Pular para o conteúdo principal

Lírios do Céu para uma festa de profissão religiosa


Gostaria de registrar este singelo relato que encontrei no Facebook. Está relacionado com o que aconteceu  em Pernambuco, em Cimbres, onde Nossa Senhora apareceu no século passado. A história é bem conhecida inclusive na capital; infelizmente, o local exato das aparições parece se encontrar hoje in partibus infidelium, sob o controle arbitrário de um punhado de índios que decidem quem pode entrar nas terras, e até onde, com grave prejuízo para os devotos afeitos a romarias…
O relato não tem associação direta com as aparições; é somente um mimo de Nossa Senhora e, talvez justamente por isso, seja tão tocante em sua simplicidade. Talvez nos atraiam principalmente essas coisas que nos vêm como se não tivessem propósitos maiores, como se fossem puro agrado gratuito – como é gratuito o amor. Lírios para a festa de jubileu, simples assim. Que essa delicadeza dos Céus possa enternecer o nosso coração e inflamar a nossa alma de amor à Virgem Imaculada. Que recorramos a Ela como a uma Mãe que sempre sabe o que é melhor para os Seus filhos. Que essa filial confiança seja a nossa salvação.
A Ir. Adélia, última vidente de Cimbres, faleceu há poucos meses aqui em Recife. Era dia 13 de outubro. Aniversário do Milagre do Sol.
* * *
cimbres
O trecho foi retirado do livro “Aqui o céu se encontra com a terra”. Autoria de Ione Maria Paiva. 9ª Edição, pag. 100.
“Nazaré da mata (Pernambuco) marcou muito a vida da Irmã Adélia. Foi lá que comemorou seu Jubileu de Prata de vida religiosa. Era permitido que a família fizesse uma festa. Padre Petronilo e Padre Mário, com quem se dava muito, celebraram a Santa Missa em Ação de Graças. Mas na véspera da festa, para tristeza de todos, não havia flores para enfeitar o altar. Perto da Igreja havia um canteiro de lírios do mato, cor de rosa, muito bonitos, mas que naquela época do ano só tinham folhagem. Mas aconteceu que no dia da festa aquele canteiro amanheceu todo florido. Chamou tanto a atenção de todos que foi batida uma fotografia da Irmã Adélia com o sobrinho Carlos Augusto no meio daquelas flores que , com certeza, foram mandadas por Nossa Senhora como presente seu por aquele dia tão importante e festivo. Eram tantos lírios que deram para ornamentar a igreja, o refeitório, os quartos, enfim toda a casa ficou enfeitada com aquele rosa singelo dos lírios”.
Considerai os lírios dos campos como nascem; não fiam nem tecem: contudo digo-vos, nem Salomão em toda sua glória, jamais se vestiu como um deles. (Lc.12,27).

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolos e Significados

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou.

Como se constrói uma farsa?

26 de maio de 2013, a França produziu um dos acontecimentos mais emblemáticos e históricos deste século. Pacificamente, milhares de franceses, mais de um milhão, segundo os organizadores, marcharam pelas ruas da capital em defesa da família e do casamento. Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres, famílias inteiras, caminharam sob um clima amistoso, contrariando os "conselhos" do ministro do interior, Manuel Valls[1]. Voltando no tempo, lá no já longínquo agosto de 2012, e comparando a situação de então com o que se viu ontem, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que a França despertou, acordou de sua letargia.  E o que provocou este despertar? Com a vitória do socialista François Hollande para a presidência, foi colocada em implementação por sua ministra da Justiça, Christiane Taubira,  a guardiã dos selos, como se diz na França, uma "mudança de civilização"[2], que tem como norte a destruição dos últimos resquícios das tradições qu

Pai Nosso explicado

Pai Nosso - Um dia, em certo lugar, Jesus rezava. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a orar como João ensinou a seus discípulos”. È em resposta a este pedido que o Senhor confia a seus discípulos e à sua Igreja a oração cristã fundamental, o  Pai-Nosso. Pai Nosso que estais no céu... - Se rezamos verdadeiramente ao  "Nosso Pai" , saímos do individualismo, pois o Amor que acolhemos nos liberta  (do individualismo).  O  "nosso"  do início da Oração do Senhor, como o "nós" dos quatro últimos pedidos, não exclui ninguém. Para que seja dito em verdade, nossas divisões e oposições devem ser superadas. É com razão que estas palavras "Pai Nosso que estais no céu" provêm do coração dos justos, onde Deus habita como que em seu templo. Por elas também o que reza desejará ver morar em si aquele que ele invoca. Os sete pedidos - Depois de nos ter posto na presença de Deus, nosso Pai, para adorá-lo