Pular para o conteúdo principal

TODA MISSA É UM MILAGRE – ISTO É O MEU CORPO


Sim, toda missa é um milagre, porque a cada momento da Santa Missa estamos em contato com o divino. Seja no inicio com o Sinal da Cruz, no momento do perdão, da bênção sacerdotal e principalmente no momento da consagração.
E é sobre isto que trata nossa reflexão a CONSAGRAÇÃO EUCARÍSTICA.
Pois é neste momento em que por meio do SACERDOTE, o pão e vinho tornam-se em substância o COPO e SANGUE de Nosso Senhor Jesus Cristo.
No momento da consagração, o padre presidente da celebração, profere as mesmas palavras, in persona christi, onde acontece o milagre, e Cristo se faz presente no altar.

A consagração das espécies, pão e vinho, ocorrem em dois momentos e é propriamente as mesmas palavras retiradas dos Evangelhos de São Mateus, São Marcos, e São Lucas e também da primeira carta aos Coríntios, 11, 24.

Consagração do Pão: Durante a refeição, Jesus tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai e comei, isto é meu corpo

Consagração do Vinho: Tomou depois o cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos, porque isto é meu sangue, o sangue da Nova Aliança, derramado por muitos homens em remissão dos pecados.

A formula em si, é uma junção da carta de Paulo e dos três Evangelhos. Note que em cada um dos momentos da consagração Jesus AFIRMA, ISTO É e não utilizou nenhum outro tipo de referência, como por exemplo, isto representa, mas sim ISTO É.

Agora façamos um paralelo com algumas referências da Sagrada Escritura significativas para a importância do argumento e declaração de que Jesus ESTÁ e É presente na Hóstia consagrada. Vejamos:

No Velho Testamento
Livro do Êxodo 3, 14:

Deus respondeu a Moisés: “EU SOU AQUELE QUE SOU”

Livro do Profeta Isaías 45,5:

Eu sou o Senhor, sem rival, não existe outro Deus além de mim. Eu te cingi, quando ainda não me conhecias […]

No Novo Testamento, agora com um olhar mais profundo do EU SOU no Evangelho de São João 8, 25;28

Quem és tu?, perguntaram-lhe eles então. Jesus respondeu: Exatamente o que EU vos declaro. Jesus então lhes disse: Quando tiverdes levantado o Filho do Homem, então conhecereis quemSOU e que nada faço de mim mesmo, mas falo do modo como o Pai me ensinou.




Entendendo então que o EU SOU é aquilo que É portando do verbo SER. A hóstia consagrada É Jesus e Jesus ESTÁ nas espécies do pão e do vinho. Milagre não necessariamente precisa ser visível para ser milagre.

Logo a TRANSUBSTANCIAÇÃO é o milagre onde a SUBSTÂNCIA do pão e do vinho seCONVERTEM no corpo do SENHOR. O conceito da transubstanciação possui base teológica e filosófica sobre a substancia da matéria, nesse caso das espécies do pão e do vinho.

A IGREJA PRIMITIVA E A EUCARISTIA
Os Santos Padres, do século I falam sobre a EUCARISTIA e afirmando categoricamente que o pão e o vinho consagrados É o CORPO e o SANGUE do senhor. A exemplo cita-se Santo Inácio de Antioquia, que em rumo à sua condenação escreveu sete cartas nestas contendo seu zelo pelo

Sacramento Eucarístico:


[…]para obedecermos ao bispo e ao presbitério numa concórdia indivisível, partindo um mesmo pão, que é o remédio da imortalidade, antídoto contra a morte, mas vida em Jesus Cristo para sempre. (Epístola aos Efésios IX, 20)



Sede solícitos em tomar parte numa só Eucaristia, porquanto uma é a carne de Nosso Senhor Jesus Cristo, um o cálice para a união com Seu sangue; um o altar, assim como também um é o Bispo, junto com seu presbitério e diáconos, aliás meus colegas de serviço. E isso, para fazerdes segundo Deus o que fizerdes.(Epístola aos Filadelfios III)

São Justino do ano de 165 também escreve em sua carta “Diálogo com Trifão”:




Este alimento se chama entre nós, Eucaristia, da qual a nenhum outro é lícito participar, senão ao que crer que nossa doutrina é verdadeira, e que foi purificado com o batismo para o perdão dos pecados e para a regeneração, e que vive como Cristo ensinou. Por que estas coisas não as tomamos como pão comum nem bebida comum, mas ao contrário assim como o Verbo de Deus, havendo de encarnado em Jesus Cristo nosso Salvador, se tornou carne e sangue para a nossa Salvação, assim também nos é ensinado que o alimento eucaristizado, mediante a palavra (verbo) de nosso oração precedente d’Ele – O alimento de que nossa carne e nosso sangue, se nutrem com arranjo para nossa transformação – é a carne e o sangue daquele que Jesus que se encarnou. Pois os apóstolos, nos comentários por eles compostos, chamamos evangelhos, nos transmitiram o que assim lhes havia sido transmitido: Que Jesus, tendo tomado o pão e dando graças, dizendo: Façam isso em memória de mim; este é meu corpo, e somente fez eles participantes. A mesma coisa também nos mistérios de Mitra tem sido ensinada pelos malvados demônios, tomando por imitação. Por que sabeis, ou podem saber, que quando alguém é iniciado neles, se oferecem um pão e um cálice de água e se dizem certos versos.



Também Santo Hipólito (235 d.c) ensina o cuidado e o zelo que se deve ter com a Eucaristia, advertindo ainda para que não se permita que um descrente receba a o pão consagrado.





Todos evitem como diligência que o infiel coma da Eucaristia ou que os ratos ou algum outro animal, nenhuma outra coisa em absoluto caia na Eucaristia e que algo pereça. É o corpo de Cristo, do qual todos os fieis se alimentam, e não deve ser desprezado.” (Santo Hipólito – Tradição Apostólica)
Estes são alguns relatos da Igreja Primitiva, onde se tem alicerces sólidos de que Jesus Cristo se faz presente por meio da CONSAGRAÇÃO/TRANSUBSTANCIAÇÃO do pão e do vinho se fazendo em substância o Corpo e Sangue do Senhor.

MILAGRES EUCARÍSTICOS
Partindo do princípio de que por meio da consagração eucarística, em sentido real, em toda a Santa Missa, pelas mãos do sacerdote, in persona christi, acontece o milagre da transubstanciação.

No entanto em vários percursos da história do povo de Deus, por algum motivo, seja ele qual for Deus nos quis revelar de forma APARENTE e VISÍVEL sua presença na hóstia consagrada. Havendo então não somente a mudança da substância, mas também da matéria. Chamados de milagres eucarísticos.

O primeiro milagre de forma aparente que se tem registro é o chamado MILAGRE EUCARÍSTICO DE LANCIANO.

Um sacerdote atormentado por sua dúvida da real presença de Jesus na Eucaristia, se depara com a transformação das espécies do pão e do vinho em carne e sangue.



O milagre de Lanciano já perdura a mais de 12 SÉCULOS intactos sem sofrer as consequências do tempo desde então.



O milagre Eucarístico de Lanciano passou por testes científicos onde se comprova que as espécies convertidas do pão convertidas em tecido cardíaco e o vinho em sangue humanos.

Outro acontecimento como milagre visível da presença real da Jesus na Eucaristia, aconteceu na Argentina, ainda quando o Papa Francisco (Jorge Mario Bergoglio) era o Bispo de Buenos Aires.



O milagre aconteceu em 18 de agosto de 1996. Após a distribuição da hóstia o Padre Alejandro Pezetfoi informado que uma partícula consagrada teria sido encontrada em um candelabro atrás da igreja. Não consumindo a hóstia, o Padre deixou que a partícula fosse dissolvida em água. Porém ao verificar no dia seguinte notou que a mesma havia se transformado em uma substância que vertia sangue.


Jesus É presente na Hóstia consagrada em toda Santa Missa celebrada em qualquer lugar do mundo pelas mãos de um ministro ordenado.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolos e Significados

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou.

Como se constrói uma farsa?

26 de maio de 2013, a França produziu um dos acontecimentos mais emblemáticos e históricos deste século. Pacificamente, milhares de franceses, mais de um milhão, segundo os organizadores, marcharam pelas ruas da capital em defesa da família e do casamento. Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres, famílias inteiras, caminharam sob um clima amistoso, contrariando os "conselhos" do ministro do interior, Manuel Valls[1]. Voltando no tempo, lá no já longínquo agosto de 2012, e comparando a situação de então com o que se viu ontem, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que a França despertou, acordou de sua letargia.  E o que provocou este despertar? Com a vitória do socialista François Hollande para a presidência, foi colocada em implementação por sua ministra da Justiça, Christiane Taubira,  a guardiã dos selos, como se diz na França, uma "mudança de civilização"[2], que tem como norte a destruição dos últimos resquícios das tradições qu

Frases célebres de São Padre Pio de Pietrelcina

Reze, espere e não se preocupe. A preocupação é inútil. Deus é misericordioso e ouvirá sua prece ... A oração é a melhor arma que temos, é a chave que abre o coração de Deus. Você deve falar com Jesus, não só com os lábios, mas com seu coração. Na verdade, em algumas ocasiões você deve falar apenas com o coração ... Eu só quero ser um frade que reza ... O tempo usado para glorificar a Deus e cuidar da saúde da alma nunca é desperdiçado. Não há tempo melhor gasto do que aquele que é gasto em santificar as almas dos outros. Doce é o jugo de Jesus, e seu peso é leve, portanto, não demos lugar ao inimigo para rastejar em nossos corações e roubar a nossa paz. A chave da perfeição é o amor. Quem vive no amor vive em Deus, pois Deus é amor, como diz o Apóstolo. Eu vou fazer mais do Céu do que eu posso fazer aqui na Terra. O diabo é como um cão raivoso preso na corrente, não pode atingir ninguém além dos limites da corrente. Portanto, fique longe de