Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de julho, 2024

O que significa a palavra “Amén”?

  O cristianismo consagrou esta palavra que é uma das mais ditas em todo o mundo com o  significado de “Assim seja”, com o sentido de uma confirmação ao que foi dito anteriormente por alguém. Muitos no mundo ainda julgam que o significado da palavra seja este… Vamos entrar um pouco no sentido verdadeiro desta palavra a fim de descobrirmos o seu verdadeiro significado nas Escrituras e no judaísmo. Origem Esta palavra originou-se na língua hebraica como um acróstico (os  acrósticos  são formas textuais onde a primeira letra de cada frase ou verso formam uma palavra ou frase. Podem ser simples, com frases ou palavras que não tenham ligação entre si ou podem mesmo ser o encerramento de uma poesia) da frase “ El melech ne emam ” que significa “ D-us meu Rei é fiel “. Desta forma percebemos que a palavra “AMEN” é muito mais profunda do que aquilo que julgávamos crer que ela fosse, pois agora se trata de uma afirmação da fidelidade do Eterno para com seus filhos. Na raiz desta palavra temos o

A Missa (as Velas)

  (Gênesis 1,3)  Deus disse: "Faça-se a luz!" E a luz foi feita.  (Is 9,1). " este povo, que jazia nas trevas, viu resplandecer uma grande luz; e surgiu uma aurora para os que jaziam na região sombria da morte"   (São Lucas 2,32)  como luz para iluminar as nações, e para a glória de vosso povo de Israel. Cristo é a Luz do Mundo, a Luz dos Homens que ilumina o interior de nossas almas, por isso conforme antiga tradição a Santa Igreja utiliza-se das velas em suas Celebrações liturgicas. SÍMBOLO DE CONSUMAÇÃO Deus é nosso Criador e nós, suas criaturas; quer dizer que tudo o que somos e tudo o que temos nos foi dado de graça por Deus. Por conseguinte, seu poder sobre nós é absoluto e seus direitos ilimitados. Pode até exigir a nossa própria vida em sacrifício. Os povos pagãos reconheciam esse direito a seus deuses. Por isso ofereciam-lhe sacrifícios humanos (crianças, geralmente, por causa de sua inocência), para acalmar a sua ira ou conseguir o que desejavam. A Bíblia

Transforme a doença em uma experiência espiritual positiva!

  SÃO JOÃO PAULO II ACREDITAVA QUE A DOENÇA SÓ TEM SENTIDO QUANDO VISTA À LUZ DE JESUS CRISTO Às vezes, desprezamos naturalmente qualquer doença que aparece em nosso caminho. Mas ela atrapalha nossos planos e, nos casos mais graves, pode até levar à morte. Fora da fé em Deus, a doença é vista como uma maldição que precisa ser eliminada. No entanto, segundo São João Paulo II, a doença pode ser transformada em um momento profundo de encontro com Deus. Ele reflete sobre isso em sua mensagem para o primeiro  Dia Mundial dos Doentes em 1992 : “A doença, que na experiência cotidiana é percebida como uma frustração da força natural da vida, torna-se para os crentes um apelo a “ler” a nova situação difícil  na perspectiva própria da fé . Além da fé, como podemos descobrir no momento da prova a contribuição construtiva da dor? Como podemos dar sentido e valor à angústia, ao mal-estar e aos males físicos e psíquicos que acompanham nossa condição mortal? Que justificativa podemos encontrar para o

O BATISMO NOS LIVRA DO PECADO ORIGINAL?

  Diz a Escritura que somos gerados na iniquidade dos nossos pais: 1  — “Eis que  NASCI NA CULPA, minha mãe concebeu-me no pecado.  (Salmo 50, 3)” Disse S. Agostinho: — “O primeiro homem recebeu um preceito de Deus com a condição de que se observasse viveria,  se violasse morreria . Não crendo, fez o que o faria morrer. Desde então se sujeitou a morte, e sob as  LEIS DO INFERNO nasce TODO HOMEM . (Sermão da Ressurreição, ano 397, Ontologia dos Santos Padres. Ed. Paulinas. SP 1979)” Logo, existe um primeiro pecado, anterior e  original , que se transmite dos pais aos filhos até nossos dias. Mas em que consiste esse pecado herdado até os dias atuais?  Ora, o pecado existe em dois modos: um : no  ato  ou  hábito  humano  voluntário  cometido pelo agente no  livre arbítrio  que lhe permite  optar 2  entre o bem e o  mal;   dois : no  estado  dos primeiros pais quando  separados de Deus  após decaírem, o qual nos é transmitido  independente  da nossa vontade, ato ou culpa. O pecado original

FÓRMULA VÁLIDA PARA O BATISMO: IMERSÃO, ASPERSÃO OU AFUSÃO

  “Ei-lo Jesus, Aquele que VEIO PELA ÁGUA.” (I Jo 5.6) A Graça no Batismo, age pela água, sendo o líquido indispensável à sua validade e forma:  “fostes batizados, fostes REVESTIDOS de Cristo. (Gálatas. 3, 20)" Mas sendo a água,  essencial  enquanto matéria, é  acidental  enquanto quantidade. Não é o volume da água que Batiza, mas o seu próprio elemento. A água Batismal, pela ação do Espírito Santo, é empregada externamente para purificação interna. 1    Não nos isentamos do pecado por um  banho,  mas pelo efeito Divino, que torna a matéria, elemento condutor dos efeitos do sacrifício de Cristo em nós.  (aquele que veio pela água - I Jo 5, 6) A água é essencial, posto que em sua ausência, o ato Batismal não se realiza, sendo a quantidade acidental, como dito. Tem-se por  acidente , um acréscimo a substancia, o qual não lhe invalida, modifica, nem lhe acrescenta. Explicou Santo Tomas: — “Os  acidentes  não variam a  substância  da coisa. Ora, o Batismo requer essencialmente a abluç