Pular para o conteúdo principal

Não deixes de consolar os que choram, aproxima-te dos que estão aflitos. Eclesiástico 7; 36-40



36-Estende a mão para o pobre, a fim de que sejam perfeitos teu sacrifício e tua oferenda.
Estender a mão no significado material e espiritual,esse"pobre" significa o irmão de rua mais o pobre de espírito que pode ser até uma pessoa de posses,aquele que aceitou o chamado de Cristo entende bem o que o Apóstolo Paulo diz na 2° carta aos Coríntios 6;10 Somos julgados tristes, nós que estamos sempre contentes; indigentes, porém enriquecendo a muitos; sem posses, nós que tudo possuímos!
Isto é não negligenciar estender a mão aquele que está do seu lado,mesmo que aparentemente não temos condições para ajudar a pessoa financeiramente ou é alguém de muito status,seja intelectual, profissional,a força do cristão vem do Cristo e não de livros, ou de diplomas e muito menos da conta bancária, às vezes nós que estamos no caminho de Deus ficamos pedindo para nos enviar para missão, mais o campo de missão é o mundo e as pessoas à nossa volta estão sendo bombardeadas em sua vida seja ela matrimonial,familiar,profissional,afetiva o que eu e você precisamos é ter a coragem de emprestar nossa mão para Cristo estender a dele aos "pobres".

37. Dá de boa vontade a todos os vivos, não recuses esse benefício a um morto.
São Francisco de Assis entendeu bem o significado dessa palavra ele que sempre trazia essa certeza "Há mais alegria em dar do que receber" e isso envolveu os franciscanos que sempre exclamavam:"Jesus que eu não tenha nada para que eu tenha tudo que é o Senhor", dar de boa vontade ser à gotinha no Oceano que Madre Teresa dizia essa gotinha pequena mais que sem ela o oceano fica menor,ser uma gota pura e casta numa sociedade imunda e sem princípios Cristão,Hoje se fala muito de "filantropia" porque é mais fácil dar algo,sem se envolver,do que se comprometer com algo ou alguém,o "dar" que à palavra se refere é o ;amor,atenção,afeto, o mostrar um caminho, o tirar do erro, é investir naquele que ninguém investe mesmo sem ter retorno;apresentar valores no qual acreditamos e professamos com a vida.Não recusar beneficios a um morto vou fazer um paralelo com o Apocalipse 3;1 Conheço as tuas obras: és considerado vivo, mas estás morto.
Quantos jovens estão mortos em seus sonhos,sem esperança,com uma amor adulterado em seu coração,quantos casais que estão mortos em seus relacionamentos e só vivem de faxada para sociedade,quantas meninas que não conseguem viver a pureza de seu estado e se acostumaram a ser um objeto sensual e sem valor.Nós temos que estar mortos sim para o pecado, e ter a coragem de beneficiar com nossas orações aqueles que precisam voltar a vida.João 14;6"Eu sou o caminho a verdade e a vida."
38. Não deixes de consolar os que choram, aproxima-te dos que estão aflitos.
Não temer o que vão dizer mais vivenciar os valores evangélicos,em nosso estado de vida.Quantos você conhece em seu trabalho que choram e você têm consolado?
Aproximar do aflito sair da margem ir para águas mais profundas o quanto vale uma alma,vale o Sangue de um Deus,Padre Pio exclamava com aperto no coração"Se soubessem o quanto custa uma alma", o problema é que queremos ser reconhecidos , pregar para multidões, cantar em grandes púlpitos,se apresentar e não evangelizar.receber aplausos e no entanto ter a certeza de João Batista Que Jesus cresça e eu diminua (João 3;30)
39. Não tenhas preguiça de visitar um doente, pois é assim que te firmarás na caridade.
Em vez de ficar ocioso na sua casa na frente de um computador especulando a vida dos outros nas redes sociais,acomodado com a novela, comece a deixar Rastros de Deus (Padre Léo), vá ao encontro do doente (físico,doente de amor,de paz, de ajuda)mesmo que você não tenha o dom da palavra ou da oratória a tua vida é um grito de Deus que ecoa,o seu jesto de preocupação por aquela vida já fala por si  estamos em um momento de que o Cristão não tem moral nenhum na sociedade aonde o evangelho é desacredito porque se fala muito e não se vê ação,e sim interesse, é hora de que ("Cessem as palavras e que as obras falem"São Gregório)
Romanos 13;10-A caridade não pratica o mal contra o próximo. Portanto, a caridade é o pleno cumprimento da lei.
40. Em tudo o que fizeres, lembra-te de teu fim, e jamais pecarás.
Beato Jose Alamano-A santidade é lei de vida,vocação de todos os cristãos,Não sou eu que encontro na Santidade minha alegria,é Deus que na minha santidade encontra sua alegria.A santidade de Deus é o modo der ser dos cristãos.Somente tendo estas certezas, para vivenciar essa luta contra o pecado e lembrar do quando fere o coração de Cristo nossos pecados e o quanto intensifica nossas palavras a vivência dos mandamentos.

Guilherme Matias
Comunidade Revestidos da Força do Alto.

Postagens mais visitadas deste blog

Pai Nosso explicado

Pai Nosso - Um dia, em certo lugar, Jesus rezava. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a orar como João ensinou a seus discípulos”. È em resposta a este pedido que o Senhor confia a seus discípulos e à sua Igreja a oração cristã fundamental, o  Pai-Nosso. Pai Nosso que estais no céu... - Se rezamos verdadeiramente ao  "Nosso Pai" , saímos do individualismo, pois o Amor que acolhemos nos liberta  (do individualismo).  O  "nosso"  do início da Oração do Senhor, como o "nós" dos quatro últimos pedidos, não exclui ninguém. Para que seja dito em verdade, nossas divisões e oposições devem ser superadas. É com razão que estas palavras "Pai Nosso que estais no céu" provêm do coração dos justos, onde Deus habita como que em seu templo. Por elas também o que reza desejará ver morar em si aquele que ele invoca. Os sete pedidos - Depois de nos ter posto na presença de Deus, nosso Pai, para adorá-lo...

O EXÍLIO BABILÔNICO

Introdução O exílio marcou profundamente o povo de Israel, embora sua duração fosse relativamente pequena. De 587 a 538 a E.C., Israel não conhecerá mais independência. O reino do Norte já havia desaparecido em 722 a.E.C. com a destruição da capital, Samaria. E a maior parte da população dispersou-se entre outros povos dominados pela Assíria, o reino do Sul também terminará tragicamente em 587 a.E.C. com a destruição da capital Jerusalém, e parte da população será deportada para a Babilônia. Tanto os que permaneceram em Judá como os que partirem para o exílio carregaram a imagem de uma cidade destruída e das instituições desfeitas: o Templo, o Culto, a Monarquia, a Classe Sacerdotal. Uns e outros, de forma diversa, viveram a experiência da dor, da saudade, da indignação, e a consciência de culpa pela catástrofe que se abateu sobre o reino de Judá. Os escritos que surgiram em Judá no período do exílio revelam a intensidade do sofrimento e da desolação que o povo viveu. ...

Nossa Senhora da Conceição Aparecida

NOSSA SENHORA da Santa Conceição Aparecida é o título completo que a Igreja dedicou à esta especial devoção brasileira à Santíssima Vigem Maria. Sua festa é celebrada em 12 de outubro. “Nossa Senhora Aparecida” é a diletíssima Padroeira do Brasil. Por que “Aparecida”? Tanto no Arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida quanto no Arquivo Romano da Companhia de Jesus constam os registros históricos da origem da imagem de Nossa Senhora, cunhada "Aparecida". A história foi registrada pelo Pe. José Alves Vilela em 1743, e confirmada pelo Pe. João de Morais e Aguiar em 1757. A história se inicia em meados de 1717, por ocasião da passagem do Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, governador da Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, pela povoação de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica (atual Ouro Preto, MG). Os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves foram convocados a providenciar um bom pescado para recepcionar o Conde, e partiram a l...