Pular para o conteúdo principal

O que significa a palavra “Amén”?

 



O cristianismo consagrou esta palavra que é uma das mais ditas em todo o mundo com o significado de “Assim seja”, com o sentido de uma confirmação ao que foi dito anteriormente por alguém. Muitos no mundo ainda julgam que o significado da palavra seja este…

Vamos entrar um pouco no sentido verdadeiro desta palavra a fim de descobrirmos o seu verdadeiro significado nas Escrituras e no judaísmo.

Origem

Esta palavra originou-se na língua hebraica como um acróstico (os acrósticos são formas textuais onde a primeira letra de cada frase ou verso formam uma palavra ou frase. Podem ser simples, com frases ou palavras que não tenham ligação entre si ou podem mesmo ser o encerramento de uma poesia) da frase “El melech ne emam” que significa “D-us meu Rei é fiel“.

Desta forma percebemos que a palavra “AMEN” é muito mais profunda do que aquilo que julgávamos crer que ela fosse, pois agora se trata de uma afirmação da fidelidade do Eterno para com seus filhos.

Na raiz desta palavra temos o temor hebraico “emuna” que significa “confiança”; significa também “confirmar aquilo eu está escrito”.

A palavra amém em hebraico é composta de três letras (alef, mem e num) e sua guematria (método hermenêutico de análise das palavras bíblicas “somente” em hebraico, atribuindo um valor numérico definido a cada letra) é 91, sendo:

  • Alef = 1
  • Mem = 40
  • Num = 50

Quando fazemos a redução de 91 temos: 9 + 1 = 10. Este valor é equivalente na tradição judaica a keter (coroa). E ainda sabemos que este valor é o mesmo da soma de dois dos nomes do Eterno:

  • IHVH = 26
  • Adonai = 65

Isso nos leva a duas conclusões: quando falamos acerca do amém estamos falando sobre “receber uma coroa“, pois o Eterno é fiel para cumprir tudo aquilo que nos prometeu, e sendo assim a coroa que receberemos d´Ele é justamente aquela da qual mais necessitamos no momento. Uma outra possibilidade é que o Eterno está se manifestando a nós de duas formas: como o IHVH e também como Adonai. Quando ele se manifesta como IHVH Ele está se manifestando como Aquele que se torna aquilo que precisamos que Ele se torne para nós (Este é o significado do tetragrama). E também se manifesta como “Adonai” que significa “Senhor”, mostrando assim que independente de qualquer situação Ele é o Senhor de nossas vidas e a conduzirá de tal forma que o Seu Nome seja sempre glorificado!

Então o “AMEM” está intimamente interligado à Pessoa do Eterno em todos os sentidos e com isso esta palavra sela aquilo que está sendo dito! Podemos até mesmo afirmar que o AMEM é uma pessoa!

Situações onde o AMEN está presente

Louvor ao Eterno – exaltação

E bendito seja para sempre o seu nome glorioso; e encha-se toda a terra da sua glória. Amém e Amém” Sl 72:19

E Esdras louvou ao IHVH, o grande Deus; e todo o povo respondeu: Amén, Amén! levantando as suas mãos; e inclinaram suas cabeças, e adoraram ao IHVH, com os rostos em terra” Ne 8:6.

Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amén” Rm 11:36.

E todos os anjos estavam ao redor do trono, e dos anciãos, e dos quatro animais; e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Elohim, dizendo: Amén. Louvor, e glória, e sabedoria, e ação de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Elohim, para todo o sempre. Amén” Ap 7:11-12.

E os vinte e quatro anciãos, e os quatro animais, prostraram-se e adoraram a Elohim, que estava assentado no trono, dizendo: Amém. Aleluia!Ap 19:4.

Este termo é usado para terminar quase todos os livros da Brit Hadahsa, com as exceções de: Atos, Efésios e Tiago. A palavra aparece 51 vezes na versão em português da Brit Hadasha; já na versão em hebraico aparece 141 vezes!

Como promessas do Eterno

Amén vos digo que, até que os céus e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da Torah, sem que tudo seja cumprido” Mt 5,18

E Ieshua disse-lhes: Amén vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel” Mt 19,28

Amén, Amén vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte” Jo 8,51

Amén, Amén vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai” Jo 14,12

E ele lhes disse: Na verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou pais, ou irmãos, ou mulher, ou filhos, pelo poder soberano de Elohim, que não haja de receber muito mais neste mundo, e na idade vindoura a vida eterna” Lc 18,29-30

Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amén” Ap 1,7

Então disseram: Restituir-lhes-emos, e nada procuraremos deles; faremos assim como dizes. Então chamei os sacerdotes, e os fiz jurar que fariam conforme a esta palavra. Também sacudi as minhas vestes, e disse: Assim sacuda Elohim todo o homem da sua casa e do seu trabalho que não confirmar esta palavra, e assim seja sacudido e vazio. E toda a congregação disse: Amén! E louvaram ao IHVH; e o povo fez conforme a esta palavra” Ne 5,12-13

Quando conferimos estes textos veremos que alguns deles foram alterados quando foi feita a tradução de nossas Bíblias. Mais ao final deste artigo falaremos sobre isso.

Juízo do Eterno

E ele, respondendo, disse: Amén vos digo que vos não conheço” Mt 25,12.

Amén vos digo que todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, e toda a sorte de blasfêmias, com que blasfemarem; qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito o Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo” Mc 3,28-29

Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Elohim fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Elohim tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro. Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amén. Ora vem, Adonai Ieshua” Ap 22,18-20

Benção e maldição

E esta água amaldiçoante entre nas tuas entranhas, para te fazer inchar o ventre, e te fazer consumir a coxa. Então a mulher dirá: Amén, Amén” Nm 5,22

Estas palavras ditas por Moshe fariam com que a mulher envolvida num caso de suspeita de adultério fosse julgada pela água. Caso fosse culpada, morreria; porém caso fosse inocente seria abençoada com cura e com fertilidade.

Percebemos então que o AMEM é na realidade uma pessoa! O livro de Apocalipse nos fala sobre isso dizendo: “E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Elohim” Ap 3,14. Por esta passagem sabemos que o AMEN é Ieshua; foi Ele que esteve no princípio da Criação com Elohim e é Ele que se torna a figura central do livro de Apocalipse.

Então quando alguém diz “AMEN” esta pessoa está dizendo aquela palavra com o aval de Ieshua que confirma e faz cumprir aquela palavra dita anteriormente.

Um exemplo disso está em uma passagem da Torah que diz: “E estes estarão sobre o monte Ebal para amaldiçoar: Rúben, Gade, e Aser, e Zebulom, Dã e Naftali. E os levitas testificarão a todo o povo de Israel em alta voz, e dirão: Maldito o homem que fizer imagem de escultura, ou de fundição, abominação ao IHVH, obra da mão do artífice, e a puser em um lugar escondido. E todo o povo, respondendo, dirá: Amén” Dt 27,13-15. Neste caso as maldições que virão a seguir no texto são “seladas” com um AMEN; com a bênção isso não acontece!

Conclusão

Quem mais proferiu a palavra AMEN foi Ieshua, que é o próprio AMEN em carne!

Em todas as Bessorot – boas novas – onde aparece a frase “Em verdade”, no original em hebraico ali está o AMEN.

Quando Ieshua diz AMEN – sendo Ele a testemunha fiel e verdadeira – sela diante dos homens tanto as promessas quanto os juízos e a partir deste momento Ele tem o direito de testemunhar contra ou a favor do mundo; pois Ele deixou Sua Palavra para que o homem fizesse a escolha.

O AMEN é pouco usado na Tanach e na Brit Hadasha, e isso é sinal de que as pessoas naquela época tinham consciência da força daquela palavra.

Nunca diga AMEN sem saber o que será dito ou se você não entender o que foi dito – como por exemplo, alguém falando numa língua estrangeira – e não diga AMEN para qualquer coisa que está sendo dita.

Sha´ul diz o seguinte: “De outra maneira, se tu bendisseres com o espírito, como dirá o que ocupa o lugar de indouto, o Amén, sobre a tua ação de graças, visto que não sabe o que dizes?1 Co 14,16

Agora podemos revelar que a palavra AMEN sela nos céus e na terra aquilo que é dito: “Amén vos digo que tudo o que amarrares na terra será amarrado no céu, e tudo o que soltares na terra será solto no céu. Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio delesMt 18,18-20

Que possamos estar conscientes para aquilo que estamos dizendo!

AMEN!

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolos e Significados

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou.

Como se constrói uma farsa?

26 de maio de 2013, a França produziu um dos acontecimentos mais emblemáticos e históricos deste século. Pacificamente, milhares de franceses, mais de um milhão, segundo os organizadores, marcharam pelas ruas da capital em defesa da família e do casamento. Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres, famílias inteiras, caminharam sob um clima amistoso, contrariando os "conselhos" do ministro do interior, Manuel Valls[1]. Voltando no tempo, lá no já longínquo agosto de 2012, e comparando a situação de então com o que se viu ontem, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que a França despertou, acordou de sua letargia.  E o que provocou este despertar? Com a vitória do socialista François Hollande para a presidência, foi colocada em implementação por sua ministra da Justiça, Christiane Taubira,  a guardiã dos selos, como se diz na França, uma "mudança de civilização"[2], que tem como norte a destruição dos últimos resquícios das tradições qu

Pai Nosso explicado

Pai Nosso - Um dia, em certo lugar, Jesus rezava. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a orar como João ensinou a seus discípulos”. È em resposta a este pedido que o Senhor confia a seus discípulos e à sua Igreja a oração cristã fundamental, o  Pai-Nosso. Pai Nosso que estais no céu... - Se rezamos verdadeiramente ao  "Nosso Pai" , saímos do individualismo, pois o Amor que acolhemos nos liberta  (do individualismo).  O  "nosso"  do início da Oração do Senhor, como o "nós" dos quatro últimos pedidos, não exclui ninguém. Para que seja dito em verdade, nossas divisões e oposições devem ser superadas. É com razão que estas palavras "Pai Nosso que estais no céu" provêm do coração dos justos, onde Deus habita como que em seu templo. Por elas também o que reza desejará ver morar em si aquele que ele invoca. Os sete pedidos - Depois de nos ter posto na presença de Deus, nosso Pai, para adorá-lo