Pular para o conteúdo principal

Leitura e otimismo previnem Alzheimer

Leitura e otimismo previnem Alzheimer

Ler muito na adolescência, manter o cérebro em exercício, ser otimista e adotar uma dieta rica em ácido fólico (presente em ovos, vegetais de folhas verde-escuras, grãos e suco de frutas cítricas) é a melhor forma de afastar o risco de desenvolver mal de Alzheimer -doença que leva à perda gradual da memória, da personalidade e das funções cognitivas.
Essas são as principais conclusões do mais extenso estudo já feito sobre fatores de risco dessa doença, que afeta 10% da população acima de 65 anos em todo o mundo. Desde 86, pesquisadores da Universidade do Kentucky (EUA) acompanham o envelhecimento de 678 freiras, investigando o passado médico e pessoal, fazendo testes cognitivos e dissecando o cérebro das que morrem para descobrir os fatores de risco da doença.
Embora os cientistas já saibam que há uma predisposição genética ao Alzheimer e que a ocorrência de derrames ou de ferimentos na cabeça aumentam as chances de desenvolver a doença, as causas precisas ainda são desconhecidas, e não há perspectiva de descoberta de tratamento a curto prazo. Mas o estudo das freiras está ajudando a entender a ligação entre o estilo de vida e o aparecimento da doença.
A pesquisa demonstrou, por exemplo, que alto nível educacional e vida intelectual ativa, embora não evitem a doença, protegem o cérebro de seus efeitos destrutivos. Mais surpreendente foi a descoberta de que há uma ligação entre a personalidade e o risco de contrair a doença. Após analisar autobiografias de 200 freiras, escritas quando entraram no convento, os pesquisadores constataram que as que expressavam emoções como alegria, amor, esperança e gratidão nos textos viviam mais do que as que expressavam tristeza, medo e vergonha. Outra revelação: as freiras cujas redações eram menos complexas gramaticalmente tinham mais chances de apresentar sinais da doença. Exames de sangue também comprovaram que portadoras da doença tinham pouca concentração de ácido fólico no sangue. O folato minimiza os efeitos da homocisteína, aminoácido produzido pelo corpo que acelera a deterioração cerebral.

Postagens mais visitadas deste blog

SANGUE INUNDARÁ O BRASIL" - PROFECIA DE NOSSA SENHORA SOBRE O BRASIL EM 1936

"O
Os 3 grandes castigos! Fez-se inexplicável silêncio sobre as aparições de Nossa Senhora no agreste pernambucano em 1936 e caíram no esquecimento. Mas a Ssma. Virgem anunciara que viriam tempos calamitosos e três grandes castigos para o Brasil. No primeiro artigo, reproduzido abaixo, seu autor comenta essas previsões sobre o prisma da crise da Igreja e a ameaça comunista ao Brasil. O segundo texto, do grande lutador Pe. Júlio Maria, apresenta uma pormenorizada narração dessas aparições de 1936 em que Nossa Senhora anunciou que o sangue inundará o Brasil.
A VIRGEM SANTÍSSIMA AFIRMA QUE O BRASIL PASSARÁ POR UMA SANGRENTA REVOLUÇÃO PROMOVIDA PELO COMUNISMO! FRANCISCO ALMEIDA ARAÚJO *
Todos quantos me conhecem através de meus escritos, palestras, cursos e programas de Rádio e Televisão promovidos em todas as regiões do nosso querido Brasil, sabem da minha relutância em divulgar revelações particulares ainda não reconhecidas pelo Magistério da Igreja. No entanto, de todas as “revelações pa…

Reflexão sobre o Evangelho segundo S. Lucas, cap. 14, vs. 25 a 33

Leitura do Evangelho do 23º Domingo do Tempo Comum



No capítulo 14 do Evangelho segundo S. Lucas, vemos Jesus que quer preparar a todos os seus seguidores para o seu Sacrifício na Cruz, bem como para as consequências que implicam da decisão de segui-lo. O Senhor, com imensa decisão, resolve partir para Jerusalém, mesmo sabendo que caminha para a sua própria morte.
No versículo 25, Jesus vê que não está sozinho: grandes multidões o acompanhavam. O texto original em grego enfatiza que aquelas pessoas “caminhavam junto” com Ele. Aquelas pessoas vão com o Senhor, e Ele quer alertá-las, torná-las conscientes de para onde estão indo e em que implicará a decisão de acompanhá-lo. Parando no meio da jornada, Ele se volta para essas pessoas e lhes diz algo como: “Vocês querem ir comigo, mas vocês sabem qual é a realidade de ser meu discípulo?”.
Aquilo que devemos dar a Deus Pai, conforme descreve o capítulo 6 do Livro do Deuteronômio, ficamos sabendo que devemos dar também a Deus Filho: “Amarás o…

Moringa, uma planta com imensos benefícios

Se ainda não ouviu falar da moringa, vai, neste artigo ficar a conhecer uma planta com bastantes benefícios para a saúde e o bem-estar do corpo. Moringa (Moringa oleifera) é uma planta de origem tropical ainda pouca conhecida na Europa, embora o seu uso como suplemento dietético comece pouco a pouco a estender-se. Um número cada vez maior de estudos científicos associam a ingestão de moringa em pó com inúmeros benefícios para a saúde, como a melhoria da pressão arterial, da glicose, a redução do colesterol, entre os outros. A árvore da Moringa Oleifera atinge uma altura de 7-12 metros é, originária das zonas próximo do Himalaia (Índia e Paquistão), e muito popular em países tropicais e subtropicais da África, Ásia (Filipinas, Camboja), América do Sul e Central e no Havaí, onde também é cultivada. Moringa – um potencial suplemento dietético A árvore de Moringa vem sendo usada ao longo dos tempos como uma planta medicinal. Sendo por isso conhecida como árvore milagrosa. Todas as partes …