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EXPLICANDO A SANTÍSSIMA TRINDADE

 





No princípio era DEUS, que criou Céus, terra e todas as coisas. (Gn 1. 1)
Mas Deus que é ÚNICO não estava sozinho, pois no ato da criação, quando ainda edificava todas as coisas e a terra era sem forma e vazia, o seu ESPÍRITO “pairava sobre as águas.” (Gn 1. 2)
Mas o Deus CRIADOR e o seu ESPÍRITO, UNIDOS sem divisão ou confusão, também não estavam sós, porque >no princípio era o VERBO, e o VERBO era Deus, e o VERBO estava em Deus (S. João 1.1)” e “tudo foi feito por Ele, e sem Ele nada teria sido feito1. (S. João 1. 3)”
Mas como procederiam da Pessoa Divina do Criador, outras Duas Pessoas Divinas UNITIVAS à Ele, sem divisão, nem confusão?
Ora, Deus Pai é a SABEDORIA Única existente, incriado e eterno, sendo ATO PURO, não havendo composição de matéria ou forma, razão pela qual, os seus Atributos são sua própria Essência:2 >Eu sou o que sou. Êxodo 3, 14.
Sendo SABEDORIA, Ele só pode interagir, analogicamente, por correlação em idêntico nível consigo mesmo, através do CONCEITO INTELECTUAL que faz Dele próprio, e que perfaz na sua IMAGEM:
A quem poderíeis comparar Deus, E QUE IMAGEM dele poderíeis oferecer? (Isaías 40, 18)"
Temos então, no CONCEITO INTELECTUAL que Deus tem de si, a PESSOA DO FILHO que é > IMAGEM de Deus invisível. (Colossenses 1, 15), tornada também visível aos nossos olhos pela ENCARNAÇÃO DO VERBO, pois como disse o Deus Filho: > Quem VÊ A MIM VÊ AO PAI, porque > EU E O PAI SOMOS UM. (São João 14. 7 e 10.30)"
Mas a IMAGEM é tão FIEL, PERFEITA, AUTÊNTICA que nada lhe falta, pois como ensinou Santo Hilário3 > a Imagem é a espécie que não difere do seu exemplar.
O FILHO é a IMAGEM DE DEUS PAI, que Dele procede por PERFEIÇÃO (semelhança idêntica ou por identidade), e não por simples semelhança relativa.
Procede do Pai, pois como IMAGEM, não lhe cabe proceder de si mesmo, senão do Modelo ou Exemplar.
Como ensinou Santo Agostinho > só o Filho pode ser Imagem do Pai. (De Trinitate. Livro IV, cap. 2)” E sendo a IMAGEM DIVINA, a extensão PERFEITA e FIEL de DEUS, não por mera SEMELHANÇA, mas por pura AUTENTICIDADE, nada lhe falta, nada lhe distingue, nada lhe diferencia do MODELO.
Consiste a IMAGEM, portanto, numa PESSOA DIVINA da mesma natureza e essência substancial do MODELO que é DEUS Pai Criador, pois como esta escrito, o Filho é todo> Esplendor da Glória (de Deus) e IMAGEM DO SEU SER, sustenta o universo com o poder da sua palavra. (Hebreus 1.3)
Ensina Santo Tomás de Aquino: — “a VERDADEIRA IMAGEM há de necessariamente proceder de Outro, o qual seja semelhante. (Suma Teológica, art. 1º Q 35, Livro Ia)
Mas como DEUS É ETERNO, tem Ele o CONCEITO INTELECTUAL Dele próprio DESDE SEMPRE.
Portanto, é certo que DEUS tem uma IMAGEM de si desde sempre, existindo uma RELAÇÃO ETERNA E PESSOAL entre MODELO e IMAGEM, e vice-versa. Assim, só sendo PESSOA DIVINA, se pode ser IMAGEM FIEL de outra Pessoa Divina.
Diante disto, é correto afirmar que a Imagem FIEL e PERFEITA de Deus é sempre uma IDENTIDADE PESSOAL, pois PESSOA é também o DEUS CRIADOR, como no escólio de Santo Tomás:
Logo, a IMAGEM é PESSOA.” (Suma Teológica, art. 1 Q 35, Livro Ia)”
Mas se Deus CRIADOR tem de si desde sempre uma IMAGEM PERFEITA, também ama desde sempre esta IMAGEM porque > DEUS É AMOR. (São João 1.4)
O Pai ama o Filho porque ama a si mesmo.
E é por AMOR, que existe uma ligação profunda, íntima e definitiva entre as Pessoas Divinas do Modelo (PAI) e Imagem (FILHO).
A Perfeição e Beleza AMA a si mesma, vez que se conhece. E parafraseando Santo Agostinho > a MENTE só pode AMAR a si mesma, porque se CONHECE. (De Trinitate. LIVRO IX, 3.3)”
Ensinou o Doutor da Graça:
consequentemente, a MENTE, o AMOR e o seu CONHECIMENTO são três coisas; e estas três coisas, uma só, porque O QUE É PERFEITO É IGUAL. (De Trinitate. LIVRO IX, 4.4)”Ora, o AMOR que enlaça o Modelo com sua Imagem,  também  é ABSOLUTAMENTE  PERFEITO (I Jo 4, 12),  a ponto de consistir noutra PESSOA DIVINA. 
Por isso, o ESPÍRITO SANTO é PERSONIFICAÇÃO do AMOR entre DEUS PAI e DEUS FILHO, expandindo-se à sua criação primaz que é o ser humano, porque > O AMOR DE DEUS foi derramado em nossos corações PELO ESPÍRITO SANTO que nos foi dado. (Romanos 5. 5)" — “FOI ELE que nos informou DO AMOR COM QUE O ESPÍRITO VOS ANIMA. (Colossenses 1. 8)"
O ESPÍRITO SANTO DE DEUS é assim, a manifestação PERSONIFICADA do AFETO AMOROSO do MODELO (DEUS PAI) por sua IMAGEM (DEUS FILHO), e assim reciprocamente:
O PAI AMA PELO ESPÍRITO SANTO, não só o FILHO, mas também a si mesmo. (Suma Teológica. Art. 2º Q 37, Livro Ia)”
E se a Imagem procede do Modelo, o ESPÍRITO SANTO procede tanto do Pai, quanto do Filho, posto ser a MANIFESTAÇÃO UNITIVA e PESSOAL do afeto e dileção entre Pai e Filho, que são Modelo e Imagem, respectivamente.
Uma manifestação expressa de Amor entre estes, no episódio do Batismo de Cristo, testemunhou visivelmente o ELO DE COMUNICAÇÃO AFETIVA entre os Entes Divinos, que é o ESPÍRITO SANTO:
"e o Espírito Santo DESCEU SOBRE ELE em forma corpórea, como uma POMBA; e VEIO DO CÉU UMA VOZ: Tu és o meu Filho BEM-AMADO; EM TI PONHO MINHA AFEIÇÃO. (São Lucas 3, 22)" — “Minha POMBA, oculta nas fendas do rochedo,4 e nos abrigos das rochas escarpadas, mostra-me o teu rosto, FAZE-ME OUVIR A TUA VOZ. TUA VOZ É TÃO DOCE, e delicado teu rosto! (Cântico dos Cânticos 2, 14)"
O ESPÍRITO SANTO foi prefigurado na POMBA, justo por ser esse pássaro, na era primitiva, um instrumento de comunicação e troca de mensagens entre pontos distantes:
O ESPÍRITO SANTO se chama NEXO entre Pai e Filho, enquanto AMOR. Segundo sua origem, o ESPÍRITO SANTO não é meio, mas PESSOA DA TRINDADE (Suma Teológica, Q 43, art. 1º Livro Ia)”
Somente uma Pessoa Divina, pode estar à altura para ligar, UNITIVA e AFETIVAMENTE, duas outras Pessoas Divinas.
E se imagem que Deus tem Dele é eterna como Ele, igualmente eterno é o AMOR que os interliga, sendo ETERNAS e INCRIADAS as Três Pessoas da Trindade, as quais, embora distintas, possuem IDÊNTICA ESSÊNCIA DIVINA, podendo se desligar sem separação, e unirem-se, sem confusão: “É forçoso admitir a igualdade entre as Pessoas Divinas. Ora, a multiplicação em Deus, não é senão, de sua ESSÊNCIA. (Suma Teológica. Q 42, art. 1 Livro Ia)”

1. Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gênesis 1:26). Imagem por semelhança, não IDENTICA ou por identidade, senão seriamos todos “deuses”.
2. Essência, na ótica filosófica, é o composto da substância que define a identidade do ser. É tudo aquilo que, sem o qual, o ser não o seria.
3. De Synod. Canon I.
4. Rochedo ou rocha é uma figura de Cristo no Antigo Testamento: "Meu Deus é a minha rocha, onde encontro o meu refúgio, meu escudo, força de minha salvação e minha cidadela. (Salmos 17, 3)"


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