Pular para o conteúdo principal

A Pequena Vendedora de Fósforos





"Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro" (Fil 1,21), diz São Paulo. O apóstolo dos gentios confessa que partir para junto do Senhor seria "imensamente melhor", apesar dele amar a vida, pois estando vivo pode servir aos irmãos. Como eu estou diante dessa Palavra? Eu me identifico com São Paulo, ou estou a mil anos luz desse desprendimento?

Fiquei muito sensibilizada pela análise que apresento a vocês abaixo, sobre um conto de Hans Christian Andersen. Muitas vezes gastamos a maior parte do nosso tempo buscando garantir a felicidade - ou ao menos a estabilidade e segurança - nesta vida aqui, quando Cristo e toda a Bíblia nos ensinam que essa vida passa logo, que os servos de Cristo são perseguidos e sofrem muito neste mundo, e que o nosso verdadeiro lar não é aqui.

*****

A PEQUENA VENDEDORA DE FÓSFOROS

por Rodrigo Figueiroa

Em uma fria véspera de Ano Novo, uma menina pobre, jovem, tenta vender fósforos na rua. Ela já está tremendo de frio e hipotermia precoce, e ela está andando descalça tendo perdido seus chinelos. Ainda assim, ela tem muito medo de ir para casa, porque seu pai vai espancá-la por não vender nenhum fósforo. A menina toma o abrigo em um recanto de um beco e senta-se cabisbaixa.

A menina acende os fósforos para aquecer-se. Em seu brilho, ela tem várias visões encantadoras, começando com um fogão, depois uma festa de ceia onde o ganso assado quase salta para ela, e então uma árvore de Natal maior do que a da casa de um comerciante rico. Logo ela percebe que as luzes da árvore são na realidade as estrelas.



A menina olha para o céu e vê uma estrela cadente; Ela então se lembra de sua avó falecida dizendo que tal estrela cadente significa que alguém está morrendo e vai para o Céu. Quando ela acende o próximo fósforo, ela vê uma visão de sua avó, a única pessoa que a tratou com amor e bondade. Para manter a visão de sua avó viva por tanto tempo quanto puder, a menina acende todo o pacote de fósforos de uma só vez.

Depois de ficar sem fósforos, a criança morre e sua avó leva seu espírito para o céu. Na manhã seguinte, os transeuntes encontram a menina morta no recanto, congelada com um sorriso no rosto, e o monte de fósforos queimados ao lado dela. Eles sentem piedade por ela, embora não tenham demonstrado bondade com ela antes de sua morte. Eles não têm como saber sobre as visões maravilhosas que ela teve antes de sua morte ou como gloriosamente ela e sua avó estão agora celebrando o Ano Novo no Céu.



Esse pequeno conto de 1845 foi escrito por Hans Christian Andersen, o criador de A Pequena Sereia e O Patinho Feio. Durante o início do séc 20, na Revolução Industrial, as pessoas não ligavam para os pobres. Com as "muitas oportunidades" da indústria (como trabalhar em minas de carvão), a pobreza era considerada um traço de personalidade, a pessoa era pobre porque não "trabalhava o bastante". E mendigar era ilegal no país e época de Andersen, então os pobres vendiam fósforos e outras quinquilharias na rua como recurso ou uma forma de mendigagem "justa".

Abuso infantil também era comum nessa época. As alucinações da menina são sinais da hipotermia. Mas a aparição de sua vó é ambígua. Pode ou não ser uma alucinação como as outras. De toda forma, a aparição de um ente falecido é um sinal da proximidade da morte em muitos casos de "quase-morte". Nesse caso, é importante notar que Hans Christian Andersen achava que esse conto teve um final feliz. Muitas pessoas não entendem ou se sentem extremamente desconfortáveis com esse pequeno conto, porque ele parece triste e sem esperança. Isso mostra o contraste de como nosso tempo é sem fé.

Pois esse conto trata não apenas da dura realidade, mas da fé. O final da pequena vendedora de fósforos é para todas as pessoas de fé um final feliz, junto de seu único ente amado e de Deus. Para nós, que achamos a vida a última bolacha do pacote, mesmo quando nos consideramos pessoas de fé, só acreditamos nessa fé quando ela serve à vida.

Contraste sua fé com a de Andersen e de seus contemporâneos, e com a fé da pequena vendedora de fósforos, e verá que a sua talvez não seja tão forte. Todas as esperanças da menina eram em bens dessa vida que temos por "garantido" e que ela nunca teve; e morreu sem ter; e no final sua recompensa foi maior do que as que ela esperava. Ainda assim, para nós, isso parece um faz de conta para consolar quem não tem nada. Não parece algo de substância.



Pensar em uma criança morrendo na Véspera de Ano Novo é incômodo, mas acontece todos os anos. Aqueles que têm tudo ignoram uma pessoa que pede por moedas.

Muitas pessoas "perdem a fé em Deus" porque Deus não fez o que elas queriam, não ajudou no que elas acreditam merecer. Esse tipo de pensamento é de alguém que realmente não tem nem nunca teve fé ou compreensão da natureza das coisas espirituais, a partir do princípio de não entender Deus como a causa da Criação, mas como um Papai Noel, que dá presentes aos bonzinhos e castiga os levados.

A nossa era não vê substância no final, porque não tem fé. A fé em nossa era se resume em esperança por coisas boas que possam ser desfrutadas em vida. Mas Andersen nos lembra, como era entendido pela maioria das pessoas em sua época, que a fé deve ser em coisas boas no ESPIRITUAL, e que as coisas da vida, seriam bem menos piores se não ignorássemos ao longo do ano as pequenas vendedoras de fósforos.

O final da vendedora de fósforos foi bom, e essa é a parte que cabe à Deus. A vida dela foi ruim, e essa era a parte que cabia a nós.



Publicado em Catequese sem sono

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolos e Significados

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou.

Como se constrói uma farsa?

26 de maio de 2013, a França produziu um dos acontecimentos mais emblemáticos e históricos deste século. Pacificamente, milhares de franceses, mais de um milhão, segundo os organizadores, marcharam pelas ruas da capital em defesa da família e do casamento. Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres, famílias inteiras, caminharam sob um clima amistoso, contrariando os "conselhos" do ministro do interior, Manuel Valls[1]. Voltando no tempo, lá no já longínquo agosto de 2012, e comparando a situação de então com o que se viu ontem, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que a França despertou, acordou de sua letargia.  E o que provocou este despertar? Com a vitória do socialista François Hollande para a presidência, foi colocada em implementação por sua ministra da Justiça, Christiane Taubira,  a guardiã dos selos, como se diz na França, uma "mudança de civilização"[2], que tem como norte a destruição dos últimos resquícios das tradições qu

Frases célebres de São Padre Pio de Pietrelcina

Reze, espere e não se preocupe. A preocupação é inútil. Deus é misericordioso e ouvirá sua prece ... A oração é a melhor arma que temos, é a chave que abre o coração de Deus. Você deve falar com Jesus, não só com os lábios, mas com seu coração. Na verdade, em algumas ocasiões você deve falar apenas com o coração ... Eu só quero ser um frade que reza ... O tempo usado para glorificar a Deus e cuidar da saúde da alma nunca é desperdiçado. Não há tempo melhor gasto do que aquele que é gasto em santificar as almas dos outros. Doce é o jugo de Jesus, e seu peso é leve, portanto, não demos lugar ao inimigo para rastejar em nossos corações e roubar a nossa paz. A chave da perfeição é o amor. Quem vive no amor vive em Deus, pois Deus é amor, como diz o Apóstolo. Eu vou fazer mais do Céu do que eu posso fazer aqui na Terra. O diabo é como um cão raivoso preso na corrente, não pode atingir ninguém além dos limites da corrente. Portanto, fique longe de