Pular para o conteúdo principal

EXPLICANDO A SANTÍSSIMA TRINDADE

 





No princípio era DEUS, que criou Céus, terra e todas as coisas. (Gn 1. 1)
Mas Deus que é ÚNICO não estava sozinho, pois no ato da criação, quando ainda edificava todas as coisas e a terra era sem forma e vazia, o seu ESPÍRITO “pairava sobre as águas.” (Gn 1. 2)
Mas o Deus CRIADOR e o seu ESPÍRITO, UNIDOS sem divisão ou confusão, também não estavam sós, porque >no princípio era o VERBO, e o VERBO era Deus, e o VERBO estava em Deus (S. João 1.1)” e “tudo foi feito por Ele, e sem Ele nada teria sido feito1. (S. João 1. 3)”
Mas como procederiam da Pessoa Divina do Criador, outras Duas Pessoas Divinas UNITIVAS à Ele, sem divisão, nem confusão?
Ora, Deus Pai é a SABEDORIA Única existente, incriado e eterno, sendo ATO PURO, não havendo composição de matéria ou forma, razão pela qual, os seus Atributos são sua própria Essência:2 >Eu sou o que sou. Êxodo 3, 14.
Sendo SABEDORIA, Ele só pode interagir, analogicamente, por correlação em idêntico nível consigo mesmo, através do CONCEITO INTELECTUAL que faz Dele próprio, e que perfaz na sua IMAGEM:
A quem poderíeis comparar Deus, E QUE IMAGEM dele poderíeis oferecer? (Isaías 40, 18)"
Temos então, no CONCEITO INTELECTUAL que Deus tem de si, a PESSOA DO FILHO que é > IMAGEM de Deus invisível. (Colossenses 1, 15), tornada também visível aos nossos olhos pela ENCARNAÇÃO DO VERBO, pois como disse o Deus Filho: > Quem VÊ A MIM VÊ AO PAI, porque > EU E O PAI SOMOS UM. (São João 14. 7 e 10.30)"
Mas a IMAGEM é tão FIEL, PERFEITA, AUTÊNTICA que nada lhe falta, pois como ensinou Santo Hilário3 > a Imagem é a espécie que não difere do seu exemplar.
O FILHO é a IMAGEM DE DEUS PAI, que Dele procede por PERFEIÇÃO (semelhança idêntica ou por identidade), e não por simples semelhança relativa.
Procede do Pai, pois como IMAGEM, não lhe cabe proceder de si mesmo, senão do Modelo ou Exemplar.
Como ensinou Santo Agostinho > só o Filho pode ser Imagem do Pai. (De Trinitate. Livro IV, cap. 2)” E sendo a IMAGEM DIVINA, a extensão PERFEITA e FIEL de DEUS, não por mera SEMELHANÇA, mas por pura AUTENTICIDADE, nada lhe falta, nada lhe distingue, nada lhe diferencia do MODELO.
Consiste a IMAGEM, portanto, numa PESSOA DIVINA da mesma natureza e essência substancial do MODELO que é DEUS Pai Criador, pois como esta escrito, o Filho é todo> Esplendor da Glória (de Deus) e IMAGEM DO SEU SER, sustenta o universo com o poder da sua palavra. (Hebreus 1.3)
Ensina Santo Tomás de Aquino: — “a VERDADEIRA IMAGEM há de necessariamente proceder de Outro, o qual seja semelhante. (Suma Teológica, art. 1º Q 35, Livro Ia)
Mas como DEUS É ETERNO, tem Ele o CONCEITO INTELECTUAL Dele próprio DESDE SEMPRE.
Portanto, é certo que DEUS tem uma IMAGEM de si desde sempre, existindo uma RELAÇÃO ETERNA E PESSOAL entre MODELO e IMAGEM, e vice-versa. Assim, só sendo PESSOA DIVINA, se pode ser IMAGEM FIEL de outra Pessoa Divina.
Diante disto, é correto afirmar que a Imagem FIEL e PERFEITA de Deus é sempre uma IDENTIDADE PESSOAL, pois PESSOA é também o DEUS CRIADOR, como no escólio de Santo Tomás:
Logo, a IMAGEM é PESSOA.” (Suma Teológica, art. 1 Q 35, Livro Ia)”
Mas se Deus CRIADOR tem de si desde sempre uma IMAGEM PERFEITA, também ama desde sempre esta IMAGEM porque > DEUS É AMOR. (São João 1.4)
O Pai ama o Filho porque ama a si mesmo.
E é por AMOR, que existe uma ligação profunda, íntima e definitiva entre as Pessoas Divinas do Modelo (PAI) e Imagem (FILHO).
A Perfeição e Beleza AMA a si mesma, vez que se conhece. E parafraseando Santo Agostinho > a MENTE só pode AMAR a si mesma, porque se CONHECE. (De Trinitate. LIVRO IX, 3.3)”
Ensinou o Doutor da Graça:
consequentemente, a MENTE, o AMOR e o seu CONHECIMENTO são três coisas; e estas três coisas, uma só, porque O QUE É PERFEITO É IGUAL. (De Trinitate. LIVRO IX, 4.4)”Ora, o AMOR que enlaça o Modelo com sua Imagem,  também  é ABSOLUTAMENTE  PERFEITO (I Jo 4, 12),  a ponto de consistir noutra PESSOA DIVINA. 
Por isso, o ESPÍRITO SANTO é PERSONIFICAÇÃO do AMOR entre DEUS PAI e DEUS FILHO, expandindo-se à sua criação primaz que é o ser humano, porque > O AMOR DE DEUS foi derramado em nossos corações PELO ESPÍRITO SANTO que nos foi dado. (Romanos 5. 5)" — “FOI ELE que nos informou DO AMOR COM QUE O ESPÍRITO VOS ANIMA. (Colossenses 1. 8)"
O ESPÍRITO SANTO DE DEUS é assim, a manifestação PERSONIFICADA do AFETO AMOROSO do MODELO (DEUS PAI) por sua IMAGEM (DEUS FILHO), e assim reciprocamente:
O PAI AMA PELO ESPÍRITO SANTO, não só o FILHO, mas também a si mesmo. (Suma Teológica. Art. 2º Q 37, Livro Ia)”
E se a Imagem procede do Modelo, o ESPÍRITO SANTO procede tanto do Pai, quanto do Filho, posto ser a MANIFESTAÇÃO UNITIVA e PESSOAL do afeto e dileção entre Pai e Filho, que são Modelo e Imagem, respectivamente.
Uma manifestação expressa de Amor entre estes, no episódio do Batismo de Cristo, testemunhou visivelmente o ELO DE COMUNICAÇÃO AFETIVA entre os Entes Divinos, que é o ESPÍRITO SANTO:
"e o Espírito Santo DESCEU SOBRE ELE em forma corpórea, como uma POMBA; e VEIO DO CÉU UMA VOZ: Tu és o meu Filho BEM-AMADO; EM TI PONHO MINHA AFEIÇÃO. (São Lucas 3, 22)" — “Minha POMBA, oculta nas fendas do rochedo,4 e nos abrigos das rochas escarpadas, mostra-me o teu rosto, FAZE-ME OUVIR A TUA VOZ. TUA VOZ É TÃO DOCE, e delicado teu rosto! (Cântico dos Cânticos 2, 14)"
O ESPÍRITO SANTO foi prefigurado na POMBA, justo por ser esse pássaro, na era primitiva, um instrumento de comunicação e troca de mensagens entre pontos distantes:
O ESPÍRITO SANTO se chama NEXO entre Pai e Filho, enquanto AMOR. Segundo sua origem, o ESPÍRITO SANTO não é meio, mas PESSOA DA TRINDADE (Suma Teológica, Q 43, art. 1º Livro Ia)”
Somente uma Pessoa Divina, pode estar à altura para ligar, UNITIVA e AFETIVAMENTE, duas outras Pessoas Divinas.
E se imagem que Deus tem Dele é eterna como Ele, igualmente eterno é o AMOR que os interliga, sendo ETERNAS e INCRIADAS as Três Pessoas da Trindade, as quais, embora distintas, possuem IDÊNTICA ESSÊNCIA DIVINA, podendo se desligar sem separação, e unirem-se, sem confusão: “É forçoso admitir a igualdade entre as Pessoas Divinas. Ora, a multiplicação em Deus, não é senão, de sua ESSÊNCIA. (Suma Teológica. Q 42, art. 1 Livro Ia)”

1. Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gênesis 1:26). Imagem por semelhança, não IDENTICA ou por identidade, senão seriamos todos “deuses”.
2. Essência, na ótica filosófica, é o composto da substância que define a identidade do ser. É tudo aquilo que, sem o qual, o ser não o seria.
3. De Synod. Canon I.
4. Rochedo ou rocha é uma figura de Cristo no Antigo Testamento: "Meu Deus é a minha rocha, onde encontro o meu refúgio, meu escudo, força de minha salvação e minha cidadela. (Salmos 17, 3)"


Postagens mais visitadas deste blog

Pai Nosso explicado

Pai Nosso - Um dia, em certo lugar, Jesus rezava. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a orar como João ensinou a seus discípulos”. È em resposta a este pedido que o Senhor confia a seus discípulos e à sua Igreja a oração cristã fundamental, o  Pai-Nosso. Pai Nosso que estais no céu... - Se rezamos verdadeiramente ao  "Nosso Pai" , saímos do individualismo, pois o Amor que acolhemos nos liberta  (do individualismo).  O  "nosso"  do início da Oração do Senhor, como o "nós" dos quatro últimos pedidos, não exclui ninguém. Para que seja dito em verdade, nossas divisões e oposições devem ser superadas. É com razão que estas palavras "Pai Nosso que estais no céu" provêm do coração dos justos, onde Deus habita como que em seu templo. Por elas também o que reza desejará ver morar em si aquele que ele invoca. Os sete pedidos - Depois de nos ter posto na presença de Deus, nosso Pai, para adorá-lo...

O EXÍLIO BABILÔNICO

Introdução O exílio marcou profundamente o povo de Israel, embora sua duração fosse relativamente pequena. De 587 a 538 a E.C., Israel não conhecerá mais independência. O reino do Norte já havia desaparecido em 722 a.E.C. com a destruição da capital, Samaria. E a maior parte da população dispersou-se entre outros povos dominados pela Assíria, o reino do Sul também terminará tragicamente em 587 a.E.C. com a destruição da capital Jerusalém, e parte da população será deportada para a Babilônia. Tanto os que permaneceram em Judá como os que partirem para o exílio carregaram a imagem de uma cidade destruída e das instituições desfeitas: o Templo, o Culto, a Monarquia, a Classe Sacerdotal. Uns e outros, de forma diversa, viveram a experiência da dor, da saudade, da indignação, e a consciência de culpa pela catástrofe que se abateu sobre o reino de Judá. Os escritos que surgiram em Judá no período do exílio revelam a intensidade do sofrimento e da desolação que o povo viveu. ...

Nossa Senhora da Conceição Aparecida

NOSSA SENHORA da Santa Conceição Aparecida é o título completo que a Igreja dedicou à esta especial devoção brasileira à Santíssima Vigem Maria. Sua festa é celebrada em 12 de outubro. “Nossa Senhora Aparecida” é a diletíssima Padroeira do Brasil. Por que “Aparecida”? Tanto no Arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida quanto no Arquivo Romano da Companhia de Jesus constam os registros históricos da origem da imagem de Nossa Senhora, cunhada "Aparecida". A história foi registrada pelo Pe. José Alves Vilela em 1743, e confirmada pelo Pe. João de Morais e Aguiar em 1757. A história se inicia em meados de 1717, por ocasião da passagem do Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, governador da Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, pela povoação de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica (atual Ouro Preto, MG). Os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves foram convocados a providenciar um bom pescado para recepcionar o Conde, e partiram a l...