Pular para o conteúdo principal

3 dicas simples que ajudará qualquer família a não se atrasar para missa





Lady May Pamintuan, Flickr , CC BY-ND 2,0


Chegar à Missa a tempo pode ser um verdadeiro desafio! A dificuldade é agravada quando você tem filhos pequenos.

Há barrigas para alimentar, corpos para vestir e cabelos para pentear. Eu costumava considerar um grande feito se a minha família estivessse no banco antes da primeira leitura ser proclamada.

Já percorremos um longo caminho desde aquela época. Eu quero compartilhar com vocês três dicas que eu descobri que podem ajudá-los a não mais se atrasar para missa.
1) Simplifique o café da manhã

Eu gosto muito de cozinhar para meus filhos, mas domingo de manhã não é o momento para fazer um café da manhã sumptuoso. Isso leva tempo, sem falar que deixam seus filhos ancorados na mesa da cozinha.

Em vez disso, considere dar-lhes coisas simples que podem comer em movimento, como barra de cereal e frutas (frescas). Alimentos portáteis como estes ajudarão seus pequenos a mover-se dentro de casa enquanto você os arruma. Esses alimentos também podem ser comidos no carro no caminho para a Igreja, isso ajuda quando você está com o tempo apertado.
2) Multitarefa

Ser um bom multitarefa exige identificar seu objetivo e tomar as medidas necessárias para concluí-lo. O objetivo, claro, é chegar à missa a tempo.

Para a minha família, é concluída em três etapas: primeiro, temos que comer o café da manhã, em segundo lugar, precisamos nos vestir, e em terceiro lugar, temos que arrumar o nosso cabelo. Depois de priorizar seus passos, é fácil passar de um para o outro. De fato, algumas das etapas, como tomar café da manhã e começar a arrumar o cabelo podem ser feitas ao mesmo tempo.

Em muitos domingos pela manhã estou trançando cabelo enquanto minha filha está mastigando uma barra de cereal ou uma maçã.
3) Planeje com antecedência

É incrível como um pouco de planejamento ajuda a enfrentar o desafio de chegar à missa a tempo. Antecipar os pequenos passos que você tem que tomar reduz suas chances de ser pego desprevenido por circunstâncias inesperadas e capacita você para alcançar seu objetivo.

Para esse fim, eu tomo café e me arrumo antes que meus filhos acordem. E separo as roupas das crianças na noite anterior para que eu não fique procurando pelos armários e cômodas na parte da manhã. E isso nos ajuda a escolhermos casacos e sapatos na hora de sair.

Preparações simples como estas promovem a paz de espírito e melhor dispõem de sua alma para a sacralidade do dia.
Conclusão

As manhãs de domingo não precisam ser agitados. Há uma abundância de coisas que você pode fazer, como simplificar o café da manhã, aprender a multitarefa e planejar com antecedência, o que pode tornar muito mais fácil chegar à missa a tempo. Dê a si mesmo uma chance.

Sagrada Família, rogai por nós!

Postagens mais visitadas deste blog

Pai Nosso explicado

Pai Nosso - Um dia, em certo lugar, Jesus rezava. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a orar como João ensinou a seus discípulos”. È em resposta a este pedido que o Senhor confia a seus discípulos e à sua Igreja a oração cristã fundamental, o  Pai-Nosso. Pai Nosso que estais no céu... - Se rezamos verdadeiramente ao  "Nosso Pai" , saímos do individualismo, pois o Amor que acolhemos nos liberta  (do individualismo).  O  "nosso"  do início da Oração do Senhor, como o "nós" dos quatro últimos pedidos, não exclui ninguém. Para que seja dito em verdade, nossas divisões e oposições devem ser superadas. É com razão que estas palavras "Pai Nosso que estais no céu" provêm do coração dos justos, onde Deus habita como que em seu templo. Por elas também o que reza desejará ver morar em si aquele que ele invoca. Os sete pedidos - Depois de nos ter posto na presença de Deus, nosso Pai, para adorá-lo...

O EXÍLIO BABILÔNICO

Introdução O exílio marcou profundamente o povo de Israel, embora sua duração fosse relativamente pequena. De 587 a 538 a E.C., Israel não conhecerá mais independência. O reino do Norte já havia desaparecido em 722 a.E.C. com a destruição da capital, Samaria. E a maior parte da população dispersou-se entre outros povos dominados pela Assíria, o reino do Sul também terminará tragicamente em 587 a.E.C. com a destruição da capital Jerusalém, e parte da população será deportada para a Babilônia. Tanto os que permaneceram em Judá como os que partirem para o exílio carregaram a imagem de uma cidade destruída e das instituições desfeitas: o Templo, o Culto, a Monarquia, a Classe Sacerdotal. Uns e outros, de forma diversa, viveram a experiência da dor, da saudade, da indignação, e a consciência de culpa pela catástrofe que se abateu sobre o reino de Judá. Os escritos que surgiram em Judá no período do exílio revelam a intensidade do sofrimento e da desolação que o povo viveu. ...

Nossa Senhora da Conceição Aparecida

NOSSA SENHORA da Santa Conceição Aparecida é o título completo que a Igreja dedicou à esta especial devoção brasileira à Santíssima Vigem Maria. Sua festa é celebrada em 12 de outubro. “Nossa Senhora Aparecida” é a diletíssima Padroeira do Brasil. Por que “Aparecida”? Tanto no Arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida quanto no Arquivo Romano da Companhia de Jesus constam os registros históricos da origem da imagem de Nossa Senhora, cunhada "Aparecida". A história foi registrada pelo Pe. José Alves Vilela em 1743, e confirmada pelo Pe. João de Morais e Aguiar em 1757. A história se inicia em meados de 1717, por ocasião da passagem do Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, governador da Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, pela povoação de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica (atual Ouro Preto, MG). Os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves foram convocados a providenciar um bom pescado para recepcionar o Conde, e partiram a l...