que precederia o desenlace da Bem-aventurada Virgem Maria1. S. João Damasceno, um dos mais ilustres doutores da Igreja Oriental, atesta que os fiéis de Jerusalém, ao avisados do falecimento da Mãe querida (como a chamavam), vieram em multidão prestar-lhe as últimas homenagens, e que se multiplicaram os milagres ao redor do seu corpo. Três dias depois chegou S. Tomé Apóstolo, que pediu para ver o corpo da Virgem. Ao retirar-se a pedra, não se achava mais o corpo. Pela Virtude do Filho, ressuscitara Maria. Alma e corpo imaculado vivem na Glória celeste.

Estas antigas tradições da Igreja sobre o Mistério da Assunção da Mãe de Deus podem ser encontradas nos escritos dos Santos Padres e Doutores da Igreja dos primeiros séculos, e relatadas no Concílio geral de Calcedônia, de 451.



A solenidade da Assunção de Maria, no início, era chamada “Dormição” de Nossa Senhora. A celebração foi oficializada aos católicos orientais no século VII, com um édito do imperador bizantino Maurício. Ainda no ano 687, a Festa foi introduzida também em Roma pelo Papa Sérgio I, quando foi em procissão à Basílica de Santa Maria Maior celebrar o Santo Ofício. Logo depois, o nome “dormição” cedeu ao de “assunção”, como permanece até os nossos dias.

A assunção é o evento culminante da existência de Maria. Para a Igreja, depois da definição do papa Pio XII, com a Constituição dogmática Munificentissimus Deus (1950), é dogma; verdade a ser aceita pela fé. E esse processo de convicção de fé se explica – e a definição dogmática pontifícia se justifica – não somente pela Tradição, mas também pelo fato de a Assunção de Maria encontrar sua raiz implícita e indireta também no testemunho da Sagrada Escritura tal como foi gradualmente lida e aclarada pelos Padres da Igreja, pelos teólogos e pelo senso da fé dos santos sob a ação iluminadora do Espírito Santo, Inspirador da Palavra de Deus por escrito e Fiador da autenticidade da fé da Igreja de Cristo.
Aspectos desta verdade mariana:

1. Cristológico: a Mãe é “assemelhada” ao Filho glorioso; seguiu-o na fase definitiva e gloriosa de sua existência.

2. Eclesiológico: a Igreja, que tem em Maria o seu início e a sua imagem perfeita, também nela, que sobe ao Céu, pode contemplar seu futuro e ter um sinal de consolação e de segura esperança da própria realização.

3..Mariológico: Maria alcançou a plenitude de sua salvação e a realização de sua existência como criatura humana amada por Deus de modo sublime.

4. Antropológico: o humano alcançou nela, por favor divino, a plenitude de sua realização integral; nela pode, pois, contemplar o futuro a ele prometido por Deus e nessa contemplação reavivar o desejo de alcançá-lo.

A festa da Assunção, enfim, nos convida a meditar sobre a glória inefável concedida à Santíssima Virgem, “Porta do Céu” e “Refúgio dos Pecadores”. Nesta meditação, como dissemos no início, quanto mais o homem procura aprofundar-se no conhecimento de Deus, mais compreende que não conseguirá abarcá-Lo, tais as grandezas e mistérios com que se depara.

Deus Criador, – Todo-Poderoso e Todo-Sapiente, – estabelece as regras, mas podemos ver que se apraz em criar magníficas exceções, que muito nos inspiram. Uma criatura não poderia ter sido feita em grau mais excelente, ensina a Teologia: Maria, sendo humana, não poderia ser mais perfeita. Ela é o próprio Tabernáculo de Deus da nova e eterna Aliança, que por meio dela se doa aos Bem-aventurados. Maria é a Mãe da Vida

Conteúdo do site "O Fiel Católico"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolos e Significados

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou.

Como se constrói uma farsa?

26 de maio de 2013, a França produziu um dos acontecimentos mais emblemáticos e históricos deste século. Pacificamente, milhares de franceses, mais de um milhão, segundo os organizadores, marcharam pelas ruas da capital em defesa da família e do casamento. Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres, famílias inteiras, caminharam sob um clima amistoso, contrariando os "conselhos" do ministro do interior, Manuel Valls[1]. Voltando no tempo, lá no já longínquo agosto de 2012, e comparando a situação de então com o que se viu ontem, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que a França despertou, acordou de sua letargia.  E o que provocou este despertar? Com a vitória do socialista François Hollande para a presidência, foi colocada em implementação por sua ministra da Justiça, Christiane Taubira,  a guardiã dos selos, como se diz na França, uma "mudança de civilização"[2], que tem como norte a destruição dos últimos resquícios das tradições qu

Pai Nosso explicado

Pai Nosso - Um dia, em certo lugar, Jesus rezava. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a orar como João ensinou a seus discípulos”. È em resposta a este pedido que o Senhor confia a seus discípulos e à sua Igreja a oração cristã fundamental, o  Pai-Nosso. Pai Nosso que estais no céu... - Se rezamos verdadeiramente ao  "Nosso Pai" , saímos do individualismo, pois o Amor que acolhemos nos liberta  (do individualismo).  O  "nosso"  do início da Oração do Senhor, como o "nós" dos quatro últimos pedidos, não exclui ninguém. Para que seja dito em verdade, nossas divisões e oposições devem ser superadas. É com razão que estas palavras "Pai Nosso que estais no céu" provêm do coração dos justos, onde Deus habita como que em seu templo. Por elas também o que reza desejará ver morar em si aquele que ele invoca. Os sete pedidos - Depois de nos ter posto na presença de Deus, nosso Pai, para adorá-lo