Pular para o conteúdo principal

Formulários e questionários


Parece ser uma pergunta tão fácil de responder...ou talvez não.  Para que serve um formulário? Resposta: Para captar contatos. Simples. Para que serve um questionário? Para fazer perguntas. Simples. Porém as funções de formulários e questionários vão muito além disso...


Está acontecendo uma mudança de paradigma na forma como as marcas atuam perante os consumidores. Antes era apenas a marca a falar para o cliente. Com a diversidade de meios à disposição do consumidor, principalmente digitais, a tendência é a oposta: a marca ouve e o cliente diz o que pretende em tempo real.
Formulários e Questionários são duas ferramentas de um conjunto de soluções que aproximam marca e cliente simplificando este objetivo.

Mas voltemos ao título deste artigo.

Razão 1:
O mais normal é utilizar um formulário para captar contatos. Mas acredite: Muitos não fazem algo tão simples como colocar um formulário no site para captar contatos,  preferindo comprar uma base de dados para fazer envios massivos sem autorização dos destinatários.

 
Resultados: O formulário apresentado nessa imagem já nos gerou mais de 3000 contatos  autorizados.


Razão 2:
Pergunte aos seus clientes aquilo que ele querem, oiça-os e se relacione com eles.
Mas atenção:  Não seja demasiado exaustivo e vá direto ao assunto.
Questionários com demasiadas perguntas afastam as pessoas.

 
Resultados: Esse questionários de satisfação teve 183 respostas de um universo de 352 clientes.
Taxa de Sucesso: 52%


Razão 3:
O efeito viral.
Uma newsletter bem construída com critérios de participação claros e objetivos e um prémio apetecível para o seu público pode fazer muito pelo aumento da sua base de dados.
 

      

Resultados: A newsletter apresentada na imagem foi enviada para 3025 pessoas, tendo um total de 2050 recomendações.

 
Razão 4:
Manter uma base de dados actualizada é tão ou mais importante do que adquirir novos contatos. Porquê enviar um tratamento para a calvice para toda a base de dados, quando regra geral, os homens é que padecem deste problema?





Que fazer?

Lembra-se da pergunta que fiz no início do artigo? Ainda julga que  criar um formulário ou questionário tem que ser uma grande dor de cabeça?
1) Não trabalhe em múltiplos softwares. Centralize os recursos.
2) Procure uma ferramenta todo-o-terreno.  Deve ter formulários, questionários e permitir-lhe alimentar e atualizar a base de dados evitando exportações e importações entre softwares.
3) Faça você mesmo. Existem ferramentas já com modelos de formulários e questionários prontos a utilizar. Assim não há necessidade de pedir a terceiros que o faça por você.

Conclusão:

Não precisa perder dias para concluir com êxito um questionário ou um formulário. Já não é algo que um leigo não possa fazer. Reflita sobre o artigo e verá que as sugestões apontadas e muitas das ferramentas existentes no mercado têm um valor inestimável.

E lembre-se:  A era da comunicação de uma via Marca-Cliente têm os dias contados. A Marca deve agora procurar criar mecanismos para saber ouvir o cliente e manter uma conversação com ele. Os questionários online são precisamente uma das ferramentas para o conseguir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolos e Significados

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou.

Como se constrói uma farsa?

26 de maio de 2013, a França produziu um dos acontecimentos mais emblemáticos e históricos deste século. Pacificamente, milhares de franceses, mais de um milhão, segundo os organizadores, marcharam pelas ruas da capital em defesa da família e do casamento. Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres, famílias inteiras, caminharam sob um clima amistoso, contrariando os "conselhos" do ministro do interior, Manuel Valls[1]. Voltando no tempo, lá no já longínquo agosto de 2012, e comparando a situação de então com o que se viu ontem, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que a França despertou, acordou de sua letargia.  E o que provocou este despertar? Com a vitória do socialista François Hollande para a presidência, foi colocada em implementação por sua ministra da Justiça, Christiane Taubira,  a guardiã dos selos, como se diz na França, uma "mudança de civilização"[2], que tem como norte a destruição dos últimos resquícios das tradições qu

Frases célebres de São Padre Pio de Pietrelcina

Reze, espere e não se preocupe. A preocupação é inútil. Deus é misericordioso e ouvirá sua prece ... A oração é a melhor arma que temos, é a chave que abre o coração de Deus. Você deve falar com Jesus, não só com os lábios, mas com seu coração. Na verdade, em algumas ocasiões você deve falar apenas com o coração ... Eu só quero ser um frade que reza ... O tempo usado para glorificar a Deus e cuidar da saúde da alma nunca é desperdiçado. Não há tempo melhor gasto do que aquele que é gasto em santificar as almas dos outros. Doce é o jugo de Jesus, e seu peso é leve, portanto, não demos lugar ao inimigo para rastejar em nossos corações e roubar a nossa paz. A chave da perfeição é o amor. Quem vive no amor vive em Deus, pois Deus é amor, como diz o Apóstolo. Eu vou fazer mais do Céu do que eu posso fazer aqui na Terra. O diabo é como um cão raivoso preso na corrente, não pode atingir ninguém além dos limites da corrente. Portanto, fique longe de