Pular para o conteúdo principal

Porque a Igreja é Católica?

Jesus quis fundar a Igreja?

Sim! Jesus quis fundar uma só Igreja: Da Igreja primitiva surgiu a Igreja Católica. Assim disse o Senhor: "Eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja e o Império do inferno (da morte) não a vencerá " (Mt 16,18). E esta Igreja, não obstante as perseguições sofridas neste dois mil anos de história, durará até o fim do mundo. "Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo" (Mt 28,20). Na realidade, Jesus não disse a seus discípulos: "Ide por todo o mundo e edifiquem muitas Igrejas, para que cada um possa escolher a que mais gostar?".

Por que a Igreja é Católica?

Ela é Católica, isto é, "Universal" porque está presente em todo o mundo. Desde o início a Igreja foi aberta a todas as pessoas e a todos os povos. Ela nasceu pelo trabalho missionário dos apóstolos e Discípulos de Cristo e deve continuar sua missão até o fim do muno. Ela é a única Igreja que remonta até Jesus, seu fundador. Enquanto todas as demais Igrejas ou Seitas saíram da Igreja Católica e têm como fundadores, homens.
Temos a lista de todos os papas, desde São Pedro, o escolhido pelo Senhor, até o Papa atual. Como exemplo: 1º São Pedro (+67); 2º São Lino (67-79); 3º São Anacleto (79-90); 4º São Clemente (90-99); 5º São Evaristo (99-1-7); 6º São Alexandre (107-115)...; João XXIII (1958-1963); 263º Paulo VI (1963-1978); 264º João Paulo I (1978); 265º João Paulo II (1978-2005) e, por fim, 266º papa da Igreja de Jesus Cristo, Bento XVI (2005).

Devemos discutir com os outros?

Não! Apenas devemos dialogar, respeitando as outras Igrejas e denominações, principalmente as pessoas sedentas por Deus, que nelas participam. Cristo é o bom Pastor que guia a e salva a todos, como o Senhor mesmo afirmou: "Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco. Preciso conduzi-las também, e ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor" (Jo 10,14s).
É bem verdade que devemos diferenciar entre as Igrejas Protestantes históricas e as novas igrejas e seitas pentecostais. Lembramo-nos, por exemplo da Campanha da Fraternidade de 2000, onde sete igrejas diferentes, cada uma com identidade própria, se uniram para refletir sobre a "Dignidade humana e a paz - Novo milênio sem exclusões". Da mesma forma, este ato, união das igrejas, repetiu-se em 2005, através da Campanha da Fraternidade.

Como entender o ecumenismo?

O ecumenismo, que nasceu entre os evangélicos (protestantes), foi incentivado na Igreja Católica pelo concílio Vaticano II. Não se deve entender Ecumenismo com a volta de uma só Igreja Cristã, mas, no diálogo fraterno entre todos, ajudando a construir um mundo justo, conforme o Reino de Deus, para o bem de toda a humanidade.
Alguns católicos, erradamente, chamam os outros irmãos protestantes de "crentes"; anticristos; malditos, separados... (1Jo 2,18s); e outros nomes pejorativos baseados, as vezes, em Gálatas que diz: "De fato, não é que seja outro (evangelho), mas alguns estão perturbando para reformar o evangelho do Messias (Gál 1,7s); Ou, como se lê em Timóteo: "Apartando-se desta norma, alguns entregaram-se a discursos vãos. Pretensos doutores da Lei, que não compreendem nem o que dizem nem o que afirmam"(1Tim 1,6s). Neste caso, respeitar, dialogar e amar é a atitude mais cristã.

A Igreja é santa e pecadora?

Sim! Enquanto peregrinos nesta terra, somos limitados e pecadores. Pois Jesus escolheu homens e mulheres e não anjos do Céu para dirigir a sua Igreja. Mas devemos procurar a santidade, como o Pai do Céu é santo. A Igreja é santa enquanto carrega, em vasos de barro, a santidade que vem de Deu, pelos 7 sacramento:
"Se dizemos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se reconhecemos os nossos pecados, (Deus aí está) fiel e justo para perdoar os pecados e para nos purificar de toda iniqüidade..." (Jo 1,8s).

Não julgueis...


Portanto, nós Católicos, somos chamados a viver as palavras do Evangelho de São Lucas, que diz: "Não julgueis, e não sereis julgados" (Lc 6,37). É contra a vontade de Deus usar a Bíblia para atacar a Igreja dos outros, para se considerar os únicos bons e salvos, santos e julgadores do mundo. Esse tipo farisaico, que hoje está em moda, foi muito condenado pelo Mestre Jesus em seu tempo. Leia: Lc 18, 9-14 e Mt 23,25-28.
Todas as seitas protestantes que surgiram durante o primeiro milênio do cristianismo desapareceram. As que conhecemos, hoje em dia, têm 10, 50, 200 e 400 anos. Se são de Deus vingarão. Do contrário desaparecerão como as demais. A Igreja Católica que vem de Jesus, com certeza, chegará até o fim do mundo (confira, Mt 28,20).

O papel da hierarquia da Igreja?


Por que os papas, bispos, sacerdotes e diáconos servem sobre os outros irmãos? Porque Jesus não deu a todos seus discípulos os mesmos poderes (na Igreja Católica, maior poder, autoridade, significa maior serviço e responsabilidade). Os apóstolos receberam três "poderes"especiais, vejamos:
1º Anunciar o Evangelho. "Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, e ensinai a todas as nações, batizai-as em nome do Pai e do filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar a tudo que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias até o fim dos tempos " (Mt 28,18-20); Leia também: Mc 3.
2º Celebrar o Culto da Nova Aliança. "Tomou em seguida o pão e depois de ter dado graças, partiu-o e deu-lhe, dizendo: "Isto é meu corpo, que é dado por vós; Fazei isto em memória de mim". Do mesmo modo tomou também o cálice depois de cear, dizendo: "este cálice é a nova Aliança em meu sangue, que será derramado por vós"... (Lc 22, 19-20).
3º Cuidar do povo de Deus. "Quem vos recebe, a mim recebe. E quem m recebe, recebe aquele que me enviou " (Mt 10,40): ou, "Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós. Depois dessas palavras soprou sobre eles dizendo-lhes: "Recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoastes os pecados, ser-lhe-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos" (Jo 20, 22-23); Ainda lemos em Mateus: "Em verdade vos digo: tudo o que ligardes sobre a terra será ligado no céu, e tudo o que desligares sobre a terra, será desligado no céu " (Mt 18,18).

São Pedro e a autoridade papal

A Igreja Católica é extremamente fiel à Bíblia, à Tradição Apostólica e ao Senhor Jesus, nosso único Salvador. Assim sendo, vejamos que o Senhor Jesus não deu a todos os apóstolos a mesma autoridade. Só deu ao Apóstolo Pedro a autoridade, para que fosse chefe (coordenador) de todos os outros de toda Igreja "E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja... Eu te darei as chaves do Reino dos Céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus... (Mt 16, 18-20). O Papa, então, é o sinal visível da unidade da Igreja, unidade realizada [elo poder do Espírito Santo. Veja em São Lucas, que o Senhor Jesus dá a Simão Pedro o poder de confirmar os outros irmãos: "Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar o trigo; mas eu roguei por ti, para que tua confiança não desfaça; e tu, por tua vez, confirma os teus irmãos " (Lc 22,31-32). Ou ainda: "Simão... amas-me mais do que estes? ... Sim, Senhor... então apascenta as minhas ovelhas " (Jo 21,15s).
Depois da morte dos Apóstolos, hoje em dia, os encarregados para guiar o povo de Deus são os bispos ajudados pelos presbíteros (padres) e diáconos. Leia: 2 Tim 1,6; Tim 5, 22; Tit 1,5.

Palavras do primeiro Papa da Igreja

Já no primeiro século São Pedro escreveu aos fiéis advertido-os sobre a questão da quebra da unidade dos seguidores de Cristo: "Assim como entre o povo (de Israel) houve falsos profetas, do mesmo modo haverá entre nós falsos doutores, que introduzirão disfarçadamente seitas perniciosas. Eles, renegando assim o Senhor que os regatou, atraíram sobre si uma ruína repentina. Muitos os seguirão nas suas desordens e serão deste modo a causa de o caminho da verdade ser caluniado..." (2Pd 2,1-2).

O que quer dizer "Tradição"?

Tradição quer dizer entrega, isto é: experiência da fé vivenciada pelos Apóstolos e seus sucessores. Trata-se do mesmo Evangelho que os Apóstolos receberam de Jesus e que entregaram a outros, e continuará sendo entregue (pregado) de geração em geração, até o fim do mundo. Jesus, na verdade, condena as tradições ou ensinamentos dos homens, e não o seu Evangelho que seria transmitido de geração em geração: "Deixando o mandamento de Deus, vos apegais à tradição dos homens " (Mc 7,8).
A Bíblia apresenta a Tradição como a base da fé do Cristão. Em nenhuma parte se fala que basta a Bíblia para salvar-se: "O que aprendestes, recebestes, ouvistes e observastes em mim, isto praticai, e o Deus da paz estará convosco" (Filp 4,9), ou: "Assim, pois, irmãos, ficai firmes e conservai as tradições que de nós aprendestes, tradições que continuam seja por palavras, seja por carta nossa " ( 2Tes 2,15).

"Mas quem PERSEVERAR até o fim será salvo. " (Mt 24,13).

Fonte: "Respostas da Bíblia", Pe. Vicente - SVD

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolos e Significados

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou.

Como se constrói uma farsa?

26 de maio de 2013, a França produziu um dos acontecimentos mais emblemáticos e históricos deste século. Pacificamente, milhares de franceses, mais de um milhão, segundo os organizadores, marcharam pelas ruas da capital em defesa da família e do casamento. Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres, famílias inteiras, caminharam sob um clima amistoso, contrariando os "conselhos" do ministro do interior, Manuel Valls[1]. Voltando no tempo, lá no já longínquo agosto de 2012, e comparando a situação de então com o que se viu ontem, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que a França despertou, acordou de sua letargia.  E o que provocou este despertar? Com a vitória do socialista François Hollande para a presidência, foi colocada em implementação por sua ministra da Justiça, Christiane Taubira,  a guardiã dos selos, como se diz na França, uma "mudança de civilização"[2], que tem como norte a destruição dos últimos resquícios das tradições qu

Frases célebres de São Padre Pio de Pietrelcina

Reze, espere e não se preocupe. A preocupação é inútil. Deus é misericordioso e ouvirá sua prece ... A oração é a melhor arma que temos, é a chave que abre o coração de Deus. Você deve falar com Jesus, não só com os lábios, mas com seu coração. Na verdade, em algumas ocasiões você deve falar apenas com o coração ... Eu só quero ser um frade que reza ... O tempo usado para glorificar a Deus e cuidar da saúde da alma nunca é desperdiçado. Não há tempo melhor gasto do que aquele que é gasto em santificar as almas dos outros. Doce é o jugo de Jesus, e seu peso é leve, portanto, não demos lugar ao inimigo para rastejar em nossos corações e roubar a nossa paz. A chave da perfeição é o amor. Quem vive no amor vive em Deus, pois Deus é amor, como diz o Apóstolo. Eu vou fazer mais do Céu do que eu posso fazer aqui na Terra. O diabo é como um cão raivoso preso na corrente, não pode atingir ninguém além dos limites da corrente. Portanto, fique longe de