Pular para o conteúdo principal

Moringa, uma planta com imensos benefícios


Se ainda não ouviu falar da moringa, vai, neste artigo ficar a conhecer uma planta com bastantes benefícios para a saúde e o bem-estar do corpo.
Moringa (Moringa oleifera) é uma planta de origem tropical ainda pouca conhecida na Europa, embora o seu uso como suplemento dietético comece pouco a pouco a estender-se. Um número cada vez maior de estudos científicos associam a ingestão de moringa em pó com inúmeros benefícios para a saúde, como a melhoria da pressão arterial, da glicose, a redução do colesterol, entre os outros.
A árvore da Moringa Oleifera atinge uma altura de 7-12 metros é, originária das zonas próximo do Himalaia (Índia e Paquistão), e muito popular em países tropicais e subtropicais da África, Ásia (Filipinas, Camboja), América do Sul e Central e no Havaí, onde também é cultivada.

Moringa – um potencial suplemento dietético

A árvore de Moringa vem sendo usada ao longo dos tempos como uma planta medicinal. Sendo por isso conhecida como árvore milagrosa. Todas as partes da planta são aproveitadas: folhas, raízes, sementes, cascas, frutas, flores e vagens. Todas contém propriedades medicinais.

Benefícios nutricionais da Moringa Oleifera

As folhas são extremamente ricos em proteínas, em vitaminas A, B e C e minerais como cálcio, magnésio, potássio, sódio, fósforo, ferro. Para se ter uma ideia melhor, comparando as suas propriedades nutritivas com as de outros alimentos:
  • A mesma quantidade de proteínas que o ovo e o dobro que o leite
  • 4 vezes mais cálcio que o leite,
  • 3 vezes mais potássio que a banana,
  • 4 vezes mais vitamina A que as cenouras,
  • 7 vezes mais vitamina C que a laranja.

Propriedades medicinais da Moringa oleifera



Os benefícios desta árvore vão muito mais além do seu mero uso como alimento, como mais a frente veremos. Apresenta também uma grande quantidade de propriedades curativas:
  • Baixa os níveis de glicose
  • Reduz o colesterol
  • Reduz a pressão arterial elevada
  • Melhora as articulações devido ao seu efeito anti-inflamatório
  • Combate a asma
  • Combate a anemia pelo seu alto teor em ferro
  • Fortalece o sistema imunológico, o que faz aumentar as defesas naturais do corpo
  • Fortalece os músculos e ossos
  • Melhora certas funções mentais, como memória e capacidade de aprendizagem
  • Estimula o crescimento do cabelo
  • Protege o fígado e os rins
  • Proporciona energia
  • Embeleza e regenera a pele

Como consumir a moringa?

Todas as partes da planta são comestíveis: as vagens verdes, as folhas, as flores, as sementes (pretas, arredondadas) e as raízes são muito nutritivos e podem ser utilizados para o consumo devido ao seu elevado teor de proteínas, vitaminas e minerais. Nos países de origem a Moringa Oleifera é consumida como uma verdura qualquer. Além das suas propriedades benéficas, tem também um sabor agradável.

Todas as partes da planta

As diversas partes da planta podem ser consumidas: as folhas verdespodem ser usadas em saladas ou cozidas de várias maneiras para preparar sopas, têm um sabor levemente picante, entre o agrião e o rabanete. As vagens verdes são consumidos cozidas e tem um sabor muito parecido ao feijão verde; as vagens são cozidas em água com um pouco de sal, e depois de abertas retira-se as sementes e come-se, o sabor é parecido ao grão de bico, podendo também ser consumidas torradas; as raízes tem a forma de uma cenoura pequena e o sabor é picante; as flores também são comestíveis e utilizados em saladas.
Das sementes é obtido um tipo de óleo de muito boa qualidade, que não se torna rançoso, ao contrário dos outros, e é rico em ómega 6, 3 e 9, como o azeite. Este óleo é muito apreciado pela industria cosmética que o incorpora em muitos produtos de beleza. A partir das folhas secas é obtido um pó que pode ser usado diariamente na cozinha quando adicionado a pães, bolos, purés… para obter um maior valor nutricional. O pó de Moringa também é muito útil no cuidado dos animais de estimação ou para as pessoas que sofrem de deficiências vitamínicas e minerais.
A raiz e a casca da Moringa concentram muito mais nutrientes do que em outras partes da planta. Os nativos usam-na como um medicamento para prolemas do coração e circulação. No Senegal e na Índia, as raízes são trituradas e misturadas com sal.  A papa resultante é utilizada para o tratamento do reumatismo e dor nas articulações devido ao efeito anti-inflamatório. Além de ser um bom tónico para os nervos, as raízes e a casca estimulam o apetite e digestão. O sumo obtido das raízes pode ser útil para a dor de garganta.
No mercado, existem cápsulas que contêm o pó das folhas, o extrato, que é feito a partir da casca e raízes e mel feito da flores e pó.

Um pouco de história

Os antigos escritores sânscritos reconheciam-na como uma planta medicinal. Antigos escritos hindus que datam do ano 150 AC, fazem referencias à planta Moringa e seus usos. Os primeiros romanos, gregos e egípcios apreciavam a Moringa pelas suas propriedades terapêuticas e também usavam-na para proteger a pele, fazer perfume e para purificar a água para beber. A própria Bíblia, no livro do Êxodo 15:22-27 faz uma referência a esta planta como purificadora da água do Mar Vermelho.
Quer seja como alimento ou remédio caseiro a Moringa vem sendo utilizada há milhares de anos de geração em geração. A Moringa é certamente uma das mais recentes descobertas da ciência moderna.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Símbolos e Significados

A palavra "símbolo" é derivada do grego antigo  symballein , que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o término de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra-cabeça. Os pedaços, cada um identificando uma das pessoas envolvidas, eram conhecidos como  symbola.  Portanto, um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" que está faltando, uma parte invisível que é necessário para alcançar a conclusão ou a totalidade. Consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo mair do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa. Longe de objetivar ser apologética, a seguinte relação de símbolos tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou religião que os adotou.

Como se constrói uma farsa?

26 de maio de 2013, a França produziu um dos acontecimentos mais emblemáticos e históricos deste século. Pacificamente, milhares de franceses, mais de um milhão, segundo os organizadores, marcharam pelas ruas da capital em defesa da família e do casamento. Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres, famílias inteiras, caminharam sob um clima amistoso, contrariando os "conselhos" do ministro do interior, Manuel Valls[1]. Voltando no tempo, lá no já longínquo agosto de 2012, e comparando a situação de então com o que se viu ontem, podemos afirmar, sem dúvida nenhuma, que a França despertou, acordou de sua letargia.  E o que provocou este despertar? Com a vitória do socialista François Hollande para a presidência, foi colocada em implementação por sua ministra da Justiça, Christiane Taubira,  a guardiã dos selos, como se diz na França, uma "mudança de civilização"[2], que tem como norte a destruição dos últimos resquícios das tradições qu

Frases célebres de São Padre Pio de Pietrelcina

Reze, espere e não se preocupe. A preocupação é inútil. Deus é misericordioso e ouvirá sua prece ... A oração é a melhor arma que temos, é a chave que abre o coração de Deus. Você deve falar com Jesus, não só com os lábios, mas com seu coração. Na verdade, em algumas ocasiões você deve falar apenas com o coração ... Eu só quero ser um frade que reza ... O tempo usado para glorificar a Deus e cuidar da saúde da alma nunca é desperdiçado. Não há tempo melhor gasto do que aquele que é gasto em santificar as almas dos outros. Doce é o jugo de Jesus, e seu peso é leve, portanto, não demos lugar ao inimigo para rastejar em nossos corações e roubar a nossa paz. A chave da perfeição é o amor. Quem vive no amor vive em Deus, pois Deus é amor, como diz o Apóstolo. Eu vou fazer mais do Céu do que eu posso fazer aqui na Terra. O diabo é como um cão raivoso preso na corrente, não pode atingir ninguém além dos limites da corrente. Portanto, fique longe de